Dicas para melhorar seu perfil do LinkedIn

Está procurando emprego?

Internet Emprego Redes sociais

O LinkedIn é a rede social favorita das empresas que estão em busca de novos talentos. Uma comunidade 'online' com mais de 900 milhões de usuários que conecta profissionais e empresas de todo o mundo. Com certeza, você já utiliza o LinkedIn para procurar emprego, mas você está, de fato, tirando o maior proveito dele? Aprenda a melhorar sua presença com dicas práticas.

linkedin
LinkedIn, a rede social favorita das empresas que estão em busca de talento.

O mundo se move por contatos. Se você está ou já esteve procurando por emprego alguma vez, você deve saber como os relacionamentos interpessoais são importantes e necessários. É o que hoje conhecemos como networking, atualmente responsável por preencher 85% dos postos de trabalho nas empresas, de acordo com a Zippia, uma empresa de consultoria profissional que opera nos Estados Unidos. Esse dado, somado ao fato de que, pelo menos, 80% das buscas de emprego em 2022 foram feitas online, é uma boa razão para você se sentar e analisar como melhorar o currículo no LinkedIn, a maior rede profissional do mundo.

Sua marca pessoal, a impressão que você deixa nas pessoas que o cercam, acabam atraindo o olhar dos recrutadores das empresas para seu perfil do LinkedIn. Dessa forma, não basta esperar. É preciso se destacar e saber se vender. Uma tarefa que não é tão complicada. Basta analisar um pouco, organizar as ideias e aplicar esses cinco elementos.

Defina sua estratégia

Em primeiro lugar, é necessário ter um plano. Defina objetivos claros, razoáveis e mensuráveis. Se você estiver procurando emprego, faça um balanço de quantas empresas, responsáveis por recursos humanos ou influenciadores de sua área se interessam por você e seus conteúdos.

Analise seus pontos fortes e fracos. O que você destacaria e melhoraria em si mesmo. É especialista em algo? O que o diferencia dos demais? O que mudaria de suas experiências de trabalho anteriores?

Entre em contato com usuários relevantes de sua área, adicione eles à sua rede de conexões, desperte seu interesse e ganhe sua confiança. Finalmente, observe outros perfis do LinkedIn para aproveitar ideias. A inspiração quase nunca chega sozinha.

Crie seu perfil de LinkedIn

Quando definir sua estratégia, você deverá implementá-la. Preencha todas as seções, não deixe nenhuma sem completar.

  • Coloque uma foto e descreva seu cargo atual ou mais recente. A imagem deve projetar uma imagem profissional, mas natural e próxima. Escolha bem a roupa, sorria e olhe nos olhos.

  • Preste atenção ao resumo. Não faça um mero resumo nem repita o mesmo texto do currículo. Recomendamos utilizar técnicas de storytelling ou faça uma apresentação por meio de um vídeo onde, além de falar de si mesmo, seja possível ver seu potencial. Destaque seus méritos profissionais, mas não esqueça de exaltar as qualidades e os valores que o definem como pessoa.

  • Relate suas experiências. No currículo deve constar o mais relevante de sua vida profissional, vá diretamente ao assunto. As listas com pontos ou tracinhos facilitam a leitura na tela. É importante destacar que preparar um bom currículo é um diferencial na hora de conseguir uma vaga em um mercado tão competitivo como o atual.

  • Adicione aptidões e validações. Descreva suas habilidades e peça a seus contatos para validá-las. Ganhará credibilidade.

  • Solicite recomendações. Chefes, colegas, clientes satisfeitos etc. As recomendações são fundamentais para os recrutadores das empresas.

  • Descreva suas conquistas e parcerias. Se você pertencer a uma entidade relevante de seu setor ou tiver algum mérito profissional, destaque esses fatos. Isso dará prestígio a você.

Aplique o SEO ao seu perfil

O SEO é a otimização de seu conteúdo para que esteja bem posicionado nos buscadores proporcionando mais visibilidade ao perfil. Por isso...

  • Revise sua configuração. Certifique-se de que seja público e tenha assinalada a opção de receber propostas de emprego.

  • Personalize o endereço da Internet com seu nome, sobrenome completo e alguma palavra-chave que o defina.
  • Inclua palavras-chave ao longo dos campos de seu perfil. Utilize ferramentas como o Google Trends para identificá-las.

Compartilhe conteúdo relevante

Publicar conteúdo de sua área com frequência consolida sua marca pessoal, pois constrói uma imagem de pessoa ativa, conhecedora, comprometida e apaixonada. Se postar conteúdo...

  • Seja coerente com sua estratégia. O conteúdo que publicar, tanto se for seu quanto de outros, deve apoiar a imagem que você deseja projetar.
  • Aposte naquilo que for inovador e relevante. Dê prioridade a conteúdo inovador, relevante, prático e pouco explorado. Se for atual ou oferecer uma visão reveladora ou diferente sobre um assunto, melhor ainda.

  • Compartilhe vídeos profissionais. O formato audiovisual é mais atrativo, mais consumido, viraliza melhor e melhora seu posicionamento em buscadores.

Faça networking de qualidade

O LinkedIn é ideal para entrar em contato com profissionais de seu setor. Faça conexões e construa relacionamentos com influenciadores e empresas mais atrativas para sua estratégia. Tudo o que você precisa fazer é:

  • Crie sua própria rede de contatos com profissionais de sua área. Preste atenção nas pessoas que fazem parte da rede OpenLink (costumam ser recrutadores) e aos superconectores de seu setor (usuários com mais de 500 contatos).

  • Junte-se aos grupos relacionados ao seu perfil profissional e participe deles com frequência. Compartilhe conteúdo, comente, recomende conteúdos de outros...

  • Preserve o relacionamento com seus contatos. Personalize sempre as mensagens, parabenize as conquistas e novidades, interaja com suas publicações e, sobretudo, mantenha sua caixa de e-mail em dia.

O LinkedIn não é só uma vitrine para mostrar sua marca pessoal aos profissionais de seu setor e às empresas que possam estar interessadas em você. Você também pode procurar emprego diretamente. Anote...

  • Utilize o buscador de ofertas de emprego da plataforma.

  • Siga as empresas que mais lhe interessem e interaja com suas publicações.

  • Aplique filtros em suas pesquisas para encontrar as empresas que estejam contratando pessoal.

10 tendências que mudarão a procura de emprego