Notícia

2023-09-21 18:41:00.0

Ignacio Galán junta-se ao Conselho de Liderança Global da Generation Unlimited UNICEF

  • A Generation Unlimited tem como missão capacitar os 1,8 mil milhões de jovens do mundo e conectá-los a oportunidades de emprego, empreendedorismo e impacto social.
  • A nomeação baseia-se numa aliança anunciada pela Iberdrola e pela UNICEF em dezembro de 2022, com o objetivo de promover oportunidades de formação e emprego para jovens em situação vulnerável, tanto em Espanha como a nível internacional.

O Presidente Executivo da Iberdrola, Ignacio Galán, juntou-se hoje ao Conselho de Liderança Global Generation Unlimited UNICEF. Lançado pelo Secretário-Geral das Nações Unidas na Assembleia Geral das Nações Unidas de 2018 e gerido pela UNICEF, o Generation Unlimited é uma parceria global público-privada-juvenil, que procura ligar milhões de jovens em todo o mundo com oportunidades de formação, capacitação, emprego e empreendedorismo social.

Numa reunião em Nova Iorque, à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas, as discussões e o debate centraram-se na forma de ajudar a preparar a próxima geração para um futuro verde e digital. Os tópicos da agenda incluíram a forma como a ascensão da IA e a transição verde estão a moldar o futuro do trabalho.

O Conselho de Liderança é copresidido por Catherine M. Russell, Diretora Executiva do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e Bob Moritz, Presidente da PwC. O conselho é composto por uma mistura diversificada de líderes empresariais, representantes de ONGs e instituições de caridade e funcionários do governo.

Ignacio Galán, presidente executivo da Iberdrola, afirmou: «Estamos a meio de uma revolução verde, que está a acelerar todos os dias. As energias renováveis são benéficas para o planeta e o investimento que lhe está subjacente oferece vastas oportunidades de emprego e de desenvolvimento de competências. Precisamos de pessoas de todos os países e origens para fornecer a energia limpa do futuro. Para os jovens vulneráveis, ter acesso a essas oportunidades pode ser um desafio. O trabalho da UNICEF e de todos os parceiros da Generation Unlimited ajudará a quebrar essas barreiras. É uma honra fazer parte do conselho de liderança e fazer parte de um programa que vai ajudar tantas pessoas."

Como parte da Generation Unlimited, a Iberdrola está a apoiar especificamente um programa no Brasil chamado 1Million Opportunities (1MiO), que é projetado para ajudar jovens vulneráveis no mercado de trabalho do país, melhorando as suas habilidades, oportunidades de emprego e emprego verde. A empresa está também a apoiar o programa de inovação UPSHIFT, liderado pela UNICEF na Somália, que procura formar jovens vítimas de violência e em risco de exclusão em inovação e empreendedorismo social.

A aliança mais ampla da Iberdrola com a UNICEF inclui também o fornecimento de conteúdos digitais e materiais didáticos sobre alterações climáticas e sustentabilidade ao 'Learning Passport', a plataforma de aprendizagem global da UNICEF. Esta plataforma permite o acesso contínuo a uma educação de qualidade para crianças e jovens em todo o mundo.

Em Espanha, a Iberdrola está também a apoiar a «Generation Unlimited España», uma nova aliança multistakeholder também concebida para apoiar os jovens vulneráveis. A Iberdrola está a ajudar a conceber cursos de formação que ofereçam aos jovens as competências necessárias para desempenharem um papel na transição energética.