Notícia

10.04.2024

Iberdrola investe na GED TECH Seed para apoiar empreendedores e startups portuguesas

A Iberdrola Renováveis Portugal, investiu recentemente na GED TECH Seed, fundo dedicado a startups portuguesas com modelos de negócio escaláveis e com potencial de crescimento. Ao longo do período de investimento do fundo está prevista a realização de cerca de 25 a 35 investimentos em startups nacionais, com  mais de 3.000 oportunidades identificadas em projetos tecnológicos altamente inovadores e com um foco especial na promoção da sustentabilidade (ESG).

Este investimento é mais um passo no compromisso da Iberdrola no apoio às startups. A aposta da Iberdrola num modelo de energia sustentável enquadra-se no programa PERSEO, iniciativa que pretende fomentar o desenvolvimento de startups e empresas industriais inovadoras que trabalham nos novos âmbitos de eletrificação e em setores difíceis de descarbonizar.

Na Iberdrola, nos últimos anos e nos projetos atualmente em construção, investimos mais de 2500 milhões de euros em energias renováveis em Portugal. Com este investimento na GED Tech Seed pretendemos dar mais um passo no nosso compromisso com o país e com o seu tecido empreendedor, apoiando startups tecnológicas inovadoras que promovam a sustentabilidade”, sublinha David Rivera Pantoja, Country Manager da Iberdrola em Portugal.

Joaquim Hierro, Managing Partner da GED, afirma: "o investimento da Iberdrola Renováveis Portugal na GED Tech Seed representa um passo significativo no fomento da inovação e sustentabilidade no ecossistema tecnológico português. Com este fundo, que já conta com 11 operações, estamos comprometidos em investir com propósito em startups tecnológicas transformadoras. Esta parceria com a Iberdrola exemplifica o nosso compromisso na promoção da inovação e colaboração estratégica."

Desde a criação  do programa PERSEO, em 2008, a Iberdrola já investiu mais de 175 milhões de euros em negócios que desenvolvem tecnologias inovadoras, permitindo melhorar a sustentabilidade do setor energético, promovendo uma grande eletrificação e descarbonização da economia.