Notícia

2022-12-19 14:38:00.0

Ignacio Galán compartilha com o Lehendakari nosso compromisso com o desenvolvimento econômico e o emprego no País Basco

  • O Presidente Executivo da Iberdrola compartilhou com o Lehendakari (responsável pelo governo basco) os números que credenciam a empresa basca como uma das forças motrizes da economia no País Basco
  • A Iberdrola realizou compras no valor de 1,7 bilhão de euros de 600 fornecedores bascos e investimentos de 200 milhões de euros em 2022

O Lehendakari do Governo Basco, Íñigo Urkullu, e o Presidente Executivo da Iberdrola, Ignacio Galán, reafirmaram hoje na sede do Governo Basco - Lehendakaritza - em Vitória-Gasteiz a vocação da empresa para contribuir para o desenvolvimento econômico e o emprego no País Basco.

Essa realidade é confirmada pelos números que unem a Iberdrola com essa região. Em 2022, a atividade da empresa basca no País Basco gerou um impacto socioeconômico de mais de 2,7 bilhões de euros gerados por sua atividade na comunidade autônoma, 30% maior do que no ano passado.

Somente neste ano, a Iberdrola realizou compras e contratou serviços de 600 fornecedores bascos por um valor de aproximadamente 1,7 bilhões de euros.

Por outro lado, o impacto fiscal da atividade econômica realizada pela empresa no País Basco no ano passado ultrapassou 400 milhões de euros e os investimentos atingiram 200 milhões de euros. A Iberdrola contribui com mais de 2% do PIB total basco.

Ignacio Galán apresentou a Iñigo Urkullu o Plano Estratégico da empresa basca, apresentado em Londres no último mês de novembro, que envolverá investimentos de 47 bilhões de euros durante o período 2023-2025 para promover a transição energética, emprego e emissões líquidas zero.

O Presidente Executivo da Iberdrola anunciou a Íñigo Urkullu que, graças a este plano, a contribuição econômica da Iberdrola ao País Basco atingirá 10 bilhões de euros entre 2022 e 2025, principalmente em investimentos, compras, salários e receitas fiscais, com um aumento de 15% em relação ao período de quatro anos anterior. A Iberdrola reforça assim seu papel como um dos principais motores de atividade no País Basco.

O Presidente Executivo da Iberdrola, Ignacio Galán, disse: "A atividade da Iberdrola em 2022 e nossos planos para 2025 demonstram que a eletrificação é uma grande oportunidade para continuar fazendo do País Basco uma referência para o desenvolvimento industrial, abertura ao mundo exterior, inovação e emprego de qualidade. A Iberdrola reafirma hoje seu compromisso
com o tecido industrial e a sociedade do País Basco. Nosso crescimento global é a força motriz por trás da internacionalização de centenas de empresas bascas, que vêm demonstrando há anos sua capacidade de fornecer produtos e serviços competitivos da mais alta qualidade em todo o mundo. "