Notícia

2021-10-05 00:00:00.0

Um polo de atração de talento, inovação e empreendimento para tornar possível a transição energética, com as redes como pedra angular

Iberdrola e o Conselho Municipal de Biscaia implementam o centro tecnológico global que definirá as redes elétricas do futuro

  • No âmbito das últimas novidades em digitalização, inteligência artificial e análise avançada de dados, onde já trabalham 50 empresas, centros tecnológicos e universidades em 120 projetos avaliados em 110 milhões de euros
  • Ignacio Galán, presidente da Iberdrola: “compreendemos antes que ninguém que nossa aposta na descarbonização só poderia ser ganhadora se digitalizássemos as redes elétricas. Temos a tecnologia, as empresas e as capacidades, mas precisamos eliminar as atuais limitações ao investimento em redes e gerar um clima que proporcione aos investidores confiança e a mesma estabilidade existente em países vizinhos”. Galán lembrou que a metade dos 150 bilhões de euros do plano de investimento da Companhia até 2030 será destinada à área de redes. “A Iberdrola demonstra há décadas sua empatia, sensibilidade e compromisso com os objetivos de criação de emprego e bem-estar para todos os cidadãos. Estamos cientes da oportunidade que temos pela frente e queremos continuar oferecendo progresso social e econômico no contexto onde estamos inseridos”, acrescentou.
  • Unai Rementeria, deputado-geral de Biscaia: “A Iberdrola e o Conselho Municipal de Biscaia sonham com esse centro para continuar na vanguarda do mundo energético, para inovar e atrair talentos. Também temos o desafio comum de acompanhar nossas empresas na obrigatória transição energética e nos comprometemos a fazer isso juntos. Depois de muito trabalho, finalmente podemos alcançar esse ambicioso sonho, pois o centro de redes inteligentes é hoje uma realidade em funcionamento. Tenho certeza de que se tornará uma referência internacional”.

O presidente da Iberdrola, Ignacio Galán, e o deputado-geral de Biscaia, Unai Rementeria, puseram hoje oficialmente em funcionamento o Global Smart Grids Innovation Hub, um dos projetos estratégicos da Companhia. Com sede em Bilbau - e visando todos os mercados internacionais - trabalhará no desenvolvimento das redes elétricas do futuro: a pedra angular da transição energética.

Esse espaço de colaboração público-privado, com mais de 1.000 m2 e localizado na sede de redes da Iberdrola em Larraskitu, nasce com o objetivo de acelerar e transformar a inovação e a PD&I no verdadeiro sistema nervoso da descarbonização: as redes inteligentes. Trata-se de um hub que une tecnologia de vanguarda, pesquisa, treinamento e empreendimento. Possui as últimas novidades em digitalização, inteligência artificial e análise avançada de dados, entre outros campos.

Em sua inauguração, Ignacio Galán, presidente da Iberdrola explicou que “conseguimos perceber antes que nossa aposta na descarbonização só poderia ser ganhadora se digitalizássemos as redes elétricas. Temos a tecnologia, as empresas e as capacidades, mas precisamos eliminar as atuais limitações ao investimento em redes e gerar um clima que proporcione aos investidores confiança e a mesma estabilidade existente em países vizinhos”.

Neste sentido, Galán sublinhou que a metade dos 150 bilhões de euros do plano de investimento da Companhia até 2030 será destinada às redes para tornar a transição ecológica “um fator dinamizador de nosso tecido industrial e, dessa forma, de criação de empregos”. Portanto, “visando atingir o Green Deal e com a finalidade de promover o progresso comum, espero que a situação atual que estamos vivendo na Espanha seja reorientada. Precisamos abordar a conjuntura dos preços da energia e os desafios da descarbonização da economia em termos europeus, com soluções que estejam de acordo com o enquadramento da União Europeia e com uma análise rigorosa. A Iberdrola demonstra há décadas sua empatia, sensibilidade e compromisso com os objetivos de criação de emprego e bem-estar para todos os cidadãos. Estamos cientes da oportunidade que temos pela frente e queremos continuar oferecendo progresso social e econômico no contexto onde estamos inseridos”, acrescentou.

Unai Rementeria, deputado-geral de Biscaia, destacou por sua vez que o Global Smartgrids Innovation Hub é um aliado para o presente e o futuro de Biscaia. “A Iberdrola e o Conselho Municipal de Biscaia sonham com esse centro. Para continuar na vanguarda do mundo energético, para inovar e atrair talentos. Também temos o desafio comum de acompanhar nossas empresas na obrigatória transição energética e nos comprometemos a fazer isso juntos. Depois de muito trabalho, finalmente podemos alcançar esse ambicioso sonho, pois o centro de redes inteligentes é hoje uma realidade em funcionamento. Tenho certeza de que se tornará uma referência internacional”.


