COWORKING

'Coworking': a revolução do espaço de trabalho

Os escritorios compartilhados se tornaram lugares dinâmicos que unem profissionais muito diversos em uma rede de colaboração, criatividade e inovação.

Exemplo de 'coworking' ou espaço de trabalho cooperativo.Exemplo de 'coworking' ou espaço de trabalho cooperativo.

Autônomos, empreendedores, teletrabalhadores e pequenas start-ups são os clientes habituais dos espaços de coworking que se multiplicam nas principais cidades de todo o mundo. Nesses espaços dispõem de postos com conexão à Internet, impressoras, salas de reunião e áreas comuns. Tudo aquilo que é necessário para realizar seu trabalho profissional com um aluguel flexível e econômico.

Mas seu grande valor reside no fato de terem gerado uma nova forma de trabalhar e comunicar-se. Tornaram-se focos de inspiração e inovação, em espaços dinâmicos que fomentam a colaboração e a troca de ideias. Sob essa filosofia, os gestores do espaço têm a missão de conectar e criar oportunidades entre seus membros, e para tal organizam todos os tipos de atividade: cursos, conferências, laboratórios de ideias, encontros de especialistas, hackathons, incubadoras de ideias, prêmios, etc. Além disso, o layout das instalações, cada vez mais audaz, original e funcional, convida a participar desse ambiente de criatividade. É frequente a reabilitação de fábricas antigas, armazéns abandonados ou edifícios históricos.

O FENÔMENO 'COWORKING'
NO MUNDO

Mapa. Mapa.

Número de espaços de 'coworking'

0

Mesa.

2014

0

Mesa.

2015

0

Mesa.

2016

0

Mesa.

2017

24%

Número de 'coworkers'

0

Familia.

2014

0

Familia.

2015

0

Familia.

2016

0

Familia.

2017

41%

Fuente: 2017 Global Coworking Survey by deskmag.

 

 VER INFOGRÁFICO: O 'coworking' no mundo [PDF]

Uma tendência contagiosa

As principais empresas do mundo também começam a aderir ao coworking, por isso levam pequenos equipamentos para esses espaços a fim de se conectarem com as ideias frescas e inovadoras de start-ups e empreendedores, enquanto estes se beneficiam da experiência de um grande operador de seu setor.

Outra tendência surpreendente é o co-Living: apartamentos incluídos no coworking que estão surgindo em cidades como Londres ou Nova York, diante do alto preço dos aluguéis.

Graças aos espaços de coworking, autônomos, empreendedores e nômades digitais trabalham em um ambiente mais enriquecedor, produtivo e, sobretudo, em companhia.

 Pessoas e talento

 Campus Iberdrola