Notícia

2021-05-06 00:00:00.0

Dotados com 50.000 euros para cada premiado(a), este ano incluem uma nova categoria em matéria de sustentabilidade

Os II Prêmios SuperA da Iberdrola incluem Ona Carbonell em seu júri de honra

  • A medalhista olímpica de natação sincronizada se une a outras treze personalidades do esporte espanhol, tais como Carolina Marín, Conchita Martínez, Javier Fernández ou Vicente del Bosque, que se encarregarão de selecionar os vencedores da segunda edição
  • Com 690 candidaturas recebidas, quase um terço a mais em relação a 2020, a II edição amplia o interesse de atletas, associações, clubes e federações esportivas pela iniciativa
  • A iniciativa destinada a promover a igualdade de gênero através do esporte reconhecerá projetos em seis categorias: esporte-base, incorporação à competição, integração social, inclusão, difusão e visibilidade e desenvolvimento sustentável no âmbito do esporte

A II Edição dos Prêmios SuperA da Iberdrola, que reconhecerão os melhores projetos a favor da igualdade de gênero e do empoderamento da mulher através da prática esportiva, incluiu a medalhista olímpica espanhola Ona Carbonell no Júri de Honra que selecionará os projetos vencedores.

Um Júri de Honra composto por nove mulheres e cinco homens – todos eles personalidades reconhecidas do mundo do esporte – selecionará as seis propostas vencedoras. Além de Ona Carbonell, participam da decisão Amanda Sampedro, Carolina Marín, Conchita Martinez, Javier Fernández, Jesús Carballo, Manu Carreño, Marta Arce, Paloma del Río, Sandra Sánchez, Silvia Navarro, Talant Dujshebaev, Teresa Perales e o ex-treinador da seleção espanhola de futebol, Vicente del Bosque.

Ona Carbonell destacou “a honra que representa participar dos Prêmios SuperA que fomentam o empoderamento da mulher através do esporte. . Sou atleta, sou mulher, sou mãe, estou competindo e sei o quão importante é contar com iniciativas que ajudem a promover o papel da mulher no esporte. Estamos melhorando na sociedade e no âmbito esportivo, mas ainda há um longo caminho a percorrer e essas iniciativas são essenciais para acelerar o processo”.

Os prêmios, que este ano incluem uma nova categoria em matéria de sustentabilidade, estão dotados com 50.000 euros para cada uma delas. As iniciativas estão relacionadas à promoção do esporte-base entre meninas de até 16 anos (SuperA Base); ajuda à incorporação da mulher na competição (SuperA Competição); inclusão de mulheres com capacidades especiais na prática esportiva (SuperA Inclusão); integração da mulher na sociedade através do esporte (SuperA Social); aumento da visibilidade do esporte feminino (SuperA Difusão); e desenvolvimento sustentável e cuidados com o meio ambiente no âmbito esportivo (SuperA Sustentabilidade).).

Com 690 candidaturas apresentadas, quase um terço a mais do que em 2020, a II edição consolida o interesse de atletas federados, associações e clubes esportivos, federações nacionais e autonômicas, escolas de ensino fundamental e médio e diferentes entidades públicas e privadas em fazer parte da iniciativa.

“A Iberdrola, além de promover as conquistas do esporte espanhol, aposta no incentivo ao esporte feminino com a convicção de que através de nossas atuações nesse âmbito lutamos pela igualdade de oportunidades. A grande receptividade à segunda edição dos Prêmios SuperA reafirma o compromisso da empresa com o desafio de contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional de meninas e jovens”, indica Juan Luís Aguirrezabal, Diretor de Marca, Publicidade e Patrocínios Globais da Iberdrola.


Iniciativas vencedoras em 2020

A edição de 2020 recebeu candidaturas provenientes de associações, clubes e federações esportivas, escolas de ensino fundamental e médio, entidades públicas ou privadas que gerenciam projetos alinhados aos objetivos dos prêmios.

Entre as quais, foram vencedores os projetos MAAVI Foundation Club de Fútbol (Andaluzia); Fomento Igualdade de Gênero (Castela e Leão); Mulher, vida e esporte (Saragoça); Muito a fazer (Castela-La Mancha); FUTFEM.COM e Juntas Venceremos.

Os Prêmios Iberdrola SuperA estão em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas para 2030, mais especificamente com o 5 (Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas).


Iberdrola, pioneira no incentivo ao esporte praticado por mulheres

O incentivo ao esporte praticado por mulheres tornou-se uma alavanca fundamental para a Iberdrola, assim como a promoção da igualdade real entre homens e mulheres, um de seus valores essenciais. Em 2016, a Iberdrola se converteu na primeira empresa que fez uma aposta firme e global em prol da igualdade e empoderamento da mulher através do esporte. Atualmente, a Companhia patrocina 16 federações: ginástica, triatlon, rugby, canoagem, badminton, futebol, handebol, voleibol, hóquei, tênis de mesa, atletismo, karatê, boxe, surfe, esportes de inverno e esgrima. A empresa também cede seu nome a 22 campeonatos, todos de categoria superior, assim como a 35 competições.

Paralelamente a isso, o fornecimento de recursos, instalações, serviços médicos e árbitros, e a promoção e o patrocínio de iniciativas por parte da Iberdrola contribuíram para ampliar em 39 % o número de atletas federadas nas referidas disciplinas – chegando a mais de 300.000 mulheres –, além de permitir que as atletas de elite espanholas que tenham feito suas carreiras esportivas em outros países possam voltar a competir na Espanha, ajudando a melhorar o nível e a visibilidade das competições nacionais.

Acesso a informação legal