HABILIDADES COMPORTAMENTAIS

O valor das 'soft skills' (habilidades comportamentais) no mercado de trabalho atual

#empresa #alto rendimento #competências profissionais

As habilidades comportamentais (soft skills) abrangem uma série de competências sociais que facilitam a relação das pessoas com seus semelhantes. Embora estejam muito vinculadas à própria personalidade, podem ser aprimoradas e, apesar de seu caráter intangível, são muito valorizadas pelas empresas atualmente. Entre eles podemos mencionar a inteligência emocional, a gestão da mudança ou o pensamento crítico.

No atual mercado de trabalho, o auge dos perfis digitais é um fato. Quanto mais e melhores competências técnicas a pessoa tiver, também conhecidas como hard skills ou habilidades técnicas, maior é a probabilidade de encontrar trabalho. Contudo, paralelamente a essa tendência, os departamentos de recursos humanos das empresas procuram algo mais do que o puro conhecimento formal, buscam soft skills (habilidades comportamentais) que os currículos não refletem.

O QUE SÃO AS HABILIDADES COMPORTAMENTAIS

O termo soft skills, que provêm do inglês, refere-se àquelas competências pessoais e sociais que facilitam as relações humanas e permitem se desenvolver com sucesso em qualquer âmbito da vida, incluindo o profissional. Estamos falando de habilidades relacionadas à inteligência emocional, ao pensamento crítico, à liderança, à resiliência ou à gestão da mudança, entre outras que veremos em detalhes mais adiante, essenciais para o desenvolvimento profissional e o crescimento das empresas.

Embora a consideração das habilidades comportamentais como vantagem competitiva e fator diferencial nas empresas seja um fenômeno recente, sua origem remonta aos anos 70 quando se limitava ao campo militar. Foi o exército norte-americano que usou o termo pela primeira vez ao detectar que suas melhores tropas não eram as mais habilidosas com a maquinaria, mas sim aquelas que tinham habilidades transversais mais desenvolvidas, tais como a responsabilidade, a resolução de conflitos ou o trabalho em equipe. Tais qualidades receberam seu nome em contraposição às habilidades técnicas (hard skills), isto é, ao conhecimento puramente técnico.

A IMPORTÂNCIA DAS HABILIDADES COMPORTAMENTAIS

Para muitos especialistas em recursos humanos, as competências comportamentais serão tão importantes quanto as técnicas ao enfrentar os desafios profissionais de um futuro marcado pelas novas tecnologias. As pessoas que possuem tais habilidades ajudam a melhorar o bem-estar dentro das empresas, oferecendo, entre outros elementos, otimismo, motivação, comunicação ou empatia, o que se traduz em maior produtividade e resultados. É tão importante que quase todas as plataformas de aprendizagem online, como a Udemy, oferecem cursos para desenvolver essas habilidades. Embora em grande parte sejam intrínsecas à personalidade, os especialistas coincidem no fato de que podem ser trabalhadas e aprimoradas.

Llibert Argerich, vice-presidente de Marketing da Udemy

As habilidades comportamentais desempenharão um papel fundamental tanto para aqueles que buscam um novo emprego quanto para aqueles que desejam avançar em sua carreira profissional e continuar crescendo

Há apenas dois anos, a multinacional IBM fez um estudo com 5.800 executivos de 50 países para verificar as habilidades que os líderes empresariais necessitariam nos próximos anos e a conclusão foi que as competências não teriam tanto a ver com a capacitação tecnológica, mas sim com as habilidades comportamentais. A partir desse estudo, o especialista em gestão do talento Josh Bersin ressaltou a dificuldade de encontrar pessoas com habilidades comportamentais: "Mais de 45 % dos diretores de recursos humanos garantem que os universitários saem com as habilidades digitais necessárias, mas sem aquelas que focam na resolução de problemas, no trabalho em equipe ou na liderança".

As habilidades mais requeridas pelas empresas atualmente.#RRSSAs habilidades mais requeridas pelas empresas atualmente.

 VER INFOGRÁFICO: As habilidades mais requeridas pelas empresas atualmente [PDF]

EXEMPLOS DE HABILIDADES COMPORTAMENTAIS

As habilidades comportamentais abrangem uma ampla variedade de competências. Além das já citadas no infográfico, acrescentamos mais algumas:

 Gestão do tempo

Lidar com o tempo de forma efetiva impulsiona a produtividade pessoal e coletiva, por isso é uma das habilidades mais valorizadas atualmente.

 Pensamento crítico

A capacidade de analisar e avaliar a consistência dos argumentos, discernindo entre o brilhante e o medíocre, permite elevar a qualidade dos trabalhos.

 Gestão do estresse

A saúde mental dos trabalhadores está se tornando uma preocupação cada vez maior para as empresas, pois os altos níveis de estresse custam milhares de milhões/ano.

 Habilidades de Comunicação

A comunicação verbal, a não verbal e a escrita são vitais, ainda mais em ambientes onde convivem diferentes culturas e gerações. Aqui também entra a capacidade para o storytelling.

 Gestão da mudança

Em um ambiente profissional marcado pela contínua evolução da tecnologia, uma boa atitude em relação às mudanças garante o sucesso nos processos de transformação.

 Liderança

Trata-se de um atributo fundamental para tirar o máximo partido das equipes, fazendo-lhes acreditar em um projeto sem perder a motivação. Os atributos da liderança transformacional são os mais valorizados atualmente.

 Resiliência

A capacidade para enfrentar as adversidades e sair fortalecido das mesmas, exibindo uma grande perseverança, é fundamental para a realização de projetos que tendem a complicar-se.