Pasar al contenido principal

Notícia

A iniciativa fornece energia autônoma e eficiente a grandes clientes em Oregon

2026-02-03 17:38:00.0

Iberdrola inicia operação de duas novas usinas nos Estados Unidos

  • As usinas fotovoltaicas Daybreak e Bakeoven, já em operação, adicionam um total de 269 MWdc de nova capacidade.
  • As instalações impulsionam um modelo energético mais autossuficiente, competitivo e sustentável, além de fomentar a cadeia produtiva local.
  • A inauguração das duas instalações reafirma o compromisso do Grupo com o país, onde conta com 49,4 bilhões de euros em ativos e prevê investir 16 bilhões de euros até 2028. 

A Iberdrola iniciou a operação comercial de duas novas usinas no condado de Wasco, no Oregon, por meio da Avangrid, sua subsidiária nos Estados Unidos. As instalações — Daybreak Solar, com 189 MWdc, e Bakeoven Solar, com 80 MWdc — contribuem em conjunto com 269 MWdc de nova capacidade de geração local em um cenário de crescente demanda elétrica no país.

Estas novas centrais de geração, que já fornecem energia para a rede da distribuidora local Portland General Electric (PGE), participam de um programa estadual que busca ampliar o acesso de grandes clientes municipais, industriais e comerciais, como a empresa de tecnologia Intel. Dessa forma, o programa viabiliza o suprimento desses grandes clientes com a energia de nova construção de forma ágil e competitiva. Graças a esses projetos e a outras instalações em desenvolvimento, a Avangrid mantém sua liderança como principal fornecedora de energia do programa. 

A entrada em funcionamento destas duas centrais fomenta a economia local e o emprego no Oregon e reafirma o compromisso da Iberdrola com os Estados Unidos, mercado onde possui ativos no valor de 49,4 bilhões de euros e prevê investimentos de 16 bilhões de euros até 2028.  

Atualmente, a Iberdrola atende cerca de 10 milhões de pessoas nos Estados Unidos por meio de suas redes de transmissão e distribuição nos estados de Nova York, Maine, Connecticut e Massachusetts, contando com 80 ativos de geração que somam aproximadamente 11.000 MW de capacidade instalada.