Notícia

2023-11-28 12:32:00.0

Lançamos "Construyendo Juntos", um projeto pro bono jurídico para entidades sociais em colaboração com 14 escritórios de advocacia

  • "Construyendo juntos" é uma iniciativa pioneira incluída no Programa Pro Bono das equipes jurídicas e fiscais da Iberdrola.
  • Esse é o primeiro acordo global em termos de pro bono entre uma empresa e os principais escritórios de advocacia. 

Alinhado com o compromisso social da empresa, o evento de lançamento do novo projeto "Construyendo Juntos" (“Construindo Juntos”, em tradução ao português) foi realizado hoje na sede da Iberdrola em Madri, reunindo mais de 100 participantes, incluindo organizações sociais como Save The Children e UNICEF Espanha e os principais escritórios de advocacia da Espanha.

"Construyendo Juntos" é um projeto multidisciplinar por meio do qual os profissionais dos Serviços Jurídicos e Fiscais da Iberdrola, em colaboração com os advogados dos 14 escritórios de advocacia participantes, oferecerão serviços de formação e assessoria jurídica e fiscal da mais alta qualidade a organizações sem fins lucrativos. A iniciativa permitirá que as entidades beneficiárias cubram suas necessidades atuais e futuras de formação em assuntos jurídicos e tributários. Para isso, os profissionais da Iberdrola e os escritórios de advocacia colaboradores contribuirão com seus conhecimentos e trabalho de forma voluntária em uma tarefa de claro caráter social.

O projeto será desenvolvido por meio de três tipos de atividades: sessões de formação presencial, produção e publicação de materiais – como guias de legislação ou regulamentos sobre assuntos jurídicos – e workshops temáticos de natureza prática.

Essa iniciativa, incluída no Programa Pro Bono jurídico e tributário da Iberdrola e liderada por sua Secretaria Geral e do Conselho, é o primeiro acordo global firmado para esse objetivo entre consultores jurídicos internos e um grupo de escritórios de advocacia líderes do setor na Espanha e no mundo.

A aliança foi concretizada em uma cerimônia com a presença do Secretário Geral e do Conselho da Iberdrola e dos sócios diretores da Allen & Overy, Baker McKenzie, Broseta, Clifford Chance, CMS Albiñana & Suárez de Lezo, Cuatrecasas, Garrigues, Hogan Lovells, Linklaters, Ontier, Pérez - Llorca, Uría Menéndez, Watson Farley & Williams e White & Case.

Após a assinatura do acordo, foram realizadas três mesas redondas – "O impacto do Pro Bono Jurídico na acessibilidade à justiça", "Pro Bono Jurídico como uma prática responsável e sustentável" e "Pro Bono por país: Casos de sucesso" – com a participação dos principais especialistas e representantes da área Pro Bono (Fundação Pro Bono Espanha, UNICEF Espanha, Associação Candelita, sócios responsáveis pela área Pro Bono dos escritórios de advocacia Uría Menéndez, Garrigues, Pérez-Llorca, CMS Albiñana & Suárez de Lezo, Baker McKenzie, Clifford Chance, Allen & Overy, Watson Farley & Willians e membros da Equipe Global Pro Bono Legal e Fiscal da Iberdrola).

Um acordo para a sociedade

O acordo global representa mais uma demonstração da sensibilidade social das empresas signatárias e da Iberdrola de acordo com seu compromisso com o dividendo social, estabelecido em seus Estatutos, com os critérios ESG (ambientais, sociais e de governança) e com os mais altos padrões éticos. O projeto "Construindo Juntos", em específico, permite que elas compartilhem o talento de suas equipes para participar do desenvolvimento social e gerar um impacto positivo nas comunidades em que atuam.