Notícia

2023-12-05 18:23:00.0

Ignacio Galán na Bloomberg TV: "Estou otimista de que a transição energética pode ser alcançada"

  • Em uma entrevista ao canal de televisão norte-americano, o presidente executivo da Iberdrola também destacou o recente acordo estratégico com a Masdar para investir conjuntamente até 15 bilhões de euros em energia eólica offshore e hidrogênio verde.

Ignacio Galán, que está em Dubai para participar dos diversos fóruns realizados durante a COP28, explicou em entrevista ao vivo à Bloomberg alguns dos detalhes do acordo assinado com a Masdar, que prevê um investimento de 15 bilhões de euros para o desenvolvimento de novos projetos eólicos offshore e de hidrogênio verde. O presidente executivo da Iberdrola disse ao canal de televisão norte-americano que o primeiro marco do acordo, que será o investimento de quase 4 bilhões de dólares no parque eólico East Anglia 3, no Reino Unido, será concluído nas próximas semanas.

Galán também abordou as regras relativas a componentes locais para o desenvolvimento de projetos solares e seu impacto no setor, mencionando que o Grupo está se movendo em direção ao mercado de fabricação de painéis solares fotovoltaicos, como o que será criado pela aliança firmada com o grupo empresarial asturiano Exiom. Nesse sentido, embora alguns componentes continuem a vir da China, a intenção da empresa é aumentar o valor agregado desses produtos na Europa.

Sobre a estrutura regulatória e o debate sobre o imposto sobre ganhos inesperados na Espanha, ele enfatizou que, para atingir a meta de triplicar as energias renováveis até 2030, o governo deve oferecer mais incentivos e menos penalidades. "Isso é especialmente importante para atingirmos a meta que estamos estabelecendo", disse o presidente executivo da Iberdrola.

Ele também esclareceu que a Iberdrola assina contratos com fornecedores de forma proativa, logo após concluir os acordos com os governos após os leilões. Essa abordagem proativa, que evita acordos de última hora, é fundamental para garantir a estabilidade dos preços.

Por último, o presidente executivo da Iberdrola comentou sobre os desafios financeiros da transição verde e os riscos potenciais nos Estados Unidos, lembrando que o país apoia a transição verde há muitos anos e que a atual Lei de Redução da Inflação do governo do presidente Joe Biden reforçará o compromisso de longo prazo. "Estou otimista quanto ao que pode ser alcançado", concluiu Galán.