Notícia

2024-02-12 11:42:00.0

Iberdrola fornecerá energia limpa para os supermercados italianos Tosano

A Iberdrola continua com seu compromisso com a descarbonização do planeta. A empresa fornecerá energia limpa em longo prazo por meio de um PPA (contrato de energia renovável de longo prazo) para os supermercados Tosano, que conta atualmente com mais de 19 hipermercados e quase 4.000 funcionários.

O PPA (Power Purchase Agreement) prevê o fornecimento de energia por 10 anos por meio das usinas fotovoltaicas da Iberdrola.

O acordo permitirá que a Iberdrola forneça à Tosano parte da produção de seu próprio sistema fotovoltaico, para um consumo anual estimado de 20 GWh, contribuindo assim para aumentar a segurança energética da companhia e a independência energética, e acelerar seu caminho rumo à descarbonização.

O acordo representa uma escolha clara que a Tosano projeta para o futuro, promovendo objetivos de descarbonização e sustentabilidade em todo o nordeste do país, região em que está presente com suas lojas, graças a uma redução das emissões de CO2 de cerca de 6.000 toneladas por ano. De Verona a Vicenza, de Brescia a Veneza, de Udine a Ferrara, os supermercados Tosano serão alimentados por energia verde devido ao acordo assinado.

Com a inauguração de sua segunda usina operacional e a conclusão de quatro usinas já autorizadas e em construção, a Iberdrola terá uma capacidade operacional de 400 MW na Itália até 2025. 

Um acordo baseado em valores e objetivos comuns

Andrea Tosano, presidente da Supermercati Tosano, disse: "O Plano Energético de médio prazo da Supermercati Tosano prevê continuar com convicção no caminho da produção de energia a partir de fontes renováveis, aumentando a capacidade instalada, a fim de aumentar de forma constante a participação da autoprodução no consumo total de energia limpa".

"Estamos satisfeitos em ver que as empresas estão começando a entender a importância do fornecimento de fontes renováveis. Esta é uma escolha importante não apenas para a sustentabilidade ambiental, mas também para a própria empresa", comentou Lorenzo Costantini, Country Manager da Iberdrola Clienti Italia. "Os contratos off-site, como o recentemente assinado com a Tosano, nos permitem estabilizar o preço da energia a longo prazo e a partir de fontes renováveis, eliminando a volatilidade inerente ao uso de combustíveis fósseis ligados ao fornecimento de energia". 

Liderança no mercado de PPP

A Iberdrola tem uma ampla experiência em PPAs e gerencia contratos de compra de energia de longo prazo em mercados como a Espanha, o Reino Unido, os Estados Unidos, o México e a Austrália a partir de projetos eólicos onshore e fotovoltaicos.

O grupo começou a desenvolver esse tipo de acordo há mais de uma década e é atualmente líder no ranking de PPA na Europa, de acordo com a empresa de consultoria Pexapark.

A Iberdrola já comercializou 90% da energia que planeja gerar entre 2023 e 2025, principalmente por meio de PPAs, o que proporciona à empresa visibilidade energética sustentável e de longo prazo.