PARA QUE SERVE O 'NETWORKING'?

'Networking', a melhor forma de impulsionar sua carreira profissional

Encontrar novas oportunidades de trabalho, entrar em contato com colaboradores, apresentar seu projeto pessoal ou conhecer potenciais clientes. Em um mundo dominado pela tecnologia, o networking em sua versão online se converteu em uma vantagem competitiva. Apesar disso, convém não menosprezar o valor de um face a face.

Se você for a uma conferência e trocar um cartão de visita, está fazendo networking. Se estiver sentado em seu sofá e fizer um convite através do Linkedin, está fazendo networking. Atualmente, graças ao surgimento das redes sociais profissionais, as oportunidades que essa prática oferece se multiplicaram e se traduzem em melhores perspectivas em âmbito profissional e em um impulso para o desenvolvimento profissional.

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, os relacionamentos podem fazer a diferença na hora de ter acesso a um emprego ou empreender um projeto. Lou Adler, autor de O guia essencial para contratar e ser contratado, aponta que para 92% dos responsáveis pela gestão de recursos humanos, os melhores trabalhadores são aqueles que foram recomendados. Portanto, sem um networking prévio, as possibilidades de superar uma entrevista de emprego diminuem.

Mas, o que é networking? Comecemos enumerando o que não é. Não é engrossar sem qualquer critério nossa agenda, nem convidar todas as sugestões que apareçam no Linkedin, nem ir a todos os eventos possíveis para trocar cartões de visita. Trata-se de construir uma rede de contatos com um propósito definido: criar novas oportunidades de trabalho. Parece algo simples, mas criar uma rede profissional potente e efetiva exige tempo, rigor e ser constante.

'NETWORKING' VIRTUAL VS. PRESENCIAL

As novas tecnologias representam uma grande vantagem para fazer contatos relevantes e, sobretudo, sem barreiras geográficas! Além do Linkedin, a rede profissional por excelência em todo o mundo com mais de 500 milhões de usuários, existem outras como Viadeo, beBee, Xing ou Yammer. Os criadores do Tinder também lançaram o Ripple, um app que promete corrigir as limitações do Linkedin utilizando o match.

Os benefícios que as redes online oferecem são inegáveis, mas convém não desprezar a eficácia dos encontros presenciais. De acordo com um artigo publicado pela revista Forbes em 2019, quase 100% das pessoas consideram que o contato face a face é fundamental para estabelecer relacionamentos de longo prazo. Por isso, durante os eventos profissionais é conveniente sempre reservar um espaço físico e temporário para facilitar essa prática. Eis aqui alguns conselhos simples para aproveitar ao máximo qualquer encontro de networking presencial:

  • Zero improvisação: para obter resultados efetivos nesses espaços é fundamental fixar um calendário e fazer um trabalho de pesquisa prévio sobre os palestrantes e participantes.
  • Boa predisposição: conhecer novos contatos é essencial para desenvolver relacionamentos profissionais. Saber ouvir é uma das habilidades mais valorizadas, pois permite aprender, compreender e responder de forma adequada.
  • Em primeiro lugar, naturalidade: o objetivo é estabelecer uma comunicação fluida e pessoal, onde surjam seus objetivos profissionais. Todos os participantes em um networking presencial têm o mesmo objetivo, portanto não há razões para se precipitar.

Tanto no caso do networking virtual quanto do presencial, a dificuldade não está tanto em fazer contato, mas sim em mantê-lo e solidificá-lo ao longo do tempo. A melhor forma de fortalecer os vínculos é mostrar-se pró-ativo sem se converter em um incômodo. Por exemplo, oferecer sua ajuda antes de ser solicitada, ir a eventos potentes de seu setor, enviar informações personalizadas que sejam de interesse para seus contatos, entre outros.

VANTAGENS DO 'NETWORKING'

O networking é, sem dúvida, uma das melhores alavancas para potencializar sua marca pessoal. De acordo com Michael Page, consultora internacional de recursos humanos e seleção de pessoal, proporciona os seguintes benefícios:

 Impulsiona novas ideias
Trocar informações sobre objetivos e experiências permite obter novas perspectivas.

 Aumenta sua visibilidade
Ir a eventos melhorará a reputação de seu perfil e a utilização das redes sociais lhe permitirá não passar despercebido.

 Oferece novas oportunidades
Cuidar de sua rede de contatos fará com que se lembrem de você quando surgir alguma oferta de trabalho.

 Traz as últimas tendências 
A conversa com colegas de profissão lhe permitirá manter-se atualizado sobre os avanços da indústria.

 Estimula a sair da zona de conforto
O compartilhamento de informações sobre desafios e oportunidades lhe abrirá portas a valiosas sugestões e orientação.

Conselhos para entrar em contato por 'e-mail'.#RRSSConselhos para entrar em contato por 'e-mail'.

 VER INFOGRÁFICO: Conselhos para entrar em contato por 'e-mail' [PDF]

COMO POTENCIALIZAR O 'NETWORKING'?

Uma potente rede de contatos irá situá-lo no mapa em âmbito profissional e lhe abrirá portas. De fato, em um mundo tão inter-relacionado como o atual é muito importante ter um bom currículo. Bonnie Marcus, coach e colaboradora habitual na Forbes, estabeleceu alguns pontos-chave para a potencialização do networking.

  • Cercar-se das pessoas adequadas. Construa relacionamentos fortes e mutuamente benéficos com as pessoas que possam contribuir para alcançar suas metas profissionais.
  • Não se esqueça dos velhos contatos. Nunca se sabe quando vamos necessitar da ajuda de um antigo colega de trabalho ou da universidade. Mantenha o contato e cuide deles.
  • Dedique diariamente algum tempo a eles. Quanto mais minutos dedicar à sua rede de contatos, mais valor terá. Faça chamadas, responda às mensagens e seja pró-ativo. É um investimento rentável.
  • Guarde os cartões de visita. Pode parecer um sistema antiquado, mas quando receber algum, anote no verso observações sobre a conversa que acaba de ter.
  • Não caia nos lugares-comuns. O tempo vale ouro durante uma conversa. Por isso, é mais importante saber ouvir e fazer as perguntas adequadas do que se gabar de seu currículo.
  • Apoie-se nas novas tecnologias. As redes sociais para a área profissional são muito úteis na hora de fazer contatos, compartilhar conquistas e acessar ofertas de trabalho.


 'Elevator Pitch' ou como convencer em poucos segundos

  Nanograus, cursos 'online' à sua medida