Notícia

2023-05-19 11:00:00.0

Lançamos uma solução de gestão energética que maximiza a economia de energia elétrica em residências, implementada na Amazon Web Services e com a participação da Deloitte

  • O Assistente Avançado Inteligente é uma plataforma digital com a qual o cliente pode assumir um papel ativo na transição energética de forma simples por meio do aplicativo da Iberdrola.
  • Pode ser conectado a qualquer solução elétrica digital disponível em uma residência e, usando inteligência artificial, controlá-las de forma automática para melhorar sua eficiência.

Em sua transição energética para um futuro com menos carbono, a Iberdrola está lançando o Assistente Avançado Inteligente, uma solução de energia conectada que permite que os clientes assumam um papel ativo na transição energética. Implementada na nuvem da Amazon Web Services (AWS), com a Deloitte como provedora de serviços, a solução digital permite que os clientes reduzam o consumo de dispositivos elétricos inteligentes em 10 a 30%.

Com esse serviço, os clientes da Iberdrola podem conectar e controlar as diferentes soluções elétricas em suas residências. A plataforma foi projetada para transferir o consumo para os horários com tarifas mais econômicas, levando em conta a disponibilidade de energia na residência, de maneira que se adapta às necessidades energéticas do cliente ao mesmo tempo em que facilita a eletrificação e melhora a sustentabilidade do sistema ao buscar os momentos de maior produção renovável.

O Assistente Avançado Inteligente é gerenciado de forma automática e foi desenvolvido no Iberdrola Innovation Middle East usando os serviços de inteligência artificial da AWS. O centro, lançado em 2016, é especializado em soluções digitais inovadoras para a integração de energia renovável, redes inteligentes e eficiência e conservação de energia.

Com o Assistente Avançado Inteligente, foi projetado uma recarga de veículo elétrico de forma automática durante as horas com os menores custos de energia para o cliente ou as menores emissões no sistema, mantendo o conforto do usuário. A solução também possibilita a redução do consumo de climatização, levando em conta a inércia térmica da residência.

Além disso, se o cliente tiver painéis solares em casa, a plataforma gerencia de forma inteligente o consumo de energia da residência, adiando o consumo de energia não urgente para as horas de maior produção verde da residência, melhorando assim a eficiência energética.  

O Assistente Avançado Inteligente oferece uma experiência simples por meio do aplicativo para clientes da Iberdrola. Além disso, também oferece informações e recomendações avançadas, permitindo que os consumidores sejam agentes diretos na transição energética e em seu próprio uso de energia.
  
Nas palavras de Carlos Pascual López, Diretor de Soluções de Gestão de Energia da Iberdrola: "A Iberdrola segue comprometida com produtos e serviços inovadores. Com o Assistente Avançado Inteligente, estamos avançando na eletrificação da demanda e aumentando a eficiência energética de nossos clientes, ao mesmo tempo em que ajudamos a integrar a geração renovável".

A Iberdrola e a Amazon anunciaram recentemente uma nova colaboração global para apoiar o desenvolvimento de projetos de energia renovável em grande escala e aproveitar a tecnologia de computação em nuvem para aprimorar a digitalização na transição energética.

"Ao aproveitar a nuvem e soluções inovadoras como a inteligência artificial, a Iberdrola democratiza os dados para que sejam mais acessíveis aos seus clientes", disse Howard Gefen, gerente geral de Energia e Serviços Públicos da AWS. "O Assistente Avançado Inteligente da Iberdrola fornece os dados e a inteligência necessários para ajudar os clientes a lidar com seu consumo de energia e reduzir custos, além de desempenhar um papel ativo na transição energética".

"Estamos muito orgulhosos de participar da iniciativa da Iberdrola. É um projeto com um propósito: tornar a sustentabilidade acessível, automatizando todas as operações de energia em uma residência de forma segura e confortável. A solução da Iberdrola é sustentável e permite que o consumidor final desempenhe um papel ativo na transição energética", afirmou Alfons Buxó, Global Cloud Leader da Deloitte.

Smart Solutions: um negócio estratégico para a Iberdrola

À medida que os clientes avançam em direção à eletrificação de suas necessidades domésticas de energia, como veículos elétricos, aerotérmica, energia solar em telhados, com ou sem armazenamento, eles podem tomar decisões sobre quando usar a eletricidade enquanto monitoram e controlam à distância suas soluções inteligentes graças à sua natureza flexível e conectada.

Consciente de que a melhor energia para os clientes e para o planeta é a energia que não é consumida, a Iberdrola lançou várias iniciativas para ajudar seus clientes a reduzir seus custos de energia, mantendo o conforto em suas casas, e desenvolveu várias soluções de energia conectada para obter maior eficiência no uso de dispositivos.

O desenvolvimento de soluções inteligentes é uma das linhas estratégicas de negócios do grupo Iberdrola, que, por meio da marca Smart Solutions, planeja alcançar 40 milhões de contratos com clientes em todo o mundo até 2025 com serviços como energia solar em telhados, armazenamento de energia, bombas de calor e mobilidade elétrica, além de isolamento térmico.