Notícia

2021-05-19 22:00:00.0

Mitsubishi Power e Iberdrola promoverão soluções renováveis para a descarbonização da indústria

  • Promoverão o desenvolvimento de projetos de hidrogênio verde, sistemas de armazenamento de baterias e soluções de eletrificação do calor em diferentes regiões do mundo
  • Criarão equipes compostas por especialistas de ambas as empresas para identificar projetos de geração e armazenamento de energias renováveis livres de carbono e em larga escala em âmbito industrial

A Iberdrola e a Mitsubishi Power assinaram um acordo de colaboração para avançar no desenvolvimento conjunto de soluções energéticas competitivas, limpas e seguras baseadas nas energias renováveis, favorecendo assim a descarbonização da produção industrial em diferentes regiões do mundo.

A parceria entre ambos os líderes mundiais, tanto no contexto de equipamentos de geração e armazenamento quanto na produção de energia renovável, permitirá o desenvolvimento de instalações de produção de hidrogênio verde, sistemas de armazenamento de baterias e instalações de produção de calor eletrificado com o objetivo de promover indústrias neutras em carbono no curto e médio prazo.

Ken Kawai, presidente e CEO da Mitsubishi Power, e Aitor Moso, diretor do Negócio Liberalizado da Iberdrola, fecharam esse acordo de colaboração que promoverá a criação de equipes compostas por especialistas de ambas as empresas para identificar oportunidades de projetos de geração e armazenamento de energias renováveis livres de carbono em larga escala para a indústria, um dos segmentos de atividade mais difíceis de descarbonizar.

Ken Kawai, presidente e CEO da Mitsubishi Power, destacou: “A Iberdrola e a Mitsubishi Power têm colaborado no desenvolvimento de projetos de turbinas de ciclo combinado a gás de alta eficiência para promover a descarbonização no setor de geração energética. Com base na experiência e nas capacidades adquiridas com esses projetos colaborativos, iremos desenvolver e implementar em conjunto infraestruturas de hidrogênio verde, sistemas de armazenamento de energia de baterias e soluções de eletrificação de calor para acelerar a descarbonização industrial. Este acordo está alinhado com nossa missão de criar um futuro melhor para as pessoas e para o planeta, através do desenvolvimento de soluções inovadoras de geração e armazenamento de energia que alcancem um futuro neutro em carbono.”.

Aitor Moso, diretor do Negócio Liberalizado da Iberdrola, explicou que “o acordo representa um marco muito relevante em nossa estratégia de desenvolvimento de parcerias com os principais agentes do setor industrial – um dos mais difíceis de descarbonizar –, o que nos permitirá avançar de forma eficiente em sua eletrificação no curto e médio prazo. Com a generalização de soluções renováveis como a eletrificação do calor, o armazenamento de baterias e o hidrogênio verde nos processos de fabricação industrial, colocamos nossas capacidades a serviço de um objetivo urgente e comum: construir um modelo econômico mais sustentável e livre de emissões que ofereça oportunidades de desenvolvimento para a indústria e a criação de empregos". 

A parceria somará as capacidades de uma das principais companhias energéticas do mundo, a Iberdrola, líder em energias renováveis e com uma evidente estratégia de liderança para promover a recuperação da economia e a criação de empregos, baseada em princípios verdes e, por outro lado, a Mitsubishi Power, uma empresa líder no fornecimento de equipamentos de geração e armazenamento de energia, que fabrica turbinas de gás e de vapor, geradores, unidades de eletrólise, sistemas de armazenamento de baterias e bombas de calor de alta temperatura para processos de geração de vapor e energia solar fotovoltaica.


Investimentos verdes para promover a recuperação econômica

A Iberdrola, que lidera há duas décadas a transição energética, atua como agente indutor fundamental para a transformação do tecido industrial, a recuperação verde da economia e a criação de empregos. Para tal, a Companhia lançou um plano de investimento histórico de 150 bilhões de euros para a próxima década – 75 bilhões até 2025 – com o objetivo de triplicar sua capacidade renovável e dobrar os ativos de redes, aproveitando as oportunidades da revolução energética que as principais economias do mundo enfrentam.

Depois de ter realizado investimentos de 120 bilhões de euros nos últimos vinte anos, é líder em energias renováveis com cerca de 35.000 MW instalados no mundo; um volume que converte seu parque de geração em um dos mais limpos do setor energético.

Com emissões de 98 grCO2/kWh que já são dois terços inferiores em relação à média europeia, a estratégia de investimento em energias limpas e redes levará a Iberdrola a ser uma companhia “neutra em carbono” na Europa até 2030.

Acesso a informação legal