Notícia
27.12.2022Alunos da FIRST LEGO League Euskadi aprendem como funcionam as redes inteligentes em nosso Hub
- Os alunos fazem parte do programa de Educação STEAM da Agência Basca de Inovação, a Innobasque, e participam do programa Kidegune da Prefeitura de Bilbao.
- Sob o lema "A rede elétrica se torna inteligente", as crianças – com idade entre 10 e 11 anos – puderam conhecer o Global Smart Grids Innovation Hub da Iberdrola em Larraskitu.
Sob o lema "A rede elétrica se torna inteligente", um grupo de crianças