Iberdrola e o Ministério de Defesa da Espanha ampliam sua colaboração em programas de pesquisa e formação

Notícia Volver

18/03/2021

Iberdrola e o Ministério de Defesa da Espanha ampliam sua colaboração em programas de pesquisa e formação

  • Assinam um novo convênio para o intercâmbio de conhecimentos entre as empresas e as Forças Armadas espanholas
  • A colaboração amplia o acordo-quadro assinado por ambas as entidades em 2015, que permitiu desenvolver iniciativas de divulgação sobre as mudanças climáticas, os ODS ou a igualdade

O presidente da Iberdrola, Ignacio Galán, e o chefe do Estado-Maior da Defesa da Espanha (JEMAD em espanhol), almirante-general Teodoro E. López Calderón, em representação do Ministério de Defesa do país, assinou hoje um acordo de colaboração com o objetivo de desenvolver programas de pesquisa e formação em diferentes âmbitos de interesse para ambas as partes.

O convênio ratifica a aposta das duas entidades em consolidar esquemas de PD&I público-privados que permitam trocar conhecimentos, fornecer às instituições novas ferramentas para melhorar o cumprimento de suas funções e potencializar a competitividade das empresas. O novo acordo inclui o financiamento de ações de formação como doutorados e mestrados, assim como a implantação de novas tecnologias para desenvolver o ensino virtual nas Forças Armadas espanholas.

A colaboração amplia o acordo-quadro assinado entre as duas entidades em 2015, que permitiu desenvolver diversas iniciativas, tais como seminários sobre os desafios das mudanças climáticas para a defesa e jornadas para analisar o papel das Forças Armadas e sua colaboração com as empresas no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU ou o papel da mulher profissional nas Forças Armadas e na sociedade civil. Também foram implementados vários projetos de intercâmbio de boas práticas com a Unidade Militar de Emergências, prestando apoio técnico e logístico mútuo e simulações de situações de emergência.

Durante o ato de assinatura na sede do Centro Superior de Estudos da Defesa Nacional (CESEDEN), principal centro docente militar conjunto das Forças Armadas espanholas, Ignacio Galán destacou que “é uma verdadeira satisfação estar aqui hoje para renovar este acordo que reafirma a vocação das Forças Armadas e da Iberdrola para promover a formação e a atualização do conhecimento e nos fornecer profissionais e especialistas capazes de enfrentar com sucesso os novos desafios de um mundo em permanente transformação”.

O almirante López Calderón, por sua vez, destacou que “o apoio contínuo da Iberdrola às Forças Armadas espanholas em diferentes âmbitos relacionados ao conhecimento é uma poderosa ferramenta para gerar inovação na Espanha. A cooperação permanente da Iberdrola com o Ministério de Defesa da Espanha contribuiu para potencializar o trabalho docente do CESEDEN e, portanto, a inovação na esfera das Forças Armadas”.

 

 

 

Acesso a informação legal