Pasar al contenido principal

Notícia

2025-09-09 10:40:00.0 - 2025-09-09 10:40:00.0 UTC +02:00

A Iberdrola fornecerá 1.250 GWh de energia renovável à Selex na Itália

  • O acordo oferece ao grupo italiano de distribuição estabilidade nos preços da eletricidade a longo prazo, face à sua elevada demanda energética

A Iberdrola e a Selex Gruppo Commerciale assinaram um acordo de venda de energia renovável — conhecido como PPA (Power Purchase Agreement) — de 1.250 GWh. Assim, a empresa elétrica fornecerá 125 GWh anuais de energia fotovoltaica, com uma potência de 77 MW, a partir de julho de 2026.

O Grupo Selex é o primeiro grupo de distribuição moderna na Itália. Formado por 18 empresas, conta com uma rede comercial de 3.331 pontos de venda com uma grande variedade de formatos, desde hipermercados até lojas de descontos, que empregam mais de 42.600 pessoas. Entre suas marcas nacionais estão “Famila”, “A&O” e “C+C”. 

Esta colaboração representa um passo importante para uma maior competitividade e uma aceleração do processo de eletrificação industrial na Itália, com uma redução estimada de emissões anuais de aproximadamente 37.000 toneladas de CO₂, equivalente ao plantio de 1,5 milhão de árvores.

O PPA permitirá distribuir a energia entre as diferentes empresas associadas do Grupo Selex. 

Com este acordo, a Iberdrola apoia o Grupo Selex nos seus objetivos de descarbonização e demonstra como os acordos de compra e venda de energia são uma ferramenta fundamental na estratégia de descarbonização das indústrias italianas, permitindo-lhes mitigar o risco, sempre presente, da volatilidade dos preços da energia a médio prazo.

A Selex garantiu que este PPA agrega valor às sinergias entre as empresas do grupo em matéria de abastecimento energético. A empresa considera que era necessário adotar uma modalidade inovadora e de longo prazo, que permitisse estabilizar uma parte dos custos energéticos e abordar as questões de sustentabilidade de forma mais estruturada e eficaz.
A Iberdrola é, pelo segundo ano consecutivo, líder no mercado europeu de PPAs, de acordo com o relatório Pexapark Renewables Market Outlook 2025. O Grupo assinou vários acordos na Europa com grandes empresas como Amazon, Microsoft, Meta, Salzgitter, Mercedes-Benz e Vodafone.

Na Itália, graças a este novo acordo, a empresa consolida a sua posição no mercado dos PPAs, onde já assinou acordos com empresas industriais como , BTicino, Bayer, Acciaierie Venete e outros grupos do segmento da grande distribuição, para os quais foram ativados contratos de fornecimento de energia verde proveniente de centrais fotovoltaicas operacionais no território nacional.