Notícia

2023-04-26 09:00:00.0

Investimentos de 10,4 bilhões de euros aumentam nosso lucro líquido para 1,485 bilhão de euros

Os investimentos de 10,4 bilhões de euros e a normalização das condições operacionais nos permitiram impulsionar o crescimento e continuar agregando valor às sociedades de todos os países em que prestamos serviços.

Ignacio Galán, presidente executivo da Iberdrola

A necessidade de uma maior eletrificação com energias renováveis, redes e armazenamento para avançar na descarbonização e na autonomia energética já está sendo reconhecida pela política e regulamentação de energia em nossos principais mercados, em linha com a estratégia que estamos desenvolvendo há mais de 20 anos

Compromisso com a transição energética

  • Diversificação geográfica. O EBITDA ultrapassa 4 bilhões de euros devido à recuperação dos déficits comerciais acumulados no Reino Unido, à melhoria na União Europeia e aos novos investimentos. 
  • Normalização das condições operacionais. 11% a mais de produção eólica, solar e hidrelétrica após a recuperação dos recursos renováveis, evitando a repetição das compras de energia do ano passado a preços muito altos. 
  • Consolidação da energia eólica offshore. 3.500 MW em construção (11 bilhões de investimento total), com compras fechadas e vendas garantidas por 15 anos ou mais. Mais 1.800 MW em operação em 2023 e 2024 (na França, EUA e Alemanha). 

Fortalecimento do balanço patrimonial e dos índices financeiros 

  • Forte fluxo de caixa: atingiu 3 bilhões de euros em apenas 3 meses, permitindo que a dívida permanecesse estável e melhorando os índices financeiros da empresa.
  • Proteção contra aumentos de taxas. 74% de dívida com taxa fixa, com vencimento médio de 6 anos.
  • Liquidez de 21 bilhões de euros. 22 meses de necessidades atendidas.

Novas parcerias e rotação de ativos para impulsionar a eletrificação de energia limpa

  • Acordo amigável para vender 60% do negócio no México por 6 bilhões de dólares: a Iberdrola México manterá 15 usinas, concentrando-se em energias renováveis e em sua base de clientes industriais. 
  • Parcerias de coinvestimento com os principais fundos globais: Novo veículo com o fundo soberano de Singapura (GIC) para redes de transmissão no Brasil, após a recente parceria com o Norges Bank. 

Perspectiva para 2023: crescimento do lucro líquido de um dígito, de médio a alto, excluindo efeitos adicionais não recorrentes

  • Investimentos orgânicos de 12 bilhões de euros até 2023.
  • Melhoria contínua das condições operacionais. Menor compra de energia a preços altos.
  • Aumento da solidez e da força financeira.

Plano 2023-25

  • Adiantamento do investimento: 60% da nova capacidade até 2025 já em construção e quase 100% do investimento em rede coberto por estruturas fechadas ou em negociação.
  • Avanço na rotação de ativos e alianças: Atingiu a meta de 7,5 bilhões para 2025 em um único trimestre. Novos acordos de coinvestimento com os principais fundos globais para acelerar o crescimento.
  • 95% da produção em curto, médio e longo prazo com venda garantida: com PPAs ou contratos.

Criação de valor sustentável para todos

  • Proteger o planeta: mais perto de zero emissões (2030). Investir na economia circular. 
  • Compromisso com as comunidades: investimentos em projetos industriais para componentes solares e inovação, vinculados aos fundos Next Generation EU.
  • Liderança em governança: as principais agências recomendam um voto favorável em todos os itens da pauta da próxima Assembleia Geral de Acionistas

Ignacio Galán, presidente executivo da Iberdrola:"Os investimentos de 10,4 bilhões de euros e a normalização das condições operacionais nos permitiram impulsionar o crescimento e continuar agregando valor às sociedades de todos os países em que prestamos serviços"

"A necessidade de maior eletrificação com energias renováveis, redes e armazenamento para avançar na descarbonização e na autonomia energética já está sendo reconhecida pela política e regulamentação de energia em nossos principais mercados, em linha com a estratégia que estamos desenvolvendo há mais de 20 anos".

A Iberdrola continua avançando de forma constante em seu Plano Estratégico 2023-2025 para liderar a transição energética e reduzir a dependência dos combustíveis fósseis. A empresa investiu 10,4 bilhões de euros nos últimos 12 meses, 9% a mais do que no mesmo período do ano anterior. 91% do investimento foi destinado a energias renováveis - 4,6 bilhões de euros, dos quais 30% corresponderam à energia eólica offshore - e redes inteligentes - 4,8 bilhões de euros - para acelerar a eletrificação e promover a autonomia energética.

O valor do investimento, juntamente com uma normalização da produção no primeiro trimestre de 2023, permitiu que a empresa aumentasse a geração renovável em 11% no período e reduzisse as compras de energia feitas no ano passado a preços altos. Como resultado, a empresa agora tem 40.344 MW de energia renovável em todo o mundo

A Iberdrola também está consolidando sua posição na energia eólica offshore, com 3.500 MW em construção - dos quais 1.800 MW entrarão em operação na França, nos EUA e na Alemanha - com contratos já assinados com fornecedores e energia vendida por 15 anos ou mais. 

