Notícia

2023-03-22 18:30:00.0

Galán garante a Lula que Iberdrola será uma fiel aliada do Brasil em sua transição energética

Tornar projetos como este uma realidade requer uma liderança política capaz de estabelecer um planejamento a longo prazo, uma política energética clara e uma regulamentação estável e encorajadora

Ignacio Galán, Presidente Executivo da Iberdrola

  • A empresa planeja investir 30 bilhões de reais – aproximadamente 5,3 bilhões de euros – durante os próximos três anos no país
  • Ignacio Galán e Lula visitaram hoje um complexo energético pioneiro que abastecerá 1,3 milhões de residências e que, com um investimento de 630 milhões de euros, evitará a emissão de mais de 100.000 toneladas de CO2 por ano

O Presidente Executivo da Iberdrola, Ignacio Galán, garantiu hoje ao presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, que a Iberdrola será uma fiel aliada na transição energética do país. Essa foi a mensagem durante sua visita ao primeiro complexo híbrido da empresa no Brasil. Localizado no interior da Paraíba, no nordeste do país, o Complexo Energético Renovável Neoenergia integra pela primeira vez neste país a geração de energia eólica e solar, graças ao parque eólico de Chafariz e à usina fotovoltaica de Luzia. O complexo recebeu um investimento de 630 milhões de euros e fornecerá energia limpa a 1,3 milhões de residências.

O Complexo Renovável Neonergia conta com uma capacidade de 600 MW, o que evitará a emissão de mais de 100.000 toneladas de CO2 por ano. O complexo consiste em 15 parques eólicos com um total de 136 aerogeradores – com uma capacidade instalada de 471,2 MW – e duas usinas solares da Neoenergia Luzia, com 228.000 painéis e uma potência instalada de 149,2 MWp. A conexão à rede será garantida pela subestação e linha de transmissão, com extensão de 345 quilômetros.

Pioneiro no país, o projeto se destaca pela sinergia entre parques eólicos e solares, reforçando assim o compromisso da Iberdrola com o desenvolvimento do setor energético brasileiro de forma inovadora, eficiente e sustentável. A hibridação permite uma gestão mais eficiente das duas fontes renováveis, a redução de custos e o melhor aproveitamento de todas as respectivas potencialidades, incluindo do sistema de transmissão.  

"Tornar projetos como este uma realidade requer uma liderança política capaz de estabelecer um planejamento a longo prazo, uma política energética clara e uma regulamentação estável e encorajadora", disse Ignacio Galán, Presidente Executivo da Iberdrola. 

"Começamos no Brasil há 20 anos e hoje somos mais de cem empresas que atuam em todos os segmentos do setor elétrico brasileiro e atendem quase 40 milhões de pessoas com um total de 16.000 funcionários. A Iberdrola e a Neoenergia continuarão sendo fiéis aliados do Brasil", disse Galán. 

Por essa razão, o presidente da empresa elétrica se comprometeu a investir 30 bilhões de reais – cerca de 5,3 bilhões de euros – nos próximos três anos no país, para continuar desenvolvendo novos projetos renováveis e de rede, bem como para aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas por tecnologias como a eólica offshore e o hidrogênio verde.

Um projeto de grande impacto social no Brasil

O Complexo Renovável Neoenergia também gerou benefícios socioeconômicos para a região: foram realizadas mais de 680 horas de aulas de capacitação, nas quais foram treinadas cerca de 180 pessoas como pedreiro, carpinteiro e ferreiro. Outras 150 pessoas também foram formadas em cursos de montador de estruturas metálicas de placss solares. Essas iniciativas ampliam as oportunidades de inserção no mercado de trabalho aos moradores. Dos mais de 3.600 empregos diretos e indiretos criados desde a construção dos parques e da linha de transmissão, 40% foram de mão de obra local.

O Complexo se estende por uma área de 8.700 hectares, em que somente 14% está ocupada, nos municípios de Santa Luiza, Areia de Baraúnas, São José de Sabugi e São Mamede, no estado da Paraíba.

Neoenergia: a filial da Iberdrola no Brasil

A filial do grupo espanhol opera no Brasil desde 1997 e é atualmente uma das líderes no setor elétrico do país. Seus negócios estão divididos nas áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização. Seus distribuidores atendem a mais de 16 milhões de clientes, o equivalente a uma população de mais de 37 milhões de pessoas.

A Neoenergia tem 5,1 GW de capacidade de geração instalada, 90% da qual é renovável, e está implementando mais 200 MW com a construção de novos parques eólicos. No negócio de redes, tem 2.500 km de linhas em operação e 6.100 km em construção. 

Através do Instituto Neoenergia, promove o desenvolvimento sustentável através de ações socioambientais e assim contribui para melhorar a qualidade de vida das comunidades onde a empresa atua, especialmente as pessoas mais vulneráveis, sempre visando o desenvolvimento sustentável.