Usina de hidrogênio verde para uso industrial

O projeto de inovação mais ambicioso da Europa para promover a descarbonização de setores industriais

Hidrogênio 100% renovável para a produção de amoníaco e fertilizantes livres de emissões

  • Icono Investimento 150 milhões €
  • Icono Empregos locais 1.000
  • CO₂ Emissões CO2 evitáveis (1) 48.000 tCO2/ano
Fechar

Rede de disrtibução

A energia excedente gerada na usina fotovoltaica é alimentada na rede de distribuição para comercialização.

Fechar

Produção de hidrogênio verde

Sistema de producción

O hidrogênio verde é produzido por células de eletrólise alimentadas tanto pela energia gerada pela usina fotovoltaica quanto pelo sistema de armazenamento de energia da bateria, em um processo sem emissões CO2 associadas e permitindo a eletrificação dos setores industriais.

O processo de produção é realizado com um sistema de eletrólise de polímeros com uma fonte de alimentação de 20 MW e uma capacidade de geração de 360 kg/hora de hidrogênio.

Fechar

Tanques de H2

Taques H2

O armazenamento de hidrogênio verde é essencial para garantir a estabilidade de abastecimento exigida pela fábrica da Fertiberia e para fazer um uso eficiente da produção de energia renovável. Um total de 11 tanques permitem o armazenamento de 6.000 kg de H2 verde a 60 bares.

Cada tanque tem um volume de 133 m3 e dimensões de 23,5 metros de altura e 2,8 metros de diâmetro. Pesam 77 toneladas (vazios) e são feitos de um aço especial com uma espessura de chapa de 4,5 cm para armazenar hidrogênio, por conta do pequeno tamanho desta partícula.

Fechar

Bateria

Baterías

O projeto inclui um sistema de bateria de lítio-íon de 5 MW, com uma capacidade de armazenamento de 20 MWh, o que permite uma maior capacidade de gerenciamento da usina e otimização das estratégias de controle.

Fechar

Usina fotovoltaica Puertollano II

Planta foltovoltaica

A nova instalação para a produção de H2 verde a partir de fontes 100% renováveis consiste em uma usina solar fotovoltaica com uma capacidade instalada de 100 MW.

A instalação incorpora tecnologias de última geração, tais como painéis bifaciais, que permitem uma maior produção por ter duas superfícies sensíveis à luz, e inversores de fio, que melhoram o desempenho e conseguem um maior aproveitamento da superfície.

Fechar

Linha de transmissão subterrânea

Linha de transmissão subterrânea de uso exclusivo para garantir que toda a energia utilizada no eletrolisador seja renovável e que o impacto ambiental seja minimizado.