Notícia

2021-09-29 00:00:00.0

Ignacio Galán, nomeado presidente da Coalizão pelo Hidrogênio Renovável

A Coalizão pelo Hidrogênio Renovável fortaleceu sua liderança com a nomeação do presidente e CEO do grupo Iberdrola, Ignacio Galán, como presidente da aliança e do fundador e CEO da Sunfire, Nils Aldag, como vice-presidente pelos próximos 18 meses, com o objetivo de contribuir para a definição do necessário quadro regulamentar da União Europeia. Galán e Aldag combinarão sua experiência em energias renováveis e eletrolisadores para coordenar os esforços da coalizão para garantir que, com as políticas certas, o hidrogênio renovável se torne uma alternativa competitiva ao hidrogênio convencional durante esta década.

O primeiro executivo da Iberdrola afirmou que “a Coalizão pelo Hidrogênio Renovável tem um trabalho importante pela frente, já que a Europa está moldando suas políticas para alcançar a neutralidade climática para 2050”.

“Temos uma oportunidade única de garantir que a Europa seja líder mundial em desenvolvimento de tecnologia e fabricação associada ao hidrogênio renovável”, alegou.

Nesse sentido, Galán sustenta que “os objetivos estabelecidos no pacote Fit for 55 para a utilização de hidrogênio renovável em setores prioritários são extremamente positivos para o aumento da demanda”. “Esses objetivos ambiciosos devem ser acompanhados por ferramentas igualmente ambiciosas para sua implementação, em particular instrumentos financeiros de apoio para fechar a lacuna de custo em comparação com alternativas baseadas em fósseis e dar aos compradores europeus a confiança para mudar para o hidrogênio renovável”, acrescentou.


Colaboração entre atores públicos e privados

O pacote Fit for 55, lançado em julho pela Comissão Europeia, estabeleceu metas claras para a implantação rápida e em larga escala de hidrogênio renovável em setores difíceis de eletrificar. Este roteiro permitirá que esses setores alcancem reduções significativas de emissões e impulsionará a inovação, a criação de empregos e o crescimento industrial na Europa, consolidando a recuperação verde pós-COVID-19.

Vencer a corrida da tecnologia limpa e garantir a vantagem de ser um pioneiro no hidrogênio renovável exige uma forte colaboração entre os atores públicos e privados. A Coalizão pelo Hidrogênio Renovável está pronta para trabalhar com os legisladores europeus para construir as ferramentas regulatórias que permitirão à Europa atingir seus objetivos.