Pasar al contenido principal

Notícia

A comunidade de voluntários da empresa ultrapassa as 23.000 pessoas

2025-10-17 14:34:00.0 - 2025-10-17 14:34:00.0 UTC +02:00

Iberdrola reconhece o trabalho solidário de quatro funcionários nos seus Prémios Internacionais de Voluntariado 2025

•    Sob o lema “Eu acredito em um mundo melhor”, a empresa organizou, durante sua Semana Internacional do Voluntariado, centenas de ações centradas no cuidado do meio ambiente, na inclusão social e na assistência aos mais necessitados

A Iberdrola reconheceu o trabalho solidário excepcional de quatro funcionários com a entrega de seus Prêmios Internacionais de Voluntariado 2025. Estes prémios destacam a dedicação, o compromisso e o impacto social dos profissionais do Grupo mais ativos no Programa Internacional de Voluntariado Corporativo da empresa. A sua entrega foi um dos momentos mais marcantes da XIV Semana Internacional do Voluntariado, que mais uma vez mobilizou milhares de pessoas em todo o mundo, sob o lema “Eu acredito num mundo melhor”.
Estes prémios refletem a amplitude das ações realizadas pela Iberdrola neste domínio e a sua dimensão internacional.
Laura Cid, da Direção de Controle da Iberdrola Espanha, foi premiada na categoria Saúde e Bem-Estar, por seu envolvimento nas tarefas de limpeza e reconstrução das localidades do leste espanhol afetadas pela DANA. Dentro da iniciativa “Voluntari@s por la DANA”, ela se deslocava semanalmente de Madri a Valência e envolvia familiares e amigos. 
Jodie Dinnie, da equipe de Pessoas da ScottishPower, no Reino Unido, foi premiada na categoria Educação, por seu papel fundamental no projeto Breaking Barriers, que oferece a jovens com dificuldades de aprendizagem a oportunidade de obter um diploma e experiência profissional. 
Agata Dietrich-Badziong, da Iberdrola Renewables Polônia, foi reconhecida em Compromisso e Divulgação, por envolver mais de 100 pessoas em atividades solidárias e consolidar o voluntariado corporativo em seu país, um dos mais recentes a aderir ao programa. 
Benjamin Shepard, responsável pelo projeto de redes de transporte de eletricidade NECEC da Avangrid, destacou-se na área do Meio Ambiente, pelo seu trabalho na conservação de espaços naturais, com 25 ações realizadas até agora este ano em prol do meio ambiente.
Os quatro refletem o espírito de uma rede global que este ano voltou a demonstrar a sua paixão e dedicação durante a celebração da XIV Semana Internacional do Voluntariado, em colaboração com instituições e organizações sem fins lucrativos nos países onde a Iberdrola está presente. Mais de 8.500 pessoas comprometidas inscreveram-se nas 135 iniciativas previstas nesta edição.
Entre essas atividades, na Espanha, destacam-se ações ambientais como o reflorestamento na reserva da biosfera de Urdaibai, onde já foram plantadas mais de 8.500 árvores e arbustos autóctones, bem como a recuperação de áreas afetadas por incêndios. Nos Estados Unidos, a renovação de habitações e a proteção da biodiversidade ganharam destaque. No Reino Unido, a ajuda foi canalizada através de bancos de alimentos e da melhoria de centros para pessoas com deficiência. No Brasil, foram ministrados workshops sobre o uso seguro da eletricidade e desenvolvidas campanhas de prevenção contra o câncer. Estes são apenas alguns exemplos das propostas que se concretizaram nos diferentes mercados onde a Iberdrola opera.
Além disso, a empresa promoveu a corrida global “Dorsal Solidária”, cujo objetivo é doar alimentos a famílias em situação de vulnerabilidade. Graças a essa iniciativa, os quilômetros percorridos pelos participantes foram transformados em cestas básicas que beneficiarão 8.800 pessoas.

Uma rede global de solidariedade

O Programa Internacional de Voluntariado Corporativo da Iberdrola, criado em 2006, consolidou uma trajetória ascendente e já conta com mais de 23.000 participantes que realizaram 9.500 ações em colaboração com mais de 2.600 associações. Até o momento, o programa beneficiou diretamente mais de 14 milhões de pessoas em todo o mundo.

Este compromisso foi reconhecido internacionalmente. As Nações Unidas incluíram o programa no seu relatório Transforming Lives and Communities, elaborado pela IMPACT2030 em colaboração com o Gabinete de Cooperação da ONU. Além disso, a Iberdrola recebeu o Prêmio de Inovação na sede desta mesma organização em Nova Iorque. O prêmio valoriza as abordagens inovadoras das empresas cujos funcionários contribuem para gerar um impacto positivo nas suas comunidades. A empresa é a única do setor energético e a única empresa na Espanha que obteve este reconhecimento pelo seu programa de voluntariado corporativo.