Pasar al contenido principal

Notícia

2025-08-14 09:06:00.0 - 2025-08-14 09:06:00.0 UTC +02:00

Iberdrola gerou energia suficiente para abastecer 2,4 milhões de residências nos EUA neste primeiro semestre

· O portfólio de 80 instalações da Avangrid produziu cerca de 13.000 gigawatts-hora (GWh) de eletricidade durante os primeiros seis meses de 2025, energia suficiente para abastecer 2,4 milhões de residências nos Estados Unidos.

· A subsidiária contribuiu para o crescimento da produção global de energia da Iberdrola, que alcançou 66.000 GWh durante os primeiros seis meses de 2025.

· O Grupo Iberdrola atende atualmente mais de 36 milhões de clientes em todo o mundo.

A Iberdrola, através da sua subsidiária Avangrid, gerou cerca de 13.000 gigawatts-hora (GWh) de energia nos Estados Unidos no primeiro semestre deste ano, o equivalente ao consumo de aproximadamente 2,4 milhões de residências no país.

O grupo presidido por Ignacio Sánchez Galán opera um total de 80 instalações de geração elétrica em funcionamento ao longo de todo o território americano, que juntas somam mais de 10,5 gigawatts (GW) de capacidade instalada.

No início do ano, a subsidiária da Iberdrola iniciou a operação comercial de três novos projetos solares no Texas, Califórnia e Ohio, totalizando cerca de 600 megawatts (MW) de nova capacidade instalada. Esse avanço contribuiu para aumentar sua produção de energia solar em 125% em comparação ao primeiro semestre de 2024. Desde 2015, a capacidade de geração da empresa aumentou 66%, segundo comunicado emitido pela companhia.

A Avangrid destacou que a energia gerada por seu crescente portfólio de projetos energéticos “demonstra o reconhecimento da empresa das necessidades energéticas críticas dos Estados Unidos e seu compromisso com investimentos que promovam energia confiável e acessível para residências e empresas americanas, contribuindo assim para alcançar a soberania energética nos Estados Unidos e satisfazer o atender a crescente demanda”.

Atualmente, a subsidiária americana da Iberdrola possui 10 projetos que fornecem mais de 1,5 GW de energia a data centers e a empresas líderes em tecnologia e inteligência artificial (IA) no país. Além disso, outros cinco projetos estão em construção com um total de quase 700 MW, ajudando a satisfazer a urgente demanda por energia dessas empresas.

 

APOSTA ESTRATÉGICA NOS EUA

 

Em março, a Iberdrola reiterou seu compromisso com o mercado energético dos Estados Unidos, anunciando planos de investimento de mais de 20 bilhões de dólares (cerca de 18,303 bilhões de euros) até 2030 em infraestruturas de redes.

Os Estados Unidos são um país estratégico para a empresa. Em julho, foi concluído um aumento de capital de cerca de 5 bilhões de euros, destinado a financiar o plano de investimentos que visa acelerar o crescimento em redes elétricas nos EUA e, principalmente, no Reino Unido.

A empresa de serviços públicos, que realizará seu Capital Markets Day em Londres no próximo 24 de setembro, prevê que sua base de ativos em redes ultrapasse os 90 bilhões de euros em 2031 —um crescimento expressivo frente aos 30 bilhões de euros registrados em 2020, o que significa um aumento de três vezes em apenas uma década—.

Você pode ler a notícia completa na Sala de Comunicação da Avangrid.