Notícia

2021-06-11 00:00:00.0

Convocada para o próximo dia 18 de junho, será realizada de forma virtual e pelo sexto ano consecutivo foi certificada como evento sustentável pela Aenor

Iberdrola, primeira companhia do Índice Ibex 35 que permite que seus acionistas votem na Assembleia mediante código QR

  • Alinhada à sua aposta na digitalização, também é a primeira empresa do Índice Ibex 35 que disponibiliza o WhatsApp como canal de participação de seus acionistas na Assembleia
  • Também poderão exercer seu direito ao voto através de e-mail, telefone fixo gratuito, correio postal ou em um espaço ‘ad hoc’ criado no site corporativo www.iberdrola.com. Além disso, podem esclarecer dúvidas através do AVA, o assistente virtual do acionista que permanecerá após a Assembleia
  • Na Assembleia, a ação climática será o eixo prioritário sobre o qual também serão consultados, em votação, os acionistas da companhia

A Iberdrola reforçou seus canais de diálogo com seus mais de 600.000 acionistas para promover seu envolvimento nas decisões mais relevantes da companhia, usando ferramentas digitais. Dessa forma, a Iberdrola é a primeira companhia do Ibex 35 que permite que seus acionistas exerçam seu direito de voto e delegação utilizando um código QR, estabelecendo assim uma interação direta, fácil e muito eficaz.

Para participar da Assembleia Geral através dessa tecnologia, os acionistas que tenham recebido seu cartão de delegação e voto à distância com código QR -seja diretamente da companhia ou através de uma entidade depositária- podem escanear o código com seu celular e, após digitar seu DNI [documento de identidade], exercer diretamente seu direito de voto de forma eletrônica.

A Assembleia Geral de Acionistas da Iberdrola 2021, convocada para o dia 18 de junho, será realizada de forma virtual, tal como já ocorreu no ano passado, pelo qual este ano a companhia redobrou seus canais para fomentar a participação de seus acionistas.


Por WhatsApp, site, Clube do Acionista e e-mail, entre outros canais

Além do código QR, a Iberdrola também é a primeira empresa do Índice Ibex 35 que permite que seus acionistas exerçam seu voto ou o deleguem por WhatsApp. Para tal, os titulares de ações deverão enviar para o celular 0034 639 000 639 uma imagem de seu cartão de delegação e voto à distância assinado -caso o tenham recebido da Iberdrola- ou do cartão que lhes tenha sido enviado pela entidade depositária.

Os titulares de ações da Iberdrola também podem votar em https://votojunta.iberdrola.com. Caso tenham recebido o cartão da entidade depositária, podem entrar no portal com o certificado de identidade eletrônica ou com seu número de ações ou sua chave do espaço OLA Clube do Acionista. Também foi disponibilizado o e-mail Junta2021@iberdrola.es para os acionistas que preferirem utilizar este canal para enviar seus cartões assinados.

Além disso, se mantêm outros canais para exercer o direito de voto e delegação para os acionistas, tal como o telefone, ligando para o número gratuito 900 100 019, ou utilizando o correio postal, enviando seu cartão original assinado ao Apartado de Correos 1.113, 48080 Bilbau.

Em todos os casos, os acionistas podem baixar seu cartão de delegação e voto à distância no Portal de participação da Assembleia Geral. Para esclarecer dúvidas, a Iberdrola tem desde 2018 o Assistente Virtual do Acionista (AVA), que este ano foi melhorado e também estará operacional após a realização da Assembleia.

Todos os acionistas que desejem participar deverão fazê-lo através de algum dos canais mencionados antes das 00 h 00 hora do dia 17 de junho, véspera da Assembleia Geral.

Além disso, quem quiser participar de forma virtual da Assembleia, deverá cadastrar-se no Portal de participação a partir do dia 13 de junho até às 09 h 00 do dia 18 de junho. Uma vez confirmado o pré-cadastro, poderá participar da Assembleia cadastrando-se no portal de participação entre 09 h 00 e 10 h 00 do dia 18 de junho.

A Assembleia Geral de Acionistas da Iberdrola foi certificada pelo sexto ano consecutivo como evento sustentável pela Aenor.


A ação climática, eixo prioritário

Nessa Assembleia de Acionistas, a ação climática será o eixo prioritário sobre o qual também serão consultados, em votação, os acionistas da companhia. Dessa forma, serão consultados sobre o conteúdo da política climática da companhia, assim como, de forma pioneira, se submete à sua aprovação a reforma dos Estatutos Sociais tornando responsáveis os membros do Conselho de Administração da aprovação, supervisão e relatório periódico de um plano de ação climática, que permita que a Iberdrola atinja a neutralidade climática em âmbito global até 2050. Essa modificação fortalece a governança climática como responsabilidade e compromisso do Conselho.

O máximo órgão de gestão do grupo se envolve assim –de forma direta– na luta contra as mudanças climáticas, expressando a ambição de atingir a emissão líquida zero em 2050 (ou antes), fixando objetivos intermediários de redução de emissões e que estes abranjam todas as emissões diretas e indiretas; estabelecendo que os objetivos devem estar validados pela ciência no tocante ao seu alinhamento com os objetivos de Paris; dispondo de uma estratégia e investimentos que estejam em consonância com os objetivos de emissões; e definindo as metodologias que avaliarão seu cumprimento. Em última análise, através de sua aprovação confere-se ao Conselho a responsabilidade de aprovar e atualizar o plano de ação climática, além de informar anualmente sobre a gestão climática a partir do próximo ano.


OLA Clube do Acionista

No site, está hospedado o espaço OLA Clube do Acionista, um sistema interativo que representa mais um passo no caminho de diálogo direto e permanente que a Iberdrola mantém com seus acionistas.

Mediante seu cadastramento nesse clube, os acionistas podem participar de atividades especiais de lazer, eventos, concursos… além de poderem fazer qualquer consulta de interesse de modo público ou confidencial, acessar as perguntas e respostas mais frequentes sobre diversos assuntos e, a partir da convocatória da Assembleia Geral de Acionistas, exercer os direitos de informação, representação e voto à distância, assim como visualizar ao vivo sua realização.


App Relacionamento com Investidores

A Iberdrola foi a primeira companhia do Índice Ibex 35 em ter um aplicativo móvel específico para investidores e acionistas: Iberdrola Relacionamento com Investidores.

Através dele, os investidores podem consultar qualquer informação relevante sobre o andamento econômico-financeiro da empresa a partir de seus dispositivos móveis. A partir desse aplicativo, os investidores também podem seguir via webcast as apresentações de resultados da Iberdrola, assim como a realização da Assembleia Geral de Acionistas. A evolução do preço da ação também é proporcionada em tempo real, além do acesso a gráficos de cotação.


Escritório do Acionista

O Escritório do Acionista tem como objetivo prioritário servir de canal de comunicação aberto, permanente e transparente com todos os acionistas da Iberdrola, desenvolvendo continuamente iniciativas destinadas a reforçar tal relacionamento e permitindo que estejam permanentemente informados e possam fazer propostas relativas à gestão da sociedade.

Dessa forma, o Escritório do Acionista serve para atender, a todo o momento e de forma permanente, as consultas, perguntas ou sugestões dos acionistas, através de um serviço de atendimento telefônico gratuito e de um endereço de e-mail (accionistas@iberdrola.com), estando em contato com os acionistas voluntariamente cadastrados em seu banco de dados.

 

Acesso a informação legal