Notícia

2022-12-19 13:00:00.0

Lançamos uma plataforma de 'compliance' com a tecnologia 'blockchain' junto com a Associação de Registradores, a Deloitte e o Instituto de Oficiais de Compliance

  • Este novo aplicativo permitirá o acesso às informações sobre os sistemas de compliance das empresas de forma confiável, simples e segura.

A Iberdrola, o Colegio de Registradores de la Propiedad y Mercantiles de España (Associação dos Registradores de Propriedade e Mercantis da Espanha), a Deloitte, e o Instituto de Oficiais de Compliance (IOC) desenvolveram uma nova plataforma com tecnologia blockhain para publicar documentações de sistemas de compliance.

Este sistema, que será acessível via web e gerenciado pela Associação dos Registradores, permitirá consultar de maneira confiável e simples as informações sobre os sistemas de compliance das empresas que voluntariamente desejam tornar essas informações públicas. 

A nova Plataforma, que estará disponível em junho de 2023, facilitará o intercâmbio de informações entre empresas durante os processos de due diligence relacionados aos riscos de compliance. Como as empresas poderão publicar voluntariamente a documentação de seus sistemas de compliance de forma estruturada, será possível substituir o atual dispendioso processo de envio e recebimento de informações, que atualmente deve ser feito de forma manueal, empresa por empresa, por uma simples consulta a esta plataforma digital. 

O uso da tecnologia blockchain garante a imutabilidade da documentação depositada, assim como sua data de criação ou modificação, e permite a rastreabilidade total de cada documento. Este aspecto é de particular importância para os compliance officer, uma vez que, graças a este registro, será possível provar a existência de um sistema de compliance em uma data específica durante um possível processo legal. 

Em todo momento, cada empresa poderá controlar qual documentação deseja tornar pública sem nenhum tipo de restrição ou se, ao contrário, o acesso a certos documentos requer sua autorização expressa, uma vez que o pedido tenha sido recebido de outro usuário. Além disso, para garantir que os usuários estejam autorizados a agir em nome de uma empresa ou organização, a plataforma realizará automaticamente as verificações apropriadas no Registro de Empresas.

A Iberdrola tem sido o criador, promotor e financiador deste projeto que visa promover a transparência e o desenvolvimento de sistemas de compliance na Espanha. A Deloitte atua como uma colaboradora especializada em compliance regulamentar e tecnologia e o IOC, além de fornecer suporte metodológico, promove a divulgação desta Plataforma entre a comunidade profissional. O Colegio de Registradores de la Propiedad y Mercantiles de España, como corporação de direito público, está ainda mais comprometido com uma de suas funções essenciais, que é o fortalecimento da segurança jurídica e a garantia das transações jurídicas.