Notícia

O prazo para a convocatória dotada de uma verba de 400.000 euros e destinada à área das energias renováveis, meio ambiente e mudanças climáticas encerra em uma semana

07.05.2020

Reta final das ajudas da Iberdrola para jovens pesquisadores da energia do futuro

  • Através de sua Fundação na Espanha, aposta na pesquisa como ferramenta para gerar conhecimento e inovação que contribuam para o desenvolvimento de um modelo energético sustentável
  • Desde 2011, a Fundação Iberdrola Espanha destinou mais de 3 milhões de euros para o desenvolvimento de 180 pesquisadores

 

A convocatória das ajudas para pesquisa do ano acadêmico 2020-2021 da Iberdrola, através de sua Fundação na Espanha, está na reta final. Com uma verba de 400.000 euros, o processo de inscrição permanece aberto até o próximo dia 15 de maio. A partir dessa data, a Fundação Iberdrola Espanha selecionará até 20 projetos de pesquisa relacionados com o desenvolvimento das energias renováveis, proteção do meio ambiente, luta contra as mudanças climáticas e eficiência do sistema energético.

Através dessa iniciativa, a entidade visa promover a pesquisa em campos como a sustentabilidade energética e ambiental e, especialmente, a inovação em fontes de energia modernas e a luta contra as mudanças climáticas. O objetivo é incentivar uma transição energética que melhore a qualidade de vida dos cidadãos e ofereça possibilidades de desenvolvimento para as comunidades.

Os interessados poderão consultar todas as condições e preencher o formulário de solicitação no site da Fundação Iberdrola Espanha. As ajudas terão um valor máximo de 20.000 euros por projeto e sua duração será de um ano.

Para a escolha dos candidatos, além do histórico acadêmico e dos idiomas, são considerados outros fatores como o currículo, o interesse do projeto de estudos ou as cartas de referência. Após a fase de pré-seleção, a Fundação fará uma entrevista individual para avaliar as condições pessoais, formação integral e motivação. Os solicitantes deverão ser aprovados pela equipe e pelo centro onde será realizada a pesquisa, podendo ser qualquer centro de pesquisa ou universidade da Espanha.

Desde 2011, a Fundação Iberdrola Espanha destinou mais de 3 milhões de euros ao desenvolvimento de 180 pesquisadores em prestigiados centros de pesquisa e universidades.


Futuro sistema energético, âmbito prioritário

Nesta edição, os projetos deverão focar nas principais tecnologias associadas ao futuro sistema energético, caracterizado pela descarbonização e eletrificação.

Também deverão contemplar as principais novidades tecnológicas em áreas como:

  • Geração limpa: tecnologia fotovoltaica, tecnologias avançadas de geração eólica e outras energias renováveis.
  • Redes e sistema elétrico: tecnologias de transmissão e distribuição, tecnologias avançadas de armazenamento energético e redes elétricas inteligentes.
  • Clientes e demanda: gestão da demanda e recursos energéticos distribuídos.
  • Novos vetores para a eletrificação da economia: veículo elétrico e eficiência energética.
  • Áreas transversais: digitalização e novas tecnologias da informação no setor elétrico, inovação sustentável no campo do acesso à energia e na luta contra as mudanças climáticas para superar situações de pobreza, economia circular e reciclagem, proteção do meio ambiente e biodiversidade.


Iberdrola: com a excelência na formação

Esta nova convocatória de ajudas para pesquisadores faz parte do compromisso da Iberdrola com a excelência na formação e sua aposta na pesquisa como ferramenta adequada para gerar conhecimento e inovação e contribuir ao desenvolvimento de um modelo energético sustentável.

A Fundação Iberdrola colabora com vários programas de bolsas de prestigiadas instituições, tais como a Comissão Fulbright, que convoca anualmente as bolsas Iberdrola-Fullbright; a Fundação Carolina, que possui um programa para estudantes mexicanos e brasileiros; e os wokshops de restauração do Museu Nacional do Prado e do Museu de Belas Artes de Bilbau, que permitem que os futuros especialistas completem sua formação nos programas de conservação e restauração destas instituições.