Notícia

A previsão é que a transação seja concluída no último trimestre deste ano, assim que a última aprovação regulatória pendente for recebida.

26.09.2024 - 16:48 UTC +02:00

Acionistas da Avangrid aprovam a aquisição da empresa pela Iberdrola

  • A porcentagem de votos a favor foi de mais de 99% dos votos a favor, com menos de 1% contra. 
  • O voto a favor dos acionistas, excluindo a Iberdrola e seu acionista de referência (QIA), é de aproximadamente 93%.
  • Os outros itens da pauta receberam uma média de votos positivos de mais de 98%.

Os acionistas da Avangrid aprovaram hoje – durante sua Assembleia Geral Anual – a aquisição pela Iberdrola de 18,4% do capital social da empresa norte-americana por meio de uma operação de fusão. A transação recebeu um grande apoio dos acionistas da companhia:

  • A operação foi aprovada com mais de 99%* dos votos emitidos, em comparação com menos de 1% dos votos emitidos contra.
  • A porcentagem de apoio entre os acionistas, excluindo os votos da Iberdrola e do fundo QIA – acionista de referência da empresa de energia elétrica espanhola –, atingiu aproximadamente 93%.  

A aquisição, que começou em março passado, resultará na saída da Avangrid da bolsa de valores dos Estados Unidos. Para isso, a empresa presidida por Ignacio Galán pagará 2,55 bilhões de dólares (cerca de 2,3 bilhões de euros). A transação, que já recebeu as aprovações dos órgãos reguladores federais (FERC) e do Maine (este último pendente de publicação), deverá ser concluída antes do final do ano, uma vez recebida a autorização do órgão regulador de Nova York.

Avangrid, uma empresa líder em redes e energias renováveis 

A transação permitirá que a Iberdrola continue crescendo com solidez nos EUA após mais de 20 anos de presença no país. Há quase uma década, a Iberdrola fundiu sua subsidiária norte-americana com a companhia listada UIL Holdings para criar a Avangrid, presente na bolsa de valores dos EUA desde então.

Graças ao crescimento da empresa na última década, a Avangrid agora dispões de ativos de 46 bilhões de dólares. A empresa fornece energia elétrica para uma população de 7 milhões de pessoas nos estados de Nova York, Connecticut, Maine e Massachusetts, e tem uma capacidade instalada de 8.700 MW de energia renovável em 24 estados. Também conta com 8.000 colaboradores em seu quadro profissional. 

Uma operação fundamental para acelerar o crescimento nos EUA

Até o final da década, a Avangrid tem pela frente algumas oportunidades de crescimento avaliadas em 30 bilhões de dólares, em setores como redes de transmissão e distribuição (em Nova York, Connecticut, Maine e Massachusetts), energia eólica offshore (após a recente concessão do parque eólico New England 1), energia solar fotovoltaica e energia eólica onshore (principalmente em repotenciação).

A transação aprovada hoje permitirá que a Avangrid tenha acesso mais rápido a recursos financeiros adicionais para realizar esses investimentos.

O presidente executivo da Iberdrola, Ignacio Galán, disse que "a transação está totalmente alinhada com nossa estratégia de investir nas redes elétricas de países com altas classificações de crédito, como os Estados Unidos. A Avangrid terá todos os recursos necessários para continuar crescendo em transmissão e distribuição, e em tecnologias renováveis, como a eólica offshore".

As condições da operação

Os acionistas da filial norte-americana da Iberdrola receberão 35,75 euros por ação, um prêmio de 15,2% sobre o preço médio das ações nos 30 dias anteriores ao anúncio.