Notícia

2021-07-26 00:00:00.0

Iberdrola impulsiona sua liderança no hidrogênio verde com a assinatura do primeiro empréstimo do ICO (Instituto de Crédito Oficial da Espanha) para essa tecnologia

  • Será destinado à estação de abastecimento de hidrogênio que a Companhia vai construir e operar para fornecer hidrogênio renovável a frota da empresa Transports Metropolitans de Barcelona (TMB)
  • Localizada na Zona Franca, será a primeira estação de abastecimento de hidrogênio pública da Espanha, assim como futuramente poderia abastecer outras frotas, tanto públicas quanto privadas
  • O empréstimo, no valor de 6 milhões de euros, é complementado com a subvenção de 3,7 milhões de euros que receberá da iniciativa Connecting Europe Facility (CEF) da União Europeia
  • O ICO, como entidade credenciada (‘Implementing Partner’) do programa CEF, promove o acesso das empresas espanholas a essa iniciativa para incentivar projetos que contribuam para a dinamização da transição ecológica, aumentando a eficiência no setor de transporte

A Iberdrola continua avançando em sua estratégia de liderança em termos de hidrogênio verde ao assinar o primeiro empréstimo realizado através do ICO (Instituto de Crédito Oficial da Espanha) para essa tecnologia. O empréstimo, no valor de 6 milhões de euros, se destinará à primeira estação de hidrogênio de caráter público na Espanha, que será construída e operada pela Iberdrola para abastecer de hidrogênio renovável a frota de ônibus urbanos da Transports Metropolitans de Barcelona (TMB). O empréstimo recebeu uma Second Party Opinion da firma de consultoria G – Advisory.

A operação foi realizada no âmbito da iniciativa Connecting Europe Facility da União Europeia, onde o ICO atua – em colaboração com o Ministério de Transportes, Mobilidade e Agenda Urbana da Espanha – como entidade credenciada para a canalização de projetos de empresas espanholas que contribuam para dinamizar a transição ecológica e aumentando a eficiência do transporte. Especificamente, o projeto em Barcelona receberá dessa iniciativa, de forma adicional ao empréstimo assinado, uma subvenção de 3,7 milhões de euros.

Dessa forma, com o apoio do ICO, a Iberdrola avança em seu projeto de construção da primeira estação de abastecimento de hidrogênio pública do país, em um lote de terreno de 5.000 m2 localizado no complexo industrial da Zona Franca de Barcelona, promovendo a criação de um hub de hidrogênio verde em uma das principais regiões industriais da Catalunha e Espanha.

O contrato entre a Iberdrola e a TMB tem uma duração de 10 anos e o serviço de abastecimento de hidrogênio verde poderia ser futuramente ampliado para satisfazer a demanda de outras frotas públicas ou privadas da região.

O acordo de financiamento assinado hoje é o quinto celebrado entre a Iberdrola e o ICO para impulsionar uma economia sem carbono, reforçando sua colaboração no âmbito da mobilidade sustentável, após a operação assinada em 2020 para a implantação de pontos de recarga nas vias públicas da Espanha e Portugal.


Parcerias e projetos nos principais mercados onde está presente

A Iberdrola já é uma referência em hidrogênio verde como alternativa de eletrificação para determinados processos industriais e para o transporte pesado.

Atualmente, a Companhia constrói em Puertollano (Ciudad Real) a maior usina de produção de hidrogênio verde da Europa, a qual permitirá iniciar o processo de descarbonização na fabricação de fertilizantes da Fertiberia. Também se associou à empresa norte-americana Cummins, que localizará em Castela-La Mancha uma das maiores fábricas de eletrolisadores do mundo.

Na Espanha, a Companhia assinou parcerias para o desenvolvimento de projetos de hidrogênio verde com empresas como a Fertiberia, Porcelanosa, bp, Enagás e Foresa – que se somam a outras iniciativas promovidas nos principais mercados onde está presente, tais como Reino Unido, Brasil e Estados Unidos – e apresentou 53 projetos relacionados ao hidrogênio verde ao programa Next Generation EU, que ativariam investimentos de 2,5 bilhões de euros para conseguir uma produção anual de 60.000 toneladas.


Compromisso do ICO com a sustentabilidade

O ICO integra a sustentabilidade como um princípio horizontal de atuação em suas diversas vertentes: ambiental, social e de governança. Como banco nacional de promoção, presta uma atenção especial ao financiamento de projetos de energias renováveis e infraestruturas sustentáveis que incluem redes e instalações sociais, transporte, logística e TIC.

Em 2020, financiou com 2,76 bilhões de euros operações ligadas a projetos e planos de desenvolvimento sustentável que contribuem para apoiar a recuperação econômica e dinamizar a transição ecológica e digital.

Além disso, com o objetivo de proporcionar valor agregado ao financiamento empresarial, complementa sua atividade desempenhando a função de Implementing Partner da Comissão Europeia para a canalização de fundos de iniciativas da UE destinados às empresas espanholas. Nesse sentido, como entidade credenciada pelo programa Connecting Europe Facility, contribuiu para que nove projetos de combustíveis alternativos de empresas espanholas recebam fundos europeus.

Acesso a informação legal