Notícia
22.05.2024Expandimos nossa parceria com a gigante farmacêutica Bayer para fornecer energia verde na Itália
- A empresa de energia elétrica fornecerá eletricidade 100% limpa para uma usina de seus laboratórios na Itália por um período de 11 anos.
- A capacidade operacional da Iberdrola no país transalpino chegará a 400 MW em 2025.
A Iberdrola e a gigante farmacêutica alemã Bayer expandem sua parceria com a assinatura de um contrato de compra e venda de energia verde (PPA, por sua sigla em inglês) na Itália que será válido pelos próximos 11 anos a partir de janeiro de 2025, com um total de 33 GWh durante o período.
O contrato amplia a parceria internacional entre a Bayer e a Iberdrola e se une aos acordos já existentes entre as duas empresas na Espanha e no México para promover um consumo mais limpo e sustentável. A fábrica da Bayer em Garbagnate, em Milão, será totalmente abastecida com eletricidade proveniente de fontes renováveis, confirmando o compromisso da empresa farmacêutica com a sustentabilidade ambiental.
A energia será produzida pela usina fotovoltaica de Montefiascone, localizada na região do Lácio, a segunda usina fotovoltaica da Iberdrola na Itália, com uma capacidade total instalada de 7 MW. Uma vez em funcionamento, a usina evitará a emissão na atmosfera de mais de 3.200 toneladas de CO2, o equivalente à demanda de eletricidade de mais de 4.000 residências.
O papel da Iberdrola na Itália
A Iberdrola participa ativamente do desenvolvimento de estratégias e soluções para a descarbonização industrial, baseadas no uso de energias renováveis e na promoção do autoconsumo, buscando reduzir seu impacto no meio ambiente.
Com a inauguração da sua segunda usina operacional e a conclusão das usinas fotovoltaicas já autorizadas, a Iberdrola terá uma capacidade operacional de 400 MW na Itália até 2025.
Várias empresas na Itália já confiaram na Iberdrola para o fornecimento de energia verde a longo prazo por meio de contratos de PPAs corporativos, como os assinados este ano com a rede de supermercados Tosano e a empresa metalúrgica BTicino.
Líderes no mercado de PPAs
A Iberdrola já assinou contratos de compra e venda de energia de longo prazo na Europa, no Reino Unido, nos Estados Unidos, no Brasil, no México e na Austrália, procedentes de projetos eólicos onshore, eólicos offshore e fotovoltaicos.
O grupo começou a desenvolver esse tipo de acordo há mais de uma década e atualmente, em 2023, a Iberdrola é líder no ranking de PPAs na Europa, de acordo com a consultoria Pexapark. A Iberdrola já comercializou cerca de 90% da energia que planeja gerar entre 2024 e 2025, o que proporciona à empresa visibilidade no fornecimento de energia sustentável a longo prazo.