Notícia

2022-02-02 06:57:00.0

O trem movido a hidrogênio verde se tornará uma realidade graças à Iberdrola e à CAF

  • As empresas assinam um acordo cujo objetivo principal é o incentivo global ao transporte ferroviário de hidrogênio verde sem emissões
  • Millán García-Tola: "Esta parceria reforça o compromisso da Iberdrola com a descarbonização"   

A Iberdrola e o grupo CAF (Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles) formaram uma parceria para promover o uso do hidrogênio verde no setor ferroviário e no transporte de passageiros. O acordo foi formado por Iosu Ibarbia, diretor de Tecnologia da CAF, e Millán García-Tola, diretor de Hidrogênio Verde da companhia elétrica.

Esta parceria deriva da convicção de ambas as empresas de oferecer soluções integradas de mobilidade sustentável, desde o fornecimento de material rodante e infraestrutura de reabastecimento até plantas de produção de hidrogênio verde e infraestrutura de energia renovável. 

Para Millán-García Tola, diretor global de Hidrogênio Verde da Iberdrola, "esta parceria reforça o compromisso da Iberdrola com a descarbonização do transporte que é difícil de eletrificar". Juntamente com a CAF, líder em mobilidade sustentável, queremos continuar tornando realidade as soluções que aceleram a transição para o transporte sem emissões. Ambas as empresas se complementam perfeitamente, e juntos podemos oferecer respostas complementares integradas à eletrificação do transporte, um setor responsável por um terço das emissões de gases de efeito estufa da União Europeia".

"A CAF tem estado firmemente comprometida há muitos anos com o desenvolvimento de tecnologias próprias de eletrônica de potência, armazenamento de energia e baterias e, mais recentemente, hidrogênio. Acreditamos que este acordo de colaboração com a Iberdrola reforça este compromisso e contribuirá significativamente para o cumprimento dos objetivos de descarbonização no setor da mobilidade", diz Iosu Ibarbia, diretor de tecnologia do Grupo CAF, sobre o acordo alcançado por ambas as empresas.

O trem será mais verde do que nunca

Atualmente, existem linhas ferroviárias com trechos difíceis de eletrificar, onde são utilizados trens movidos a combustíveis fósseis. O objetivo desta parceria é promover soluções integradas para substituir estes trens sem a necessidade de instalar catenária ou fazer grandes modificações. 

O objetivo também é desenvolver a cadeia de valor do hidrogênio renovável com os mais altos padrões de segurança, tecnologia e competitividade em ambientes como o setor ferroviário e o transporte de passageiros, ajudando a impulsionar as empresas locais a desenvolver a tecnologia e a capacidade de produção para incentivar a transformação do setor na Espanha e competir no mercado internacional.

Em abril deste ano, está previsto o início dos testes do novo trem desenvolvido pela CAF em sua fábrica de Zaragoza como parte do projeto FCH2RAIL, que será movido pelo hidrogênio verde fornecido pela Iberdrola a partir de sua usina em Barcelona. 

Este projeto, liderado pela CAF, já está em estágio avançado de projeção e fabricação de um protótipo de trem de hidrogênio que, baseado em um trem da série Civia da RENFE, instalará um novo sistema de geração de eletricidade nesta unidade a partir da hibridização da energia das células e baterias de hidrogênio, integrando-se, por sua vez, ao sistema de tração existente no veículo, constituindo assim um dos primeiros demonstradores ferroviários de um veículo de dois modos com uma célula de hidrogênio.

A estação de abastecimento de hidrogênio que moverá o transporte em Barcelona

A Iberdrola, líder no desenvolvimento do hidrogênio verde, já possui duas usinas de produção em operação na Espanha. O fornecimento de hidrogênio verde para este projeto de demonstração virá da nova usina da Iberdrola em Barcelona, que entrou em operação no início de 2022.

Esta estação de abastecimento de hidrogênio de propriedade da IBERDROLA está localizada na Zona Franca de Barcelona, próxima ao aeroporto da cidade, e fornecerá hidrogênio verde para os ônibus TMB a partir de janeiro de 2022, tornando-a a primeira estação comercial e renovável de hidrogênio da Espanha. Esta usina faz parte da estratégia de Hidrogênio Verde da Iberdrola, que inclui outros projetos como o acordo com a Fertiberia em Puertollano, assim como o recentemente anunciado Cluster de Hidrogênio Verde Puerta de Europa na Andaluzia, que engloba mais de 80 empresas".