Notícia

2021-06-07 00:00:00.0

O prazo de apresentação das propostas permanecerá aberto até o dia 28 de junho

A Fundação Iberdrola España lança seu Programa Social 2022 para promover o desenvolvimento e a inclusão social dos grupos sociais mais vulneráveis

  • Renova seu compromisso através de iniciativas que incentivam o desenvolvimento desses grupos, dando prioridade à infância, à juventude e ao apoio às mulheres
  • Um comitê avaliador selecionará em outubro cerca de 30 projetos que serão executados ao longo de 2022
  • Desde sua criação, o Programa Social desenvolveu mais de 400 projetos para apoiar mais de 400.000 pessoas em situação de vulnerabilidade

A Fundação Iberdrola España lança a convocatória de seu Programa Social 2022, cujo objetivo é ajudar a construir uma sociedade mais justa, mais inclusiva e sustentável, comprometida com as pessoas mais vulneráveis.

Nesta nova edição as entidades sociais foram convidadas a apresentarem propostas que contribuam para reduzir as desigualdades e que ajudem a promover oportunidades futuras para os grupos sociais em situação de risco de exclusão social, prestando atenção especial à infância, à juventude e às mulheres. Mediante um comitê avaliador, a Fundação Iberdrola España selecionará aproximadamente 30 projetos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e à Agenda 2030 das Nações Unidas.

Nesse sentido, o Programa Social 2022 prioriza quatro linhas de trabalho específicas para essa convocatória. A primeira foca em projetos destinados à pobreza infantil e à exclusão social, que apoiam lares com baixa renda visando satisfazer aspectos básicos da vida cotidiana, assim como aqueles que desenvolvem iniciativas que incentivam a educação para atenuar os efeitos mais nocivos decorrentes da pobreza herdada.

A segunda linha de trabalho se concentra em projetos de inclusão social para pessoas com deficiências, que apoiem essas crianças e jovens, e os centros ocupacionais que frequentam oferecendo-lhes um espaço onde possam desenvolver suas habilidades.

A terceira linha aborda projetos de saúde e bem-estar, que acompanham crianças e jovens vulneráveis com doenças graves e suas famílias, além de iniciativas voltadas para a prevenção e/ou tratamento de pessoas afetadas por diversas dependências.

A quarta e última linha de trabalho foca no apoio às mulheres que sofrem ou foram vítimas de assédio e violência de gênero e que busca fortalecer sua autoestima e autonomia pessoal proporcionando-lhes uma série de oportunidades que incentivem, por sua vez, a igualdade de gênero.

As entidades solicitantes poderão apresentar suas propostas até o dia 28 de junho através de um formulário disponível no site da fundação, onde também podem consultar o regulamento da convocatória.

O resultado da convocatória será divulgado em outubro e os projetos poderão ser executados durante os 12 meses de 2022.


Impulso a mais de 441 projetos em colaboração com uma centena de entidades sociais

A Iberdrola, através do Programa Social de sua fundação na Espanha, destinou mais de 11 milhões de euros a iniciativas sociais nesse país, beneficiando um total de 414.546 pessoas. Desde o lançamento desse plano em 2010, a companhia promoveu mais de 441 projetos em colaboração com mais de uma centena de entidades sociais, contribuindo na luta contra a pobreza infantil, no apoio escolar e na inserção social de crianças, jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade. O Programa Social permitiu criar 1.630 postos de trabalho e contou com a participação de 7.648 voluntários.

A Fundação Iberdrola España também concentra suas atividades em seu programa de bolsas nos âmbitos da energia, biodiversidade, meio ambiente e pesquisa, assim como no campo cultural, cujo foco recai no restauro e manutenção das riquezas culturais e artísticas do patrimônio da Península Ibérica.