O QUE É O 'ELEVATOR PITCH'

'Elevator pitch' ou como convencer em poucos segundos

A brevidade e o impacto imediato são valores cada vez mais apreciados na comunicação por conta da influência das redes sociais e da correria do dia a dia. O 'elevator pitch' permite, no período de tempo que dura uma viagem de elevador, colocar no interlocutor a semente de uma ideia como primeiro passo para alcançar o sucesso.

Era uma vez um homem que, em apenas meio minuto, mudou o futuro da arquitetura e do desenvolvimento das cidades. Em 1854, Elisha Otis foi à Feira Internacional de Nova York para promover sua última invenção. O “o quê” e o “como” entraram para história. Nosso protagonista instalou um elevador diante do público, entrou nele cercado de barris e subiu a uma altura de quatro andares. Lá em cima, pediu ao seu assistente que cortasse a corda que sustentava a plataforma. O horror tomou conta do Crystal Palace quando o aparelho despencou violentamente para, apenas alguns segundos depois, se transformar em assombro. Como se fosse mágica, o aparelho brecou e Otis tranquilizou o público: "Tudo bem, senhores. Tudo bem". Essas palavras são, para muitos especialistas em comunicação, o primeiro e mais eficaz elevator pitch.

O inventor dos freios de segurança para elevadores tinha dois objetivos: demonstrar a confiabilidade de sua invenção e causar impacto nos participantes. Duplo check. Por um lado, o dispositivo acabou com os receios que os antigos elevadores causavam no público. Por outro, fez com que nenhum dos presentes esquecesse daquele momento, que, até hoje, é lembrado pela espetacular apresentação. Otis validou aquela frase de Voltaire: "Sorte é o que acontece quando a preparação e a oportunidade se encontram." E é exatamente isso que é um elevator pitch.

Cada segundo conta em seu 'elevator pitch'.#RRSSCada segundo conta em seu 'elevator pitch'.

 VER INFOGRÁFICO: Cada segundo conta em seu 'elevator pitch' [PDF]

COMO FAZER UM 'ELEVATOR PITCH'?

O elevator pitch é um discurso curto — entre 30 segundos e dois minutos — que busca persuadir qualquer pessoa. Se você quiser convencer alguém a virar sócio da sua empresa, um conselho de administração que aprove seu projeto ou um banqueiro que financie seu negócio, essa técnica — também chamada de elevator speech — pode se tornar sua melhor aliada. Atualmente, todos estão a mil por hora e um encontro casual pode ser a oportunidade perfeita para explicar nossa ideia de negócio à pessoa adequada. Por isso, é importante ter sempre o discurso na cabeça. Antes de começar a elaborá-lo, é necessário ter bem definido que não se trata de uma exposição acelerada de ideias, mas sim de um cartão de apresentação que deve responder às seguintes questões:

1. Quem é você? Apresente-se e destaque sua experiência prévia em relação ao projeto/produto que está oferecendo. Transmita confiança em si mesmo.

2. Qual é a sua ideia? Descreva em que consiste seu projeto/produto e especifique o público ao qual se destina e as necessidades que vai satisfazer.

3. Em que me diferencio dos outros? Deixe claro aquilo que seu projeto/produto tem de atrativo e as razões pelas quais é interessante investir em sua ideia e não em outra. É a melhor forma de captar a atenção.

4. Como vou realizá-lo? Uma ideia pode ser muito brilhante, mas é necessário ser capaz de transmitir como torná-la rentável e de detalhar quais são os elementos disponíveis para que seja um sucesso.

CONSELHOS E EXEMPLO DE 'ELEVATOR PITCH'

A curta duração de um elevator speech parece facilitar sua elaboração, mas não há nada mais longe da verdade do que isso. Ser direto, breve e convincente na hora de convencer uma pessoa exige um esforço adicional, tanto antes quanto durante o discurso. A seguir, listamos uma série de ideias que irão ajudá-lo a alcançar o sucesso:

 Ensaie seu discurso várias vezes até se sentir confortável com ele.

 Cuide de sua imagem. Desde a sua roupa até os gestos e o tom de voz.

 Cada segundo conta. Vá diretamente ao assunto e exponha as informações imprescindíveis.

 Desperte a curiosidade de seu interlocutor para gerar interesse.

 Mostre-se aberto e flexível. Trata-se de um primeiro contato e não é interessante fechar portas.

 Deixe seu interlocutor com vontade de saber mais. Nas séries de televisão, esse recurso é conhecido como cliffhanger (“à beira do abismo”, em tradução literal para o português).

Após esses conselhos, você já estará preparado para elaborar seu próprio elevator pitch. Se o seu texto ficou parecido com o texto abaixo, isso significa que você está no caminho certo:

Olá, meu nome é Juan Sacristán e estou envolvido em um projeto que representará um ponto de virada no urbanismo sustentável. Já reparou que cada vez há mais edifícios com jardins verticais em suas fachadas? Purificam o ar, reduzem a temperatura dos prédios, minimizam a contaminação acústica etc. Os inconvenientes são os elevados custos de manutenção e o fato de os resultados se verificarem no longo prazo, mas eu e minha equipe resolvemos esse problema. Após anos de estudo, desenvolvemos painéis pré-cultivados que oferecem benefícios imediatos, pois reduzem os custos de manutenção graças a um mecanismo integrado. Suas plantas vão ficar verdes e exuberantes!

É a sua vez!
 

 Talento disruptivo: pense diferente e cause impacto(*) Nota

 Conselhos para melhorar seu perfil no Linkedin

 'Mindfulness': uma técnica que tornará seu trabalho mais eficiente

   

(*) Disponível na versão em espanhol.