O presidente da Iberdrola, Ignacio Galán, afirmou: "Os investimentos de 10,4 bilhões de euros e a normalização das condições operacionais nos permitiram impulsionar o crescimento e continuar agregando valor às sociedades de todos os países em que prestamos serviços".  

A empresa registrou um lucro operacional bruto (Ebitda) de 4,064 bilhões de euros no primeiro trimestre, impulsionado pela recuperação dos déficits comerciais acumulados no Reino Unido, pela melhoria na União Europeia e por novos investimentos. Enquanto isso, o resultado líquido geral foi de 1,485 bilhão de euros, conforme informado hoje à Comissão Nacional do Mercado de Valores Mobiliários (CNMV) da Espanha

"A necessidade de uma maior eletrificação com energias renováveis, redes e armazenamento para avançar na descarbonização e na autonomia energética já está sendo reconhecida pela política e regulamentação de energia em nossos principais mercados, em linha com a estratégia que estamos desenvolvendo há mais de 20 anos", disse o presidente executivo da Iberdrola.

Um trimestre de parcerias para acelerar a descarbonização

Esse trimestre foi marcado por novas alianças e rotação de ativos para impulsionar a eletrificação com energia limpa. 

Nas últimas semanas, a empresa fechou um acordo amigável para vender 60% de seus negócios no México por 6 bilhões de dólares (aproximadamente 5,5 bilhões de euros). Com essa transação, a empresa continua sendo a principal geradora privada de energia renovável no México e está impulsionando o cumprimento de seus compromissos de descarbonização com o crescimento das energias renováveis. A companhia mantém 15 usinas de energia, concentrando-se em seu negócio de energia limpa e em sua base de clientes industriais.

Essa operação também inclui o novo veículo com o fundo soberano de Singapura (GIC) para coinvestir no negócio de redes de transmissão no Brasil e o acordo com a Norges para novos projetos renováveis com capacidade de 1.300 MW.

Um modelo de negócios resistente ao contexto

Nos últimos três meses, a empresa fortaleceu mais uma vez seu balanço patrimonial com mais de 1,3 bilhão de euros de financiamento, em condições favoráveis. Assim, o grupo demonstrou mais uma vez sua liderança em financiamento verde e sustentável, atingindo um total de 48,623 bilhões de euros.

Além disso, possui liquidez de quase 21 bilhões de euros, o que lhe permitiria cobrir 22 meses de necessidades de financiamento sem recorrer ao mercado. Em um contexto inflacionário, 74% da dívida está em uma taxa fixa, com um vencimento médio de mais de seis anos.

O fluxo de caixa operacional da empresa atingiu 3 bilhões de euros nos últimos três meses, melhorando o índice de geração de caixa em relação à dívida líquida em 1,3 ponto percentual, para 25,3%.

Graças aos investimentos orgânicos de 12 bilhões de euros neste ano e à melhoria contínua das condições operacionais, a empresa espera um crescimento do lucro líquido na faixa de um dígito médio alto, excluindo os efeitos adicionais não recorrentes.

O Plano Estratégico 2023-25 ganha velocidades e as previsões para o ano são mantidas

Nesse contexto, a Iberdrola continua avançando de forma constante em seu plano estratégico 2023-2025.  Aliás, 60% da nova capacidade para 2025 já está operacional ou em construção e 100% do investimento em rede está coberto por estruturas fechadas ou em negociação.

Além disso, graças aos dois últimos acordos fechados neste trimestre, a empresa alcançou em três meses o objetivo financeiro de 7,5 bilhões de euros estabelecido no Plano de Alianças Estratégicas e a rotação de ativos para 2025. 

Além disso, o grupo de energia tem 95% de sua produção vendida em diferentes termos - curto, médio e longo prazo - sob PPAs ou contratos bilaterais. 

Criação de valor sustentável para todos

A Iberdrola continuou contribuindo para a criação de valor em todos os âmbitos da sociedade.  Por um lado, protegendo o planeta com investimentos voltados para a economia circular, como a fábrica de reciclagem de pás de aerogeradores ou a central de reciclagem de baterias de lítio, que nos permite estar mais perto de zero emissões até 2030. 

Por outro lado, a empresa está comprometida com as regiões em que está instalada, desenvolvendo projetos industriais para componentes solares e de inovação, relacionados aos Fundos Next Generation EU, como o projeto de hidrogênio verde ou o desenvolvimento de metanol, amônia verde ou energia aerotérmica. Tudo isso é complementado pelos melhores padrões de governança corporativa, endossados pelos principais consultores de voto, que recomendam o voto a favor de todos os itens da pauta da próxima Assembleia Geral de Acionistas, que será realizada na sexta-feira, 28 de abril
 

Acesso a informação legal