O que é o 'big data' e para que serve?
'Big data': principais usos e aplicações
Hoje em dia, cerca de 18,8 bilhões de dispositivos conectados intercambiam informações na Internet. Em 2025, essa cifra passará para 20 bilhões. O big data analisa essa grande quantidade de dados para convertê-los nas informações que estão transformando nosso mundo.

A revolução digital está mudando a economia, a sociedade e as pessoas. No centro dessa revolução temos os dados provenientes de bilhões de dispositivos. De acordo com a empresa de análise IoT Analytics, ao longo de 2024 foram contabilizados cerca de 18,8 bilhões de aparelhos, enquanto que o relatório Global Telecom Outlook 2023-2027, elaborado pela PwC, prevê que até 2027 haverá mais de 25 bilhões. Além disso, e de acordo com um fornecedor líder em Soluções de TIC, a Internet das coisas disparará esse número para 100 bilhões de dispositivos conectados.
O que é 'big data'
O big data é um conjunto de tecnologias criadas para armazenar, analisar e gerenciar esses dados massivos, uma macroferramenta destinada a identificar padrões no caos de explosão informativa para elaborar soluções inteligentes. Atualmente é utilizado em áreas tão diversas como a medicina, a agricultura, as apostas ou a proteção do meio ambiente.
Suas utilidades são praticamente infinitas: o navegador sabe se a rota consultada por um usuário sofre retenções de tráfego sugerindo-lhe alternativas; um canal de televisão em streaming por assinatura definiu os personagens e a trama de sua série mais bem-sucedida analisando os conteúdos que seus espectadores consomem e preferem; os relógios inteligentes registram as pulsações de milhões de usuários e identificam padrões que antecipam e evitam doenças cardiovasculares; os sensores de umidade nos campos de cultivo planejam a rega, combinando seus dados com as previsões meteorológicas e assim sucessivamente. Suas aplicações chegaram, inclusive, à área política: Juan Verde, membro do President's Export Council de Joe Biden e consultor espanhol de duas campanhas do Partido Democrata dos EUA, chegou a afirmar: "Estas eleições não são as da televisão, são as do big data".
Dados sobre 'big data'
10 dados relevantes sobre o Big Data em 2024
Mercado de análise
103 bilhões
Espera-se que o mercado de análise de big data alcance um valor de cerca de 103 bilhões de dólares até 2007.
Dados são criados
328,77 milhões
Cerca de 328,77 milhões de terabytes (0,33 zettabytes) de dados são criados diariamente.
Empresas
57%
As empresas usam apenas 57% dos dados que coletam.
Automatizar
70%
A IA pode automatizar até 70% de todo o trabalho de processamento de dados e 64% do trabalho de coleta de dados.
Dispositivos conectados
32,1 bilhões
Até 2030, haverá mais de 32,1 bilhões de dispositivos conectados à Internet.
Inteligência artificial e big data
97,2%
97,2% das organizações afirmam que estão investindo em inteligência artificial e ferramentas de Big Data.
Data centers
5.381
O ranking dos países com o maior número de data centers do mundo (2024) é liderado pelos Estados Unidos, com 5.381 data centers.
Profissões
5 anos
Nos próximos 5 anos espera-se que as profissões com crescimento mais rápido sejam aquelas relacionadas com a área de Big Data.
Dados produzidos
175 zettabytes
Até 2025, o volume de dados produzidos poderá chegar a 175 zettabytes (40 vezes o volume gerado em 2013).
Ajudar
Clima e custos
O Big Data poderá ajudar a curar doenças infecciosas, entender melhor as mudanças climáticas e reduzir significativamente os custos comerciais.
Fonte: Statista, Innowise, Linkedin
VER INFOGRAFICA: 10 dados relevantes sobre o 'big data' em 2024 [PDF] Link externo, abra em uma nova aba.
Aplicativos de 'big data' (exemplos)
O estudo dos padrões dos consumidores já é uma das principais aplicações das análises avançadas de dados. As redes sociais — como o Facebook, Twitter ou Instagram — são uma ferramenta das marcas para conhecer seus consumidores e se conectar a eles. As empresas também se lançaram na tarefa da obtenção de dados dos consumidores. Uma empresa especializada em big data e retail intelligence instalou 15.000 sensores em zonas comerciais de 25 países. Graças aos dados coletados por tais sensores, foi possível saber que apenas 59% dos clientes que entram em uma loja acabam comprando.
A transformação digital nas empresas traz consigo uma inflação de dados que inúmeras organizações não sabem como usar e gerenciar, e isso já se nota no mercado de trabalho. Em 2024, os especialistas em big data constituem o segundo perfil mais demandado no mercado. Como principais requisitos, as empresas pedem experiência internacional, visão estratégica, capacidade analítica e adaptação à mudança.
O big data também é um companheiro de trabalho de outro grande recurso tecnológico: a Inteligência Artificial (IA). As duas áreas trabalham juntos, de forma que os milhões de dados processados pelo big data são necessários para treinar a IA a tomar decisões complexas que se assemelham cada vez mais ao processo cognitivo humano. Por outro lado, a IA fornece um conjunto de ferramentas e técnicas para realizar análises avançadas e mais rápidas desses dados.
Está previsto que nos próximos seis anos o big data criará 900.000 empregos em todo o mundo e que as empresas que fizerem um uso inteligente dos dados aumentarão sua produtividade em 8%. Estamos preparados?

O que é o 'big data' e para que serve?
O Big Data analisa os dados para transformá-los em informações.

O que é a Inteligência Artificial?
Estamos cientes dos desafios da Inteligência Artificial?

História da inteligência artificial
Nascimento, aplicações e tendências futuras.