Ignacio Galán insiste na “eletrificação em massa com mais energias renováveis” como solução para as mudanças climáticas

Notícia Volver

18/11/2021

Ignacio Galán insiste na “eletrificação em massa com mais energias renováveis” como solução para as mudanças climáticas

O presidente do grupo Iberdrola, Ignacio Galán, voltou a lançar um apelo para “passar das palavras às ações”, diante do problema da emergência climática, durante sua intervenção no fórum Electrify Now: which role for electrification in the Green Deal? (Eletrificar agora: qual é o papel da eletrificação no Pacto Verde europeu?), organizado pela Aliança para a Eletrificação, que teve a participação dos principais CEO do setor energético europeu.

Galán ressaltou as seguintes ideias:

  • As mudanças climáticas vão mais além da proteção do ambiente: “O planeta sobreviverá, o que não sobreviverá é a humanidade”, comentou. Insistiu no fato de que, embora tenham ocorrido progressos, "não podemos perder mais tempo”.
  • “A solução é a eletrificação em massa com mais energias renováveis”, junto a redes confiáveis que permitam a descarbonização de setores como o transporte ou o aquecimento.
  • Instou os governos a promoverem a eletrificação como “uma grande oportunidade não só para descarbonizar, mas também para melhorar a eficiência e a competitividade, criando ao mesmo tempo milhões de novos empregos”, e insistiu no fato de que “não temos que ter medo das mudanças”.
  • É necessário “acelerar os investimentos em energias renováveis e armazenamento; reduzir impostos e aplicar o princípio de ‘quem contamina paga’; manter preços regulados só para clientes vulneráveis; e utilizar as receitas dos direitos de emissões de CO2 para ajudar àqueles que sofrem as consequências da transição energética”.