Notícia

2021-06-03 00:00:00.0

A rede de restaurantes está implantando placas fotovoltaicas em cerca de 300 estabelecimentos

Iberdrola e o grupo RB Iberia instalarão 400 pontos de recarga de veículos elétricos em restaurantes

  • O acordo inclui a instalação de pontos de recarga super-rápida (150kW), rápida (50kW) e semirrápida (22kW), que estarão geolocalizados e gerenciados através do App de Recarga Pública da Iberdrola
  • Os carregadores estarão localizados no estacionamento de cerca de 200 restaurantes do Burger King e Popeyes, onde os usuários poderão recarregar a bateria de seus carros elétricos em um período de tempo aproximado de 15 a 30 minutos com energia 100% verde
  • A Iberdrola continua acelerando seu plano de mobilidade sustentável, que prevê a instalação de 150.000 carregadores elétricos em residências, empresas e vias públicas, assim como sua estratégia de eletrificação do transporte rumo a uma economia livre de emissões
  • As novas instalações da RB Iberia para promover a mobilidade sustentável permitirão economizar 6.000 Tn de CO2/ano e terão um impacto positivo na qualidade do ar similar ao de três milhões de novas árvores

A Iberdrola chegou a um acordo com a Restaurant Brands Iberia (RB Iberia), o grupo que integra os direitos de exploração como máster-franquia (master franchising) para Espanha e Portugal das marcas Burger King®, Tim Hortons® e Popeyes®, para instalar até 400 pontos de recarga rápida e super-rápida de veículos elétricos na Espanha.

Com essa iniciativa, a Iberdrola continua acelerando seu plano de mobilidade sustentável – que prevê a instalação de 150.000 carregadores elétricos em residências, empresas e vias públicas – e sua estratégia de eletrificação do transporte rumo a uma economia livre de emissões.

Através desse acordo, a RB Iberia avança em seu compromisso com a sustentabilidade integral no desenvolvimento de sua atividade e na redução da pegada de carbono utilizando sua rede de restaurantes para promover o uso dos carros elétricos.

A RB Iberia implantará até 400 pontos de recarga para veículos elétricos durante 2021, os quais serão distribuídos em cerca de 200 restaurantes modelo free standing (restaurantes de construção independente, estilo drive-thru) das marcas Burger King® e Popeyes®. Além disso, o grupo planeja incluir cerca de 100 pontos/ano de recarga de veículos novos nos restaurantes free-standing recém-construídos. As novas instalações da RB Iberia para promover a mobilidade sustentável permitirão economizar 6.000 Tn de CO2 /ano e terão um impacto positivo na qualidade do ar similar ao de três milhões de novas árvores.

O acordo entre ambas as empresas, com caráter exclusivo durante os próximos 10 anos, contempla a instalação e manutenção de pontos de recarga super-rápida (150kW), rápida (50kW) e semirrápida (22kW) no estacionamento dos estabelecimentos do Burger King® e Popeyes® na Espanha, embora possa incluir Portugal em uma segunda etapa. Com essa infraestrutura, enquanto os usuários saboreiam seus combos podem recarregar a bateria de seus carros elétricos em um período de tempo aproximado de 15 a 30 minutos, com energia 100% verde proveniente de fontes de geração limpa. A RB Iberia pretende contribuir com sua extensa rede de restaurantes para a mobilidade sustentável, por isso o serviço estará disponível para qualquer usuário sem obrigação de consumir no restaurante.

Os carregadores, situados no estacionamento dos restaurantes do Burger King® e Popeyes®, estarão geolocalizados e os usuários poderão gerenciar a recarga no app Recarga Pública Iberdrola, o único na Espanha que traz informações verificadas de todos os pontos de recarga de veículos elétricos tanto da Iberdrola quanto de outras operadoras. Com o aplicativo, os usuários podem localizar o ponto de recarga mais próximo, reservar e pagar com o celular.

Através dessa iniciativa, a Iberdrola avança em seu plano de implantação de infraestruturas de mobilidade sustentável na Espanha. “Este acordo confirma a necessidade de continuar colaborando com todos os agentes envolvidos na mobilidade sustentável. As redes Burger King e Popeyes são ótimas aliadas para avançar na implantação de soluções de eletrificação do transporte que permitam responder aos desafios da descarbonização e a melhorar a qualidade do ar de nossas cidades e municípios”, explica Alfonso Calderón, diretor comercial da Iberdrola España.

“Para a RB Iberia este acordo significa outro importante avanço em nosso compromisso com a sustentabilidade, pois foi pensado para reduzir a pegada de carbono em nossos restaurantes que são o coração de nossa atividade. Estamos especialmente satisfeitos em poder utilizar nossa extensa rede de estabelecimentos em prol da mobilidade sustentável na Espanha junto à Iberdrola”, afirmou Gregorio Jiménez, presidente da Restaurant Brands Iberia.

 

Um passo fundamental no processo de transição que permite que o setor de restaurantes seja sustentável

Essa iniciativa faz parte da estratégia de sustentabilidade global da RB Iberia, focada em reduzir a pegada ecológica de sua atividade, abastecer-se de forma sustentável e investir nas pessoas e comunidades onde está presente. No âmbito da estratégia de sustentabilidade, destaca-se a aposta na construção de restaurantes cada vez mais sustentáveis. Desde 2019 o grupo optou por incentivar o formato free standing (estilo drive-thru) nos restaurantes recém-abertos, concebidos para reduzir o impacto ambiental a partir de técnicas e materiais sustentáveis utilizados na construção dos edifícios, incluindo o tipo de iluminação usado ou o gerenciamento responsável da água e dos resíduos gerados em seus estabelecimentos. O grupo possui mais de 500 restaurantes próprios na Espanha e, no âmbito de seu compromisso com a economia energética, está realizando um ambicioso plano de autoconsumo energético para instalar placas fotovoltaicas em cerca de 300 restaurantes na Espanha.

 

Mobilidade elétrica e recuperação verde

A Iberdrola continua apostando na eletrificação do transporte através de sua estratégia de transição para uma economia descarbonizada, como alavanca essencial para a redução das emissões e da poluição, assim como para a recuperação verde.

A Companhia está executando um plano de mobilidade sustentável, com um investimento de 150 milhões de euros, através do qual intensificará a instalação de pontos de recarga para veículos elétricos nos próximos anos.

A iniciativa prevê a instalação de cerca de 150.000 pontos de recarga tanto em residências quanto em empresas, assim como nas vias urbanas, cidades e principais rodovias. A aposta na implementação de estações de alta eficiência se concretizará com a instalação de estações ultrarrápidas (350 kW) a cada 200 quilômetros, super-rápidas (150 kW) a cada 100 quilômetros e rápidas (50 kW) a cada 50 quilômetros.

A Iberdrola está ciente da necessidade de promover a mobilidade elétrica na Espanha através de uma ação coordenada e eficiente junto aos principais agentes envolvidos. A Companhia continua identificando oportunidades para gerar um ecossistema industrial, comercial e de inovação que permita consolidar o desenvolvimento da mobilidade sustentável. Por isso, já fechou mais de 50 acordos de implantação de infraestruturas com administrações públicas, instituições, empresas, estações de serviço, concessionárias e fabricantes de veículos.

A Iberdrola foi a primeira empresa espanhola signatária da iniciativa EV100 do The Climate Group, com o objetivo de acelerar a transição para veículos elétricos, comprometendo-se a eletrificar toda a sua frota de veículos e facilitar a recarga ao seu pessoal em seus negócios na Espanha e no Reino Unido até 2030.

Acesso a informação legal