Notícia

2021-07-27 00:00:00.0

No Centro de Atendimento à Família e Adolescência de Illescas (Toledo), onde jovens de 16 a 30 anos adquirem as capacitações necessárias para conseguir um emprego e conservá-lo

Iberdrola e Save the Children trabalharão juntas na inserção social e profissional de jovens

  • Em sua última reunião, o Comitê de Fundações da Iberdrola apoiou reforçar a empregabilidade e a formação inclusiva, uma área para a qual a Companhia e sua Fundação na Espanha destinaram 14 milhões de euros nos últimos cinco anos

A Iberdrola, através de sua Fundação na Espanha, e a ONG Save the Children trabalharão juntas na inserção social e profissional de jovens. Esse foi o acordo que se concretizou com a assinatura de um convênio de colaboração para promover a empregabilidade em grupos sociais em situação de exclusão social ou de pobreza.

A iniciativa, em colaboração com a prefeitura de Illescas (Toledo), será desenvolvida no Centro de Atendimento à Família e Adolescência do município, onde dezenas de jovens de 16 a 30 anos adquirirão as habilidades necessárias para conseguir um emprego e conservá-lo.

O acordo de colaboração está alinhado ao compromisso do Grupo Iberdrola e de sua Fundação na Espanha de reforçar a empregabilidade e formação inclusiva entre os jovens. Um âmbito que recebeu o apoio do Comitê de Fundações da Iberdrola em sua última reunião e ao qual a Companhia energética e sua Fundação destinaram 14 milhões de euros nos últimos cinco anos.


Capacitar em profissões do futuro

A Iberdrola e suas fundações no mundo trabalham em diferentes programas para proporcionar às pessoas em risco de exclusão social formação em profissões do futuro. Dentre as iniciativas podemos citar:

  • O programa europeu Re-skilling 4 Employment da European Roundtable of Industry (ERT), coliderado pela Iberdrola, para capacitar em novas habilidades pessoas em risco de perder seu trabalho devido ao impacto da desigualdade digital. O projeto visa promover entre 2,5 e 5 milhões de empregos na Europa e entre meio milhão e 1 milhão na Espanha até 2030 entre desempregados de longa duração, jovens e pessoas com mais de 45 anos.
  •  A Iberdrola também conta com um Programa Internacional de Bolsas de Mestrado que concede ajudas a jovens para receberem formação em diversas áreas, tais como engenharia, ciência e tecnologia em instituições de todo o mundo. Desde seu lançamento, cerca de 1.000 jovens receberam esse apoio da Iberdrola.
  • O Programa Social da Fundação Iberdrola España também está orientado para esse tipo de iniciativa com projetos como ‘Em matéria de igualdade’, desenvolvido pela Associação Candelita (Madri), com a qual contribui para melhorar a empregabilidade das mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica grave, oferecendo-lhes apoio para adquirir as competências necessárias para conseguir um emprego.
  • Através de sua Fundação na Espanha, a Iberdrola e a Fundación Gizakia (Bilbau) trabalham na elaboração de itinerários formativos e profissionais para mulheres, com o objetivo de reduzir desigualdades e desenvolver suas competências sociais, pessoais e de formação profissional para lhes situar em uma posição favorável para conseguir um emprego.
  • Na Espanha a Companhia apoia a iniciativa ‘EU POSSO’, em colaboração com o programa #EmpleoParaTodos da Fundação Adecco, que prepara pessoas com deficiências intelectuais no acesso e manutenção de um posto de trabalho.
  • No Brasil, a filial Neoenergia da Companhia, conta desde 2019 com a Escola de Eletricistas para Mulheres, que oferece um programa focado em incentivar a empregabilidade das mulheres no setor elétrico. A iniciativa foi reconhecida pelo programa das Nações Unidas WeEmpower devido à sua contribuição para o empoderamento da mulher através da educação e do desenvolvimento profissional. Programas para promover as profissões STEM entre mulheres também são desenvolvidos no México e Espanha.
Acesso a informação legal