Notícia

2020-07-31 00:00:00.0

Iberdrola, onze anos consecutivos como membro do índice FTSE4Good

ESG

  • O grupo presidido por Ignacio Galán cumpre por mais um ano os exigentes requisitos desse índice de referência em sustentabilidade

A Iberdrola foi incluída pelo décimo primeiro ano consecutivo no prestigiado índice internacional FTSE4Good, concebido para facilitar os investimentos nas empresas mais sustentáveis do mundo, tendo como referência os critérios ESG (Ambiental, Social e de Governança em sua sigla em inglês).

A empresa conseguiu cumprir os requisitos impostos pelo comitê que se encarrega de decidir os integrantes de tal índice, para cuja composição utiliza uma metodologia cada vez mais exigente que inclui 203 indicadores, entre os quais figuram o respeito ao meio ambiente, o compromisso social e a boa governança corporativa.

A inclusão no índice FTSE4Good ratifica o bom trabalho da Iberdrola quanto aos padrões de trabalho, direitos humanos, segurança e saúde, biodiversidade, mudanças climáticas, água e responsabilidade dos clientes e aspectos sociais da cadeia de suprimentos.

Da mesma forma, a companhia também cumpriu as exigências da organização em termos de governança corporativa, gestão de riscos, mecanismos anticorrupção e transparência fiscal. 

A Iberdrola já ultrapassa 32.000 megawatts (MW) de capacidade renovável instalada em todo o mundo e conta com um portfólio de projetos de energias limpas de 58.000 (MW). Com a certeza de que a recuperação econômica e a criação de emprego só pode ser verde, o grupo decidiu acelerar seus investimentos até chegar a 10 bilhões de euros neste 2020, dos quais a maior parte será destinada às áreas de renováveis e redes.

Cabe destacar que a Iberdrola é a única companhia elétrica europeia que foi incluída nas 20 edições do Dow Jones Sustainability Index, o que demonstra seu firme compromisso com a sustentabilidade e o reconhecimento de sua estratégia, que sabe dar resposta aos principais desafios econômicos, ambientais e sociais da política energética internacional.

Soma-se a isso a presença do grupo nos principais índices de sustentabilidade internacionais, entre os quais figuram o MSCI, Sustainalytics, ISS-oekom, Bloomberg GEI, Euronext Vieto Eiris índices, Global100, EcoVadis, etc.

 

Contribuição aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

A Iberdrola incluiu os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas e que devem ser cumpridos até 2030, em sua estratégia empresarial e em sua política de sustentabilidade, sendo uma referência devido à sua contribuição direta aos objetivos globais, destacando-se sua colaboração no campo da energia e das mudanças climáticas. Com a renovação no índice FTSE4Good, mais uma vez, fica evidente seu compromisso com a Agenda 2030.

A companhia foca seus esforços no fornecimento de energia acessível e não poluente (objetivo 7) e na ação pelo clima (objetivo 13), embora contribua diretamente para garantir água limpa e saneamento (objetivo 6), assim como tem aumentado seu investimento em atividades de P&DI (objetivo 9), promove o respeito pela vida dos ecossistemas terrestres (objetivo 15) e trabalha para estabelecer parcerias visando cumprir os objetivos (objetivo 17).

Por outro lado, a Iberdrola sempre demonstrou seu compromisso com a redução de emissões para combater as mudanças climáticas e avançar rumo à descarbonização da economia. A empresa tem como objetivo ambiental conseguir uma redução de 50% em sua intensidade de emissões de CO2 até 2030 em relação aos níveis de 2007 e ser neutra em carbono em 2050.

Acesso a informação legal