Notícia

2021-10-14 00:00:00.0

La mitad de la energía la generará su primer proyecto híbrido eólico y solar en el mundo y el de mayor potencia en el país, Port Augusta (320 MW)

Iberdrola suministrará energía verde al proyecto minero Olimpic Dam de BHP en el sur de Australia

  • O acordo permitirá que a mina polimetálica reduza em 50 % as emissões derivadas do consumo elétrico até 2025, contribuindo para o objetivo da multinacional anglo-australiana BHP de reduzir em 30 % suas emissões com vistas a 2030

A Iberdrola foi selecionada pela multinacional anglo-australiana BHP para fornecer energia 100 % renovável ao projeto de mineração Olympic Dam, uma das maiores jazidas de cobre, ouro e urânio subterrâneo do mundo, situada no sul da Austrália. O fornecimento de energia verde iniciará em meados de 2022 e permitirá que a BHP reduza em 50 % as emissões derivadas do consumo elétrico da mina Olympic Dam até 2025, contribuindo para seu objetivo global de redução de 30 % das emissões de escopo 1 e 2 com vistas a 2030.

O acordo de compra e venda de energia de longo prazo contempla um PPA (Power Purchase Agreement) específico sobre a produção de Port Augusta, o primeiro parque híbrido eólico e solar da Iberdrola no mundo e o maior da Austrália, com 320 MW de potência instalada. O projeto, que a Companhia está construindo no estado de Austrália Meridional, fornecerá cerca da metade da eletricidade necessária para a Olympic Dam. O contrato também inclui um mecanismo inovador pelo qual a BHP adquirirá Certificados de Geração em Grande Escala (LGCs - Large Scale Generation Certificates) para 100 % da energia contratada até 2025.

Ross Rolfe, diretor presidente da Iberdrola Australia, explicou que “estamos muito satisfeitos com esta parceria, que ajudará a BHP a atingir seus objetivos de descarbonização e sustentabilidade. Concebemos juntos este acordo de fornecimento de energia renovável sob medida para conseguir que a Olympic Dam se converta no principal cliente da produção renovável gerada pelo parque de Port Augusta. É um exemplo do compromisso de ambas as empresas com o desenvolvimento econômico sustentável da região”.

Jennifer Purdie, presidente de ativos da BHP, comentou que “este acordo reforça nossa aposta no desenvolvimento renovável do sul da Austrália. A produção de cobre da Olympic Dam apoiará a descarbonização global e a transição energética como produto essencial na fabricação de baterias de veículos elétricos e infraestruturas renováveis. A redução das emissões de nossas operações melhorará ainda mais nossa posição como produtores de cobre sustentável”.

O ministro de Energia e Mineração da Austrália do Sul, Dan Van Holst Pellekaan, ressaltou que “o Governo de Marshall recebe com satisfação o acordo como um passo a mais no caminho da Austrália Meridional rumo a uma eletricidade mais limpa e barata para a indústria, empresas e residências. Deixa claro o quão acertado é o roteiro da BHP, da Iberdrola e de outras empresas que conseguem a combinação adequada de fontes de geração, incluindo parques eólicos e solares, para proporcionar eletricidade mais limpa e confiável”.


Primeira usina híbrida eólica e solar no mundo


A Iberdrola terminou a instalação do parque eólico de seu primeiro projeto híbrido eólico e solar no mundo: Port Augusta, situado no estado da Austrália Meridional, integrado por 50 aerogeradores e 250.000 placas solares.

A instalação renovável (com um investimento de 500 milhões de dólares australianos) combina 210 MW eólicos com 107 MW fotovoltaicos. Una vez que entre em operação nos próximos meses, gerará energia limpa suficiente para abastecer a demanda equivalente a 180.000 moradias australianas/ano.

O projeto, que criará 200 empregos, conta com a participação de fornecedores globais, australianos e espanhóis, como Elecnor, Vestas, Longi ou Sterling&Wilson e está ajudando na consolidação de um tecido industrial renovável no país.

Acesso a informação legal