50 empresas industriais, universidades e centros tecnológicos

O Global Smart Grids Innovation Hub será um polo de atração de talento e fomento das novas tecnologias que possibilitará a transição energética, maximizando o uso das energias renováveis, integrando plenamente os sistemas de armazenamento de energia e otimizando o acesso a novos usos da eletricidade, tal como a mobilidade e a climatização.

Antes de sua implementação oficial, a Iberdrola e o Conselho Municipal de Biscaia conseguiram reunir, por enquanto, as capacidades de 50 empresas industriais, universidades e centros tecnológicos, que proporcionam capacidade tecnológica, caráter industrial e experiência no âmbito da pesquisa.

O hub de inovação de redes inteligentes também é um projeto colaborativo internacional que agrupa o potencial de mais de 200 profissionais no desenvolvimento de projetos de inovação que serão implantados em países da Europa, América e Oriente Médio. Até o momento foram identificados 120 projetos avaliados em 110 milhões de euros.


Soluções digitais, desenvolvimento empresarial e perfil do trabalhador conectado/seguro

As linhas de trabalho oferecerão soluções em novos materiais e tecnologias para a redução do impacto ambiental das instalações elétricas, equipamentos para facilitar a integração das energias renováveis e potencializar a implantação dos veículos elétricos, eletrônica de potência e sistemas de armazenamento de energia ou digitalização da rede de distribuição apoiada nos sistemas de telecomunicações de última geração, como o 5G. Do mesmo modo, promoverá soluções relacionadas à economia e eficiência energética a partir da gestão da demanda ou da redução de perdas na rede.

Entre os principais setores de inovação do hub está a digitalização da rede de baixa tensão, a base para construir as smart cities do futuro. Portanto, nesse sentido, os projetos estarão voltados para desenvolver a nova geração de medidores inteligentes e conseguir que os equipamentos e a rede proporcionem dados e inteligência.

Também se trabalhará nas novas subestações inteligentes e sustentáveis para substituir os atuais ‘feixes’ de cabos de controle por ‘data buses" compartilhados, utilizando soluções baseadas no conceito da ‘internet das coisas’.

O Global Smart Grids Innovation Hub também promoverá a transferência de conhecimentos com bolsas e pós-graduações; servirá de catalisador para o desenvolvimento empresarial através de programas de incubação e aceleração de startups e ativará atuações de inteligência competitiva, tal como a concepção de conferências globais.

Outro dos pilares de atuação girará em torno do trabalhador conectado e da robotização das operações para usar equipamentos sensorizados a fim de receber informações em tempo real acerca dos riscos. Além disso, utilizará robôs terrestres e aéreos (drones) para realizar operações de forma remota, evitando deslocamentos e trabalhando de forma mais segura e eficiente.

O Global Smart Grids Innovation Hub está conectado à estratégia Biscay Startup Bay, pois também se converterá em um lugar de scale-up das startups do setor energético que se instalem na Torre Bizkaia.


Investimentos para responder aos desafios da economia verde

A Iberdrola, que lidera há duas décadas a transição energética, atua como agente indutor fundamental para a transformação do tecido industrial, a recuperação verde da economia e a criação de empregos. Para tal, a Companhia lançou um plano de investimento histórico de 150 bilhões de euros para a próxima década – 75 bilhões até 2025 – com o objetivo de triplicar sua capacidade em energias renováveis e dobrar os ativos de redes, aproveitando as oportunidades da revolução energética que as principais economias do mundo enfrentam.

Quase a metade desse volume de investimento se destinará à atividade de redes elétricas com o objetivo de dar continuidade à sua implantação, consolidar uma sólida rede de distribuição e dotá-la de flexibilidade, baseando-se em um ambicioso processo de digitalização como elemento essencial para responder às futuras necessidades do sistema elétrico.

A Iberdrola já controla um dos sistemas de distribuição mais importantes do mundo, com mais de 1,2 milhão de quilômetros de linhas elétricas de transmissão e distribuição e mais de 4.400 subestações, que distribuem eletricidade para mais de 34 milhões de pessoas no mundo.

Os ativos regulados chegarão a 47 bilhões até 2025 e se situarão principalmente em países com classificação de risco A. Até 2030, a Companhia prevê multiplicar por dois o valor regulado de seus ativos de redes (até 60 bilhões de euros).

Acesso a informação legal