Notícia

2020-07-01 00:00:00.0

Reforça sua presença no mercado de geração francês, onde está promovendo o parque eólico offshore Saint-Brieuc (496 MW)

Iberdrola fecha a compra da empresa francesa de energias renováveis Aalto Power por 100 milhões de euros

  • Esta empresa possui 118 MW eólicos onshore já em funcionamento e uma carteira de projetos de 636 MW em diferentes fases de desenvolvimento
  • A Companhia liderada por Ignacio Galán, que fará este ano um investimento recorde de 10 bilhões distribuídos em diferentes projetos, já protagonizou cinco operações corporativas até o presente momento para continuar consolidando sua posição de liderança mundial no setor das energias renováveis

A Iberdrola notificou no dia de hoje à CNMV (Comissão Nacional do Mercado de Valores) a aquisição da empresa francesa de energias renováveis Aalto Power, cuja propriedade pertencia às empresas Aiolos e Caisse des Dépôts et Consignations[i], no valor de 100 milhões de euros.

Fundada em 2005 e com sede em Marselha, a Aalto Power já dispõe de 118 megawatts (MW) eólicos onshore operacionais na França e uma carteira de projetos eólicos onshore em tal país que soma outros 636 MW, os quais estão em diferentes fases de desenvolvimento.

A operação, que foi fechada hoje, estava sujeita ao cumprimento das condições suspensivas habituais para esse tipo de transação, principalmente da autorização do Ministério da Economia francês, faz parte do compromisso da Iberdrola de fortalecer sua presença e crescimento nas energias renováveis na França.

De fato, a compra da Aalto Power além de proporcionar à Iberdrola os primeiros megawatts operacionais em terras francesas, também vai reforçar seus planos na área de geração renovável, graças aos projetos da empresa e à sua equipe de profissionais com experiência no desenvolvimento desse tipo de infraestruturas.

A Iberdrola já está promovendo na França o parque eólico offshore de Saint-Brieuc, do qual assumiu 100% de seu capital no último mês de março e que envolverá um investimento de aproximadamente 2,5 bilhões de euros.

Os 496 MW de potência desse complexo, que começará a ser construído em 2021, entrarão em operação em 2023, gerando energia limpa suficiente para satisfazer o consumo de eletricidade de cerca de 835.000 pessoas.

Localizado na Bretanha, a 16 quilômetros da costa, o parque de Saint-Brieuc terá 62 turbinas da Siemens Gamesa, de 8 MW de potência unitária, ocupando uma superfície de 75 quilômetros quadrados. Os aerogeradores terão uma altura total de 207 metros.


A Iberdrola continuará crescendo na França

A aquisição da Aalto Power também tem como objetivo reforçar os ambiciosos planos de crescimento da Iberdrola no setor da comercialização de energia elétrica francês, onde pretende chegar a um milhão de clientes até 2023.

Detalhamento dos ativos operacionais e localização (informação pública)

Parque
MW
Colocação em funcionamento

Florembeau

10,0

Jul-2007

Fond d’Être

8,0

Out-2007

Energie du Champs des Sœurettes

16,1

Set-2009

SEEO

12,0

Jul-2010

Pièce du Roi

8,0

Mai-2011

Croix Didier

8,0

Mar-2011

Neufs-Champs

8,0

Mai-2011

Chambonchard

12,0

Jan-2012

Pays de Boussac

17,0

Abr-2012

Herbitzheim

10,0

Nov-2017

Plémy

9,3

Mai-2019

 



Quinta operação corporativa da Iberdrola em apenas um semestre

Por meio desta transação, a empresa liderada por Ignacio Galán, que fará este ano um investimento recorde de 10 bilhões de euros distribuídos em diferentes projetos, também continuará reforçando sua liderança no setor energético internacional, onde protagonizou cinco operações corporativas em apenas um semestre - em um momento marcado pela pandemia da COVID-19 - na Austrália, Suécia e na própria França e Reino Unido.

  • Por um lado, no dia 22 de junho a Iberdrola fez um acordo com a empresa sueca Svea Vind Offshore AB (SVO) sobre uma opção de aquisição majoritária para o desenvolvimento futuro da maior carteira de projetos de energia eólica offshore na Suécia.

    Estima-se que todos esses projetos, que somam 9 gigawatts (GW) de capacidade e estão em diferentes fases de tramitação, possam ir entrando em funcionamento a partir de 2029. Estão agrupados basicamente em duas áreas geográficas, consideradas de interesse nacional para o desenvolvimento da energia eólica: Gavle (seis parques que somam 5,1 GW de potência) e Oxelosund (dois parques offshore com 3,9 GW de potência conjunta).

    O objetivo do acordo-quadro é fechar contratos específicos para cada projeto, graças aos quais a Iberdrola terá uma participação majoritária em cada uma das instalações offshore que a SVO promove desde 2013, ano a partir do qual conseguiu acumular um dos portfólios de energia eólica offshore mais importantes do continente europeu e o mais importante do Mar Báltico.
  • Por outro lado, no dia 17 de junho notificou o lançamento de uma OPA amistosa para a aquisição de 100% da empresa australiana de energias renováveis Infigen Energy, que conta com o apoio do Conselho de Administração e do principal acionista da empresa (TCI Fund Management, com 33% das ações), no valor de aproximadamente 510 milhões de euros, proposta que foi melhorada passando agora para 533 milhões de euros.

    Graças à compra dessa empresa, que possui mais de 670 MW eólicos operacionais - sete parques - e uma carteira de projetos eólicos e solares de 1 GW em diferentes fases de desenvolvimento, a Iberdrola liderará o mercado na região da Austrália do Sul por capacidade instalada, com quase 1.000 MW.

    A aquisição da Infigen Energy permitirá que a Iberdrola consolide sua entrada em um novo e relevante mercado, como o australiano, o qual é considerado prioritário e onde neste mesmo ano anunciou sua entrada. A empresa já desenvolve atualmente o projeto híbrido de energia renovável Port Augusta, localizado na região da Austrália do Sul, que contará com 320 MW de capacidade: um parque eólico de 210 MW e uma usina fotovoltaica de 110 MW.
  • Da mesma forma, no dia 12 de maio anunciou a compra de dois projetos eólicos onshore na Escócia, que somam 165 MW de capacidade e cujo desenvolvimento envolverá um investimento de aproximadamente 190 milhões de euros.

    Graças a essa transação, a filial da Iberdrola no Reino Unido, ScottishPower, poderá desenvolver seu terceiro maior complexo eólico do país, com 220 MW de capacidade, dado que, aos 165 MW adquiridos agora, se somarão os 55 MW de outro parque vizinho que já estava sendo promovido e que agora será reativado. O empreendimento, que exigirá para seu desenvolvimento um investimento global de aproximadamente 250 milhões de euros, será capaz de fornecer energia verde para quase 135.000 residências.
  • Além disso, no dia 06 de maio notificou à CNMV (Comissão Nacional do Mercado de Valores) a aquisição da empresa francesa Aalto Power por pouco mais de 100 milhões de euros, operação que foi fechada hoje.
  • Finalmente, a Iberdrola adquiriu no último dia 09 de março 100% do capital do parque eólico offshore francês Saint-Brieuc.





[i] A Aiolos tem 50,1% da Aalto Power e da Caisse des Dépôts et Consignations 49,9%