Notícia

2022-09-20 12:51:00.0

Iberdrola aumenta em 65% sua rede de recarga pública de veículos elétricos e supera os 2.500 pontos na Espanha

  • A empresa lidera a recarga pública depois de aumentar o número de pontos no último ano, 1000 dos quais são pontos de recarga rápida
  • A empresa está acelerando a eletrificação do transporte público com a instalação de mais de 280 carregadores para ônibus urbanos até o final de 2023
  • Até agora, este ano, a rede de recarga da Iberdrola forneceu energia suficiente para evitar o consumo de 3,55 milhões de litros de combustível

A Iberdrola está consolidando sua posição como a principal promotora de recarga rápida para veículos elétricos na Espanha. Atualmente, um em cada três pontos de recarga instalados pela empresa tem uma potência de pelo menos 43 kW, apostando cada vez mais em potências mais elevadas.

Como parte de seu compromisso de acelerar a mobilidade sustentável, a empresa aumentou em 65% sua rede de recarga pública no último ano para mais de 2.500 pontos, com uma taxa de expansão de mais de uma centena de novos carregadores por mês. Assim, as estações de recarga da empresa já alcançaram mais de 500 locais diferentes na Espanha.

Até agora este ano, a rede de recarga da Iberdrola forneceu 9,5 GWh de energia, que com o uso de veículos de combustão teria exigido o consumo de 3.550.000 litros de combustível.

Este desenvolvimento significativo da infraestrutura de recarga pública é o resultado do plano de expansão da mobilidade elétrica da empresa, que lhe permitirá estabelecer estações de recarga ultrarrápidas em áreas estratégicas em todo o país nos próximos anos, assim como continuar com a implantação de instalações de menor potência.

O grupo Iberdrola planeja instalar cerca de 150.000 pontos de recarga de alta eficiência até 2025, tanto em estradas urbanas, cidades e principais rodovias, quanto em casas e empresas. 

Plano integrado de mobilidade sustentável

Com um investimento de 150 milhões de euros, o plano de mobilidade sustentável abrangente da Iberdrola também inclui ações para a eletrificação do transporte público. Neste sentido, a empresa planeja instalar mais de 280 carregadores para ônibus urbanos na Espanha nos próximos meses. 

A empresa de eletricidade também fornece sua experiência para assessorar as prefeituras locais na definição das ações necessárias para a implementação de ônibus elétricos como a melhor alternativa para avançar na descarbonização e melhorar a qualidade do ar nas cidades, além de ser a opção mais econômica.

Esta iniciativa é parte do compromisso da Iberdrola de contar com os principais agentes implicados na promoção da eletromobilidade na Espanha com uma ação coordenada e eficaz. Neste sentido, a empresa já completou mais de 60 acordos de implantação de infraestrutura com administrações, instituições, empresas, postos de serviço, concessionárias e fabricantes de veículos elétricos.

A Iberdrola também possui um aplicativo de Recarga Pública, o único na Espanha que inclui informações verificadas sobre todos os carregadores de veículos elétricos, tanto os da Iberdrola como os de outras operadoras, a partir do qual você pode localizar o carregador, verificar seu funcionamento em tempo real e reservar e pagar a partir do celular. Este aplicativo já conta com mais de 96.000 pontos na Espanha e no resto da Europa.

Frota 100% elétrica até 2030

A Iberdrola está comprometida com a eletrificação do transporte como parte de sua estratégia de transição para uma economia descarbonizada, como uma alavanca fundamental para a redução de emissões. A empresa foi a primeira empresa na Espanha a aderir à iniciativa EV100 do The Climate Group, com o objetivo de acelerar a transição para a mobilidade elétrica, comprometendo-se a eletrificar toda a sua frota de veículos até o final da década.

O grupo estendeu recentemente este objetivo, adquirido inicialmente para suas atividades na Espanha e no Reino Unido, a suas filiais nos Estados Unidos, México e Brasil. A empresa possui agora mais de 630 veículos elétricos para suas operações, incluindo veículos de passageiros, veículos de manutenção e furgões leves.

Além disso, a empresa lançou o primeiro caminhão elétrico do país no Brasil. Este veículo, com sua própria tecnologia patenteada desenvolvida pela empresa, será utilizado em atividades de distribuição de eletricidade.