Notícia

2021-06-10 00:00:00.0

Desta forma, contribui para o desenvolvimento de uma cadeia de valor local para posicionar a Espanha como referência tecnológica e industrial neste setor na Europa

A Iberdrola inclui a Elecnor e a Consonni no maior projeto de hidrogênio verde da Europa

  • A Elecnor realizará a montagem elétrica da usina de Puertollano e fornecerá materiais elétricos. A Consonni fabricará os equipamentos de média tensão
  • Após um investimento de 150 milhões de euros, o projeto de Puertollano produzirá, neste mesmo ano, hidrogênio para as instalações da Fertiberia via eletrólise (20 MW), alimentada por uma usina fotovoltaica de 100 MW

A Iberdrola incluiu as empresas bascas Elecnor e Consonni no maior projeto de hidrogênio verde da Europa na atualidade, o qual contribuirá para a descarbonização do processo de fabricação industrial de fertilizantes nas instalações da Fertiberia em Puertollano (Ciudad Real). Com esta adjudicação, também avança em outro de seus objetivos: o desenvolvimento de uma cadeia de valor em torno do hidrogênio verde para posicionar a Espanha como referência tecnológica e industrial europeia em um dos vetores energéticos-chave para a eletrificação da indústria e do transporte pesado.

A Elecnor fará a montagem elétrica da usina de Puertollano e fornecerá materiais, como quadros e armários elétricos, suportes, conduits (condutos) e luminárias. A Construcciones Electromecánicas Consonni, por sua parte, fabricará os equipamentos de média tensão em sua fábrica de Bilbau. Esta última empresa trabalha em outro projeto de hidrogênio verde da Iberdrola, ao qual fornecerá uma subestação elétrica de baixa tensão contentorizada para a primeira estação de abastecimento de hidrogênio pública, que proporcionará hidrogênio verde aos ônibus da empresa Transportes Municipales de Barcelona (TMB), no bairro Zona Franca de Barcelona.

A usina de hidrogênio verde de Puertollano estará em funcionamento neste mesmo ano, após um investimento de 150 milhões de euros: será o maior complexo de hidrogênio verde para uso industrial da Europa até o momento presente. Terá sistemas de produção de hidrogênio mediante eletrólise de 20 MW, integrado também por uma usina fotovoltaica de 100 MW e um sistema de baterias de íon de lítio (20 MWh).

No processo de licitação, a Iberdrola valorizou a capacidade da Elecnor em projetos de engenharia, fabricação, fornecimento e instalação de equipamentos elétricos e a experiência da Consonni na fabricação de equipamentos elétricos de média e baixa tensão, assim como a especialização das equipes humanas de ambas as empresas para a execução desses projetos. A adjudicação faz parte da estratégia da Iberdrola de promover a contratação de empresas envolvidas na promoção dos valores ambientais, sociais e de governança (ESG, na sigla em inglês).  


Desenvolvimento de cadeias industriais inovadoras e com alto valor agregado

O hidrogênio verde apresenta um altíssimo potencial como vetor energético para a eletrificação, principalmente, de processos industriais e o transporte pesado. Da mesma forma, foi considerado uma solução fundamental para a descarbonização da economia e o desenvolvimento de cadeias industriais inovadoras e com alto valor agregado na Espanha e na União Europeia.

A Iberdrola criou o projeto de hidrogênio verde mais ambicioso da Europa, junto à Fertiberia, para o desenvolvimento de 800 MW de hidrogênio verde em quatro fases, nas instalações de Puertollano (Ciudad Real) e Palos de la Frontera (Huelva), até 2027.

A iniciativa representa um investimento de 1,8 bilhão de euros e poderia tornar a Espanha líder industrial no setor do hidrogênio verde e o primeiro país com 100 % de produção de amônia totalmente verde para fertilizantes.


Oportunidades para fornecedores e a criação de empregos  

A Iberdrola apresentou 53 projetos relacionados com o hidrogênio verde ao programa Next Generation EU, que ativariam investimentos de 2,5 bilhões de euros para conseguir uma produção anual de 60.000 tn. A capacidade de produção de hidrogênio verde equivaleria a 20 % do objetivo nacional (capacidade instalada de 4 GW em 2030) e garantiria que cerca de 25 % do hidrogênio atualmente consumido na Espanha não gerasse emissões de CO2.

A previsão da Companhia é que este e outros projetos de hidrogênio da Iberdrola promovam o crescimento econômico e a criação de empregos, contribuindo para a geração de aproximadamente 4.000 postos de trabalho qualificados em 500 fornecedores locais.

Acesso a informação legal