Notícia

2022-08-08 03:30:00.0

Iberdrola se une à Minsait para detectar incêndios nas proximidades de linhas elétricas

  • A filial da Indra lançará uma iniciativa com a companhia de energia para detectar possíveis incêndios nas proximidades de redes elétricas

A Iberdrola, através do Global Smart Grids Innovation Hub (GSGIH) da i-DE, e Minsait se unem para combater incêndios. A filial da Indra está desenvolvendo uma solução que permitirá a detecção precoce de incêndios nas proximidades das linhas elétricas e alertar os Centros de Operação de Distribuição da i-DE, que enviarão o alarme para o Corpo de Bombeiros. Para isso, utilizará um algoritmo capaz de interpretar imagens de câmeras instaladas em postes de eletricidade. 

O combate ao desmatamento e a conservação de áreas naturais é um dos objetivos da Iberdrola, que busca soluções que permitam a detecção precoce de incêndios para reduzir o impacto ambiental e o impacto no fornecimento de eletricidade. Com esta iniciativa, a companhia implementará ações preventivas para minimizar o impacto sobre os clientes e desconectar linhas na área para evitar maiores danos. Além disso, esse projeto fornece informações críticas aos órgãos ambientais para identificar a origem do incêndio.

A colaboração entre a Iberdrola e a Minsait faz parte do programa de start-ups da empresa, o PERSEO, que visa facilitar o acesso às tecnologias do futuro ao mesmo tempo em que promove o desenvolvimento de um ecossistema global de start-ups no setor elétrico com foco na sustentabilidade. 

A GSGIH da i-DE lançou um desafio no início deste ano para encontrar soluções para detecção precoce de incêndios em áreas protegidas próximas a linhas de transmissão, com o objetivo de reduzir o impacto ambiental, a extensão do incêndio e minimizar o impacto sobre a continuidade do fornecimento aos clientes.

Líder em redes inteligentes

A Iberdrola possui mais de 1,2 milhão de quilômetros de linhas de transmissão e distribuição nos Estados Unidos, Brasil, Reino Unido e Espanha. Essa rede consiste em mais de 4.500 subestações de alta a média tensão e mais de 1,6 milhão de transformadores de distribuição de média a baixa tensão, construídos e operados para fornecer um serviço de alta qualidade e confiabilidade a mais de 32 milhões de pontos de fornecimento de eletricidade.

Somente na Espanha, as linhas de transmissão atravessam 19.314 quilômetros de áreas protegidas, e existem 144 subestações, 8.793 estações transformadoras, 31 reservatórios e 14 parques eólicos nesses tipos de locais. As áreas onde a Iberdrola desenvolve suas atividades servem de habitat para uma variedade de flora e fauna silvestres que, em alguns casos, estão sob algum tipo de proteção (reservas da biosfera, parques naturais).

O compromisso da Iberdrola com a proteção e conservação de áreas naturais é realizado de acordo com os princípios estabelecidos em sua política de biodiversidade, através de sua gestão ambiental, planos de ação e monitoramento de habitats restaurados e compensados, de acordo com o princípio da conservação positiva.

Perseo: um exemplo de compromisso com as 'start-ups'

Desde sua criação em 2008, o PERSEO investiu mais de 100 milhões de euros em start-ups que desenvolvem tecnologias e modelos de negócios inovadores, com foco naqueles que melhoram a sustentabilidade do setor energético através de uma maior eletrificação e descarbonização da economia.

O programa concentrou suas atividades na análise de oportunidades de negócios e colaboração tecnológica com start-ups e empresas emergentes ao redor do mundo, analisando 300 empresas a cada ano e criando um ecossistema de quase 7.000 companhias empreendedoras. Este instrumento de investimento atualmente detém uma carteira de oito empresas.

Através do PERSEO, a Iberdrola realiza mais de 25 testes reais de tecnologias por ano, que servem como um primeiro passo para o estabelecimento de uma relação comercial ou partnership com start-ups. Além disso, nos últimos dois anos o grupo lançou um total de quatorze challenges nos quais participaram 700 start-ups. No caso de iniciativas relacionadas a redes, estas são realizadas em colaboração com a GSGIH, uma referência mundial em redes inteligentes, baseada na colaboração aberta e no trabalho conjunto entre técnicos i-DE, fornecedores, start-ups e diferentes organizações de todo o mundo.

Além da contribuição financeira, o apoio do PERSEO a estas empresas tem sido fundamental na definição de seus produtos e negócios, oferecendo-lhes seu conhecimento e acesso ao mercado da Iberdrola. Por outro lado, o trabalho realizado com as start-ups tem servido à Iberdrola como uma antena tecnológica para descobrir para onde seu setor está se dirigindo.