Notícia

Em consonância com o compromisso de ambas as entidades com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 5: Igualdade de gênero

19.11.2019

A Iberdrola e o Comitê Olímpico Espanhol (COE) assinam um acordo de colaboração para promover a igualdade no esporte

  • O convênio foi assinado nesta manhã, nos escritórios da Companhia em Madri, pelo Presidente da Iberdrola, Ignacio Galán, e o Presidente do COE, Alejandro Blanco
  • Galán ressaltou, após a assinatura, que “a Iberdrola é ciente de que o esporte é um dos melhores veículos para promover a igualdade entre homens e mulheres, sendo um princípio irrenunciável para a nossa Companhia”
  • Neste contexto, a Iberdrola lançou hoje o ecossistema digital ‘Elas valem ouro’, onde visa potencializar a difusão de informação das atletas espanholas em sua preparação para os próximos Jogos Olímpicos

A Iberdrola e o Comitê Olímpico Espanhol (COE) assinaram hoje um acordo de colaboração cuja finalidade é promover a igualdade no esporte, de tal forma que as esportistas possam ser uma inspiração para outras mulheres e para a sociedade. Deste modo, o convênio concede à Iberdrola a condição de parceiro da estratégia de igualdade de gênero do COE.

Dito acordo, alinhado com o compromisso de ambas as entidades com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU número 5: Igualdade de gênero, foi assinado nesta manhã, nos escritórios da Companhia em Madri, pelo Presidente da Iberdrola, Ignacio Galán, e o Presidente do COE, Alejandro Blanco

Também estiveram presentes ao evento Victoria Cabezas, Secretária-Geral do COE, Isabel Fernández, Vice-presidenta Primeira do COE, judoca e duas vezes medalhista olímpica (bronze em Atlanta 1996 e ouro em Sidney 2000) e Isabel García, Presidenta da Comissão Mulher e Igualdade de Gênero do COE, Presidenta da Real Federação Espanhola de Salvamento e Socorrismo e Vice-presidenta do COE.

Após a assinatura, Galán ressaltou que “a Iberdrola é ciente de que o esporte é um dos melhores veículos para promover a igualdade entre homens e mulheres, que é o quinto ODS e um princípio irrenunciável para a nossa Companhia, que impulsiona a igualdade de oportunidades, fomenta a conciliação e estimula o desenvolvimento integral de todas as suas trabalhadoras”.

No âmbito deste acordo, a Iberdrola e o COE querem implementar um programa de Igualdade de Gênero no Esporte que se converta numa referência para o resto da sociedade espanhola e que inclua tanto formação técnica e empoderamento como ações concretas - mesas redondas ou conferências - para promover a visibilidade da mulher no esporte. Esta iniciativa também será apresentada à Comissão de Igualdade de Gênero do Comitê Olímpico Internacional (COI) com a ideia de que sirva de exemplo para o movimento olímpico global. 

Além disso, a Iberdrola, como um dos líderes internacionais em termos de sustentabilidade[i], passará a ser parceiro na estratégia do COE neste âmbito. Este fato trará consigo uma participação ativa na apresentação do Relatório Anual sobre Sustentabilidade do próprio Comitê, bem como seu apoio às iniciativas que promova junto com o Pacto Mundial da ONU para implantar os ODS no setor empresarial esportivo e às esportistas embaixadoras da sustentabilidade.


A Iberdrola lança o ecossistema digital ‘Elas valem ouro’

No contexto desta aposta integral por promover a mulher no esporte, a Iberdrola lançou hoje o ecossistema digital Elas valem ouro, cujo objetivo é potencializar a difusão de informação relacionada com as mulheres esportistas nos próximos Jogos Olímpicos de Tóquio (entre 24 de julho e 9 de agosto do próximo ano).

Esta plataforma - que inclui um website (www.ellasvalenoro.es) e perfis nas Redes Sociais (Twitter: https://twitter.com/ellasvalenoro, Instagram: https://www.instagram.com/ellasvalenoro/ e Facebook: https://www.facebook.com/ellasvalenoro), bem como outras ações para dar visibilidade às atletas - prevê difundir as conquistas e êxitos das esportistas em cada uma das disciplinas e as histórias que estão detrás desses sucessos. 

Com a colaboração tanto das diferentes federações quanto das protagonistas, o Elas valem ouro incluirá vídeos, fotografias, reportagens e entrevistas que darão conta de todo o processo das mulheres nas Olimpíadas - desde sua esforçada preparação até sua classificação - visando culminar finalmente em sua participação nos Jogos da capital japonesa. Além disso, a Iberdrola prevê realizar outras ações digitais para promover entre os espanhóis o apoio às mulheres esportistas.


O esporte: fundamental para progredir em termos de igualdade

Tanto a assinatura do acordo com o COE como o lançamento deste ecossistema digital representam uma nova mostra do firme compromisso da Companhia com o esporte feminino. Não é por acaso que a Iberdrola se tornou em 2016 a primeira empresa que fez uma aposta firme e global para promover a participação da mulher no âmbito esportivo como meio para fomentar a igualdade de oportunidades.

Atualmente, o apoio da Iberdrola chega a 16 federações: ginástica, triatlo, natação, rugby, canoagem, badminton, futebol, handebol, voleibol, hockey, tênis de mesa, atletismo, karatê, boxe, surfe, esportes de inverno e esgrima. A empresa também cede seu nome para 22 campeonatos, todos eles da categoria superior, além de 35 competições.

O aumento dos recursos (instalações, serviços médicos, juízes, etc.) ajudou a ampliar em 32% o número de federadas em ditas disciplinas, chegando a 316.500 mulheres. Além disso, está permitindo que as atletas de elite espanholas que fizeram suas carreiras esportivas em outros países possam voltar a competir na Espanha, ajudando a melhorar o nível das competições nacionais.

A igualdade entre homens e mulheres faz parte dos valores essenciais da Iberdrola. Com seu compromisso com o esporte feminino, a Companhia contribui para a criação de novas referências na sociedade e para fomentar hábitos saudáveis desde idades precoces.

A Iberdrola promove e difunde o papel da mulher no esporte através de outras iniciativas como o ‘Tour Universo Mulher’, junto com o Conselho Superior de Esportes da Espanha e com a Fundação Deporte Joven, que tem como objetivo transmitir valores tais como o esforço e a superação por meio da prática e da exibição de várias disciplinas e converter-se em porta-voz dos sucessos das esportistas espanholas.





[i]É a única `utility´ europeia presente nas 20 edições do Índice Dow Jones de Sustentabilidade.

Acesso a informação legal