Notícia

2021-09-21 00:00:00.0

A companhia energética instalará 400 carregadores — de 50 kW a 350 kW — para a recarga de veículos elétricos entre 15 e 30 minutos, aproximadamente, com energia verde

A Iberdrola eletrificará os estacionamentos das lojas da Leroy Merlin na Espanha

  • A Iberdrola continua acelerando seu plano de mobilidade sustentável, que prevê a instalação de 150.000 carregadores elétricos em residências, empresas e vias públicas nos próximos anos

Iberdrola e Leroy Merlin se unem para promover a mobilidade sustentável. A companhia energética será a encarregada de instalar pontos de recarga para carros elétricos nos estacionamentos de todas as lojas da empresa líder em materiais para construção, móveis e decoração para casa na Espanha, os quais poderão ser utilizados tanto por seus clientes quanto por funcionários e fornecedores.

A instalação dos carregadores começará nas regiões da Andaluzia, Catalunha, Madri e Valência e cada loja terá, no mínimo, quatro vagas com pontos de recarga que incluirão carregadores rápidos de 50 kW a 350 kW para uma recarga em um período de tempo aproximado entre 15 e 30 minutos com energia 100 % verde e proveniente de fontes renováveis e com certificados de Garantia de Origem (GdO).

Com essa iniciativa, a Iberdrola avança em seu plano de implantação de infraestruturas de mobilidade sustentável na Espanha. Os carregadores da Leroy Merlin estarão geolocalizados e poderão ser visualizados no app Recarga Pública Iberdrola, o único na Espanha que inclui informações verificadas de todos os pontos de recarga de veículos elétricos, tanto da Iberdrola quanto de outros operadores. Com o aplicativo é possível localizar o ponto de recarga, comprovar seu funcionamento em tempo real, reservar e pagar com o celular.

“Graças ao envolvimento de todos os agentes podemos avançar na eletrificação do transporte na Espanha. A Leroy Merlin é uma excelente aliada para que os usuários de veículos elétricos tenham alternativas cômodas e simples para a recarga pública, o que nos permitirá progredir na mobilidade sustentável e melhorar a qualidade do ar de nossas cidades e municípios”, explica Raquel Blanco, diretora Global de Smart Mobility da Iberdrola.

“A Leroy Merlin aposta firmemente no meio ambiente, razão pela qual a mobilidade sustentável também deve estar integrada em seu modelo de negócio. Por isso, estamos trabalhando no desenvolvimento de um modelo de 360º, contando com clientes, fornecedores e empresas parceiras como a Iberdrola para sua integração”, comenta Ignacio Carrasco, diretor técnico da empresa na Espanha.

 

Mobilidade elétrica e recuperação verde

A Iberdrola continua apostando na eletrificação do transporte através de sua estratégia de transição para uma economia descarbonizada, como alavanca essencial para a redução das emissões e da poluição, assim como para a recuperação verde.

A Companhia está implementando um plano de mobilidade sustentável, cujo investimento alcança a cifra de 150 milhões de euros, o que permitirá intensificar a instalação de pontos de recarga para veículos elétricos nos próximos anos.

A iniciativa prevê a instalação de cerca de 150.000 pontos de recarga tanto em residências quanto em empresas, assim como nas vias urbanas, cidades e principais rodovias. A aposta na implementação de estações de alta eficiência se concretizará com a instalação de estações ultrarrápidas (350 kW) a cada 200 quilômetros, super-rápidas (150 kW) a cada 100 quilômetros e rápidas (50 kW) a cada 50 quilômetros.

A Iberdrola está ciente da necessidade de promover a mobilidade elétrica na Espanha através de uma ação coordenada e eficiente junto aos principais agentes envolvidos. A Companhia continua identificando oportunidades para gerar um ecossistema industrial, comercial e de inovação que permita consolidar o desenvolvimento da mobilidade sustentável. Por isso, já fechou mais de 50 acordos de implantação de infraestruturas com administrações públicas, instituições, empresas, estações de serviço, concessionárias e fabricantes de veículos.

A Iberdrola foi a primeira empresa espanhola signatária da iniciativa EV100 do The Climate Group, com o objetivo de acelerar a transição para veículos elétricos, comprometendo-se a eletrificar toda a sua frota de veículos e facilitar a recarga ao pessoal em seus negócios na Espanha e no Reino Unido até 2030.

 

Aposta na mobilidade e no consumo responsável

A Leroy Merlin trabalha de forma decisiva para ajudar na consecução dos desafios globais que enfrentamos como sociedade – como as mudanças climáticas – promovendo soluções sustentáveis e acompanhando os clientes em suas necessidades. Atualmente, a empresa já tem à venda uma vasta gama de carregadores para veículos elétricos, o que permite que os consumidores economizem e circulem de forma mais sustentável.

Da mesma forma, a Leroy Merlin promove a conscientização e a educação da sociedade em matéria ambiental visando criar um ambiente onde seja possível viver melhor. Por isso, durante a Semana Europeia da Mobilidade, lançou um challenge nas redes sociais onde incentiva seus colaboradores a irem trabalhar usando transportes sustentáveis.

Acesso a informação legal