Notícia

2021-07-22 22:00:00.0

A companhia energética instalará a infraestrutura de recarga de veículos elétricos - com energia 100 % verde - na maior cadeia de centros esportivos na Espanha

Iberdrola e GO fit unem esforços para promover a mobilidade elétrica na Espanha

  • As empresas chegaram a um acordo para a implantação de 23 equipamentos de recarga elétrica com 2 tomadas cada um, os quais a Iberdrola gerenciará ao redor dos centros esportivos GO fit
  • O plano de mobilidade sustentável da Iberdrola prevê a instalação de 150.000 carregadores elétricos em residências, empresas e vias públicas nos próximos anos
  • O acordo pressupõe um progresso a mais no compromisso da GO fit de operar em ambientes sustentáveis, sendo a purificação do ar e a redução de emissões dois de seus principais objetivos

A Iberdrola e a GO fit decidiram se aliar em seu compromisso de facilitar alternativas para a mobilidade sustentável na Espanha. Para isso, as duas empresas chegaram a um acordo pelo qual a companhia energética instalará a infraestrutura de recarga de veículos elétricos - com energia 100 % verde - na maior cadeia de centros esportivos da Espanha.

A parceria se concretiza na instalação de 23 equipamentos de recarga elétrica, com duas tomadas cada um, nos 18 centros da GO fit na Espanha (8 na comunidade de Madri, Valladolid, Oviedo, Santander, dois em Málaga, além de Sevilha, Granada, Córdova, Ciudad Real e Las Palmas), que instalará e gerenciará de forma exclusiva durante os próximos 10 anos. Com estas instalações, poderão ser recarregados 46 veículos simultaneamente.

O projeto começou hoje com a inauguração dos pontos de recarga do centro esportivo GO fit Peñagrande em Madri. Estiveram presentes no evento Antonio Armengot, representante comercial da Iberdrola em Madri e Castela-La Mancha, e Gabriel Sáez, presidente da Ingesport/GO fit. Também participaram outros representantes da Empresa, além da campeã olímpica de salto em altura, a espanhola Ruth Beitia.

Graças ao acordo, qualquer usuário da GO fit poderá usar estes pontos de recarga com a garantia de terem energia 100 % verde proveniente de fontes de geração limpa, dado que estas instalações possuem certificados de garantia de origem renovável (GdO). Os pontos de recarga elétrica estarão disponíveis no aplicativo móvel desenvolvido pela Iberdrola, o App Recarga Pública Iberdrola, o único que inclui informações comprovadas de todos os carregadores de veículos elétricos em funcionamento na Espanha, tanto da Companhia quanto das demais operadoras. O App permite geolocalizar o carregador, assim como reservar e pagar com o celular.


Mobilidade elétrica e recuperação verde

A Iberdrola continua apostando na eletrificação do transporte em sua estratégia de transição para uma economia descarbonizada, como alavanca essencial para a redução das emissões e da poluição, assim como para a recuperação verde no mundo.

A Companhia está implementando um plano de mobilidade sustentável, cujo investimento alcança a cifra de 150 milhões de euros, que permitirá intensificar a instalação de pontos de recarga para veículos elétricos nos próximos anos.

A iniciativa prevê a instalação de cerca de 150.000 pontos de recarga, tanto em residências quanto em empresas, assim como nas vias urbanas, cidades e principais rodovias nos próximos anos. A aposta na implementação de estações de alta eficiência se concretizará com a instalação de estações ultrarrápidas (350 kW) a cada 200 quilômetros, super-rápidas (150 kW) a cada 100 quilômetros e rápidas (50 kW) a cada 50 quilômetros.

A Iberdrola está ciente da necessidade de promover a mobilidade elétrica na Espanha através de uma ação coordenada e eficiente junto aos principais agentes envolvidos. Nesse sentido, a Companhia já completou mais de 40 acordos de implantação de infraestrutura junto a administrações, instituições, empresas, estações de serviço, concessionárias e fabricantes de veículos elétricos.

A Iberdrola foi a primeira empresa espanhola signatária da iniciativa EV100 do The Climate Group, com o objetivo de acelerar a transição para veículos elétricos, comprometendo-se a eletrificar toda a sua frota de veículos e facilitar a recarga ao pessoal em seus negócios na Espanha e no Reino Unido até 2030.


Pessoas ativas e ambientes sustentáveis

A GO fit aposta na promoção da saúde e do bem-estar dos cidadãos através do exercício físico pautado e da prática esportiva com a missão de ajudar as pessoas, organizações e comunidades a viverem mais e melhor e contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade mais ativa, saudável e sustentável.

Como empresa de pessoas e para as pessoas, a GO fit se compromete a promover iniciativas que incentivem condutas responsáveis e sensíveis de seus sócios com o ambiente. Em primeiro lugar, com programas que favoreçam comportamentos ativos nos indivíduos para o fortalecimento de seu sistema imunológico e a redução do impacto particular sobre o sistema social e de saúde. Por outro lado, implantando todos os procedimentos e medidas necessários que garantam que a empresa opere em ambientes saudáveis e seguros.

Nesse sentido, o fato de garantir a qualidade do ar tem sido sempre uma prioridade para a GO fit. Durante 2020, a empresa instalou um sistema de purificação de ar com filtros HEPA em todos seus centros esportivos, garantindo assim a renovação completa do ar de suas instalações a cada 7 minutos, conseguindo um fluxo de 99,99 por cento livre de vírus e bactérias, em condições similares às de um centro cirúrgico. Além disso, em 2019, os centros GO fit começaram a operar com energia de origem renovável em uma aposta na sustentabilidade ambiental com a qual a empresa conseguiu reduzir sua pegada de carbono em 61 por cento em só um ano.

Acesso a informação legal