Notícia

2021-01-29 00:00:00.0

As empresas poderão autoavaliar seu cumprimento através de uma plataforma online e a Iberdrola proporá planos de ação individualizados àquelas que não alcancem os objetivos neste âmbito

Iberdrola promove os critérios ESG entre seus mais de 22.000 fornecedores no mundo

  • A Companhia assumiu o compromisso de que 70% de suas principais empresas colaboradoras cumpram os objetivos ambientais, sociais e de governança em 2022

Os critérios ESG – ambientais, sociais e de governança – fazem parte do DNA da Iberdrola e de seu modelo de negócio. Após reformular seu sistema de governança e sustentabilidade em torno desses três pilares, a empresa decidiu dar um passo além e estender tal compromisso a seus mais de 22.000 fornecedores em todo o mundo, dos quais realiza compras no valor de 20 bilhões de euros/ano.

O Grupo liderado por Ignacio Galán estabeleceu como objetivo que 70% de seus mais 1.000 principais fornecedores em todo o mundo – aqueles cujo volume de faturamento com a Companhia é superior a 1 milhão de euros – sejam regidos por critérios ESG em 2022.

Para tal, criou um modelo – validado por um terceiro – e uma plataforma digital, desenvolvida pela ‘scale-up’ espanhola GoSupply, onde os fornecedores da Companhia podem autoavaliar seu desempenho nesse âmbito. Com base em 47 fatores, esse sistema mede o grau de compromisso com os três princípios ESG, atribuindo um peso de 40% ao meio ambiente; 30% ao social e 30% à boa governança.

Para os integrantes da cadeia de suprimentos da Iberdrola que obtiverem uma baixa qualificação, a Companhia lhes proporcionará apoio para detectar os pontos de melhoria e proporá um plano de ação individualizado para que possam implementar políticas, compromissos e atuações que permitam cumprir os critérios ESG estabelecidos internacionalmente.

Os fornecedores que não conseguirem se adaptar às exigências ESG em um prazo razoável serão excluídos de futuras licitações até chegarem aos níveis mínimos determinados para ser colaborador da Iberdrola. Dessa forma, a Iberdrola, além de atuar como indutor econômico e industrial nos territórios onde desenvolve sua atividade, também será um catalisador da sustentabilidade em toda a sua cadeia de valor.

O compromisso do Grupo com os critérios ESG e sua extensão aos seus principais fornecedores também se concretiza através do modelo de gestão e remuneração da Companhia, tendo incluído este parâmetro na avaliação do Bônus estratégico 2020-2022, aprovado pela última Assembleia Geral de Acionistas.

O plano de remuneração está ligado ao incremento do número de fornecedores sujeitos a políticas e padrões de desenvolvimento sustentável, tais como possuir uma estratégia de direitos humanos, um código de conduta para seus fornecedores, padrões de saúde e bem-estar (ODS número 3) e uma estratégia global de sustentabilidade ambiental, incluindo estratégias sobre a água (ODS número 6), energia (ODS número 7) e biodiversidade (ODS números 14 e 15).


Um plano de impulso ESG já em andamento

A Iberdrola considera que um fornecedor estratégico de longo prazo deve estar alinhado aos seus padrões de desenvolvimento sustentável, e o modelo estabelecido em 2019 permite avaliar o fornecedor nos três eixos ESG.

No âmbito ambiental se valoriza, entre outros aspectos, que o fornecedor tenha uma política nesse sentido, que calcule suas emissões de gases de efeito estufa, que identifique os riscos das mudanças climáticas ou que adote medidas para conservar a biodiversidade e minimizar o uso da água. Na área social se valorizam aspectos relacionados ao respeito aos direitos humanos, promoção da igualdade e respeito à diversidade, e aplicação de padrões de saúde e segurança no trabalho. Em termos de governança se valoriza que o fornecedor tenha seu próprio código de conduta, sistema de compliance, política de responsabilidade social e aspectos relacionados aos seus Stakehoders e cadeia de suprimentos.

Embora a Iberdrola tenha focado seus esforços para encaminhar seus principais fornecedores em direção às melhores práticas de sustentabilidade, todos os que tiverem uma relação relevante com a empresa estão sendo avaliados de acordo com o modelo ESG, assim como a plataforma GoSupply já conta com mais de 5.500 fornecedores que passaram por uma análise de sustentabilidade 360.

Esse esforço fez com que 90% do montante em 2020 tenha sido adjudicado a fornecedores que tinham sido avaliados em sustentabilidade. Das mais de 1.000 principais empresas fornecedores com as quais a Companhia prevê assinar contratos relevantes até 2022, a maior parte é composta por firmas espanholas (27%) ou norte-americanas (29%), distribuindo-se as restantes entre: Brasil (20%), Reino Unido (15%), México (5%) e outros países.

Tal como explica em seu primeiro Relatório de Diversidade e Inclusão, a Iberdrola também fomenta as compras de empresas com menos de 5 anos de existência, mostrando seu apoio ao empreendimento. Também se compromete a aumentar as compras de empresas com grupos diversos e a ajudar as pequenas empresas que possam estar em desvantagem para competir nos mercados internacionais. Na Espanha e nos Estados Unidos, o volume de compras de empresas de grupos diversos chegou a 95,3 milhões de euros em 2019.

Acesso a informação legal