Notícia

2022-10-13 11:08:00.0

Iberdrola busca soluções para proteger suas linhas elétricas das mudanças climáticas

  • A empresa de eletricidade busca evitar algumas das falhas causadas nas redes de distribuição pela queda de árvores em regiões de florestas.
  • A empresa possui mais de 1,1 milhão de quilômetros de linhas de transmissão nos Estados Unidos, Brasil, Reino Unido e Espanha.

 

As linhas de distribuição são um dos pilares do sistema elétrico mundial, e devido à integração da produção renovável, também representa um impulso para a eficiência energética e a melhoria da qualidade do fornecimento. A Iberdrola, com 1,1 milhão de linhas de transmissão, visa reduzir as falhas nas redes de distribuição em ambientes florestais, a maioria das quais se deve à queda de árvores e galhos causada por fenômenos meteorológicos causados pelas mudanças climáticas. Assim, com a ajuda de seu programa de star-ups PERSEO está buscando soluções que lhe permitam realizar previsões que planejem e calculem os riscos relacionados ao clima. 

As mudanças climáticas afetam todas as áreas, inclusive o setor elétrico. E a rede de distribuição, devido à sua extensão e às novas ameaças ambientais devidas às mudanças climáticas, requer investimentos para melhorar sua resiliência, de modo que esteja preparada para enfrentar essas ameaças.

Neste contexto, a Iberdrola, através de seu programa de start-ups PERSEO está procurando fórmulas que permitam prever, planejar e calcular os riscos relacionados ao clima. É necessário determinar os riscos e ameaças de interrupções na rede de distribuição causadas por eventos associados a fenômenos extremos ou condições ambientais e ser capaz de avaliar investimentos que reduzam esses riscos. Entre outros, devem ser levados em consideração o vento, a densidade da vegetação, a estrutura do solo e sua evolução a longo prazo devido às mudanças climáticas.

A missão é minimizar os danos aos ativos da rede causados pela queda de árvores ou galhos nas proximidades das linhas de distribuição de energia.

O desafio é lançado dentro da estrutura do BiOK!, o local de encontro oferecido pelo BEAZ (uma entidade do Departamento de Promoção Econômica do Conselho Provincial de Bizkaia) para a geração de novas oportunidades de negócios, em colaboração com o novo centro de inovação smart grid da Iberdrola, o Global Smart Grids Innovation Hub.

A Iberdrola possui linhas de transmissão e distribuição de energia elétrica nos Estados Unidos, Brasil, Reino Unido e Espanha. Esta rede consiste em mais de 4.400 subestações de alta a média tensão e mais de 1,5 milhão de transformadores de distribuição de média a baixa tensão, construídos e operados para fornecer um serviço de alta qualidade e confiabilidade a um total de 31 milhões de pontos de fornecimento de eletricidade.

O prêmio consistirá na assinatura de um acordo de colaboração e teste com o PERSEO ou qualquer outra empresa do grupo, que assumirá os custos dessas atividades e fornecerá ao vencedor o suporte técnico necessário, bem como um ambiente e dados reais para testar a solução, dando acesso a equipamentos, equipes, infraestruturas, locais de alta tecnologia e áreas de trabalho conjunto. O projeto selecionado será desenvolvido em colaboração com especialistas técnicos da área de Redes da Iberdrola.

O motor das 'start-ups' no setor de energia

Este ano, a Iberdrola comemora 15 anos de inovação no setor de energia através de seu programa de start-ups PERSEO. A iniciativa ajudou a empresa a lançar soluções inovadoras para promover as energias renováveis, descarbonização e eletrificação da economia, digitalização das redes, promoção do armazenamento eficiente e cuidados com o meio ambiente. O programa, com nove empresas atualmente em seu portfólio, criou um ecossistema global de start-ups ao longo dos anos, com um investimento de 175 milhões de euros.

O ecossistema do programa inclui mais de 7.500 start-ups, incluindo unicórnios - empresas avaliadas em mais de 1 bilhão de dólares - como o fabricante de soluções de carregamento de veículos elétricos Wallbox e Stem, que oferece soluções inteligentes de armazenamento de baterias. 

Os projetos-piloto dão às start-ups acesso a grandes volumes de dados e ativos energéticos reais, testando suas tecnologias em um ambiente real, ao mesmo tempo em que oferecem investimento às empresas iniciantes com o maior potencial de crescimento. Estas duas fórmulas fornecem uma visão do mercado e acesso a tecnologias-chave em primeira mão.