Notícia

2021-05-06 00:00:00.0

Com uma potência instalada de 50 MW, criou até 250 empregos durante a fase de construção

Iberdrola implementa sua primeira usina fotovoltaica em Teruel

  • Sua capacidade se soma aos quase 500 MW que a Companhia opera em Aragão, onde promoverá mais 500 MW verdes nos próximos anos
  • O projeto preserva a biodiversidade e promove a convivência entre as energias renováveis e as atividades agropecuárias permitindo o acesso do gado ovino à instalação fotovoltaica para o aproveitamento de pastos


A Iberdrola avança em seus planos para liderar a transição energética e a recuperação da economia e criação de empregos na Espanha. Finalizada a fase de construção, a Companhia implementou sua primeira usina fotovoltaica na província de Teruel.

Situada no município de Azaila, é composta por 142.740 módulos fotovoltaicos com uma potência instalada de 50 MW. A instalação fotovoltaica, que criou 250 empregos durante a fase de construção, produz energia limpa equivalente às necessidades de consumo de 24.300 residências/ano, além de evitar a emissão de aproximadamente 19.000 toneladas CO2 anuais.

Através desse novo projeto, a Companhia reforça sua aposta em Aragão, onde já controla aproximadamente 500 MW, a maioria deles de energias renováveis, e planeja dobrá-los nos próximos anos com a tramitação de mais 500 MW verdes com projetos como as usinas fotovoltaicas de Peñaflor, Fuendetodos e Escatrón, que contam com acesso de conexão e análise ambiental. Além disso, a Companhia promoverá o desenvolvimento de projetos de energia eólica e fotovoltaica que somam mais de 700 MW em diferentes áreas da comunidade.


Energia limpa e equilíbrio ambiental

A conservação da diversidade biológica dos ecossistemas está plenamente integrada na estratégia da Iberdrola, demonstrando que é possível combinar eficazmente o fornecimento de energia competitiva, limpa e sustentável com o equilíbrio do meio ambiente.

Nesse sentido, o projeto de Azaila promove o acesso do gado ovino à instalação fotovoltaica para o aproveitamento de pastos, garantindo a convivência entre as instalações de energias renováveis e a atividade agropecuária.

A Companhia, que prevê alcançar ‘a perda líquida nula’ de biodiversidade até 2030 apostando no impacto líquido positivo dos novos desenvolvimentos de infraestruturas, realizou mais de 1.450 ações de proteção da biodiversidade nos últimos três anos, combinando a instalação de projetos de energias renováveis com a conservação da diversidade biológica dos ecossistemas, cuidando da flora, da fauna e do patrimônio natural.

A Companhia está alinhada ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) diretamente relacionados à natureza (ODS 6, 13, 14 e 15) e trabalha para fomentar o desenvolvimento econômico e social, respeitando o meio ambiente.


Investimentos verdes para promover a recuperação econômica e criar empregos

A Iberdrola tem plena convicção de que a transição energética pode atuar como um agente indutor fundamental para a transformação do tecido industrial, a recuperação verde da economia e a criação de empregos. Para tal, a Companhia lançou um plano de investimento histórico de 75 bilhões de euros para o período 2020-2025, com o objetivo de dobrar sua capacidade em energias renováveis e aproveitar as oportunidades da revolução energética que as principais economias do mundo enfrentam.

Os investimentos na Espanha para o referido período chegarão a aproximadamente 14,3 bilhões de euros e a metade dessa cifra – mais de 7 bilhões de euros – será destinada ao desenvolvimento de novos projetos de energias renováveis, enquanto mais de 4,5 bilhões serão para fortalecer e continuar digitalizando as redes elétricas.

Depois de vinte anos promovendo a transição energética, a Iberdrola é líder em energias renováveis na Espanha, com uma capacidade instalada de mais de 16.700 MW em setembro de 2020; um volume que no mundo supera os 35.000 MW, convertendo seu parque de geração em um dos mais limpos do setor energético.

Com emissões de CO2/kWh, que já são dois terços inferiores em relação à média europeia, a estratégia de investimento em energias limpas e redes levará a Iberdrola a ser uma companhia neutra em carbono na Europa até 2030.

Acesso a informação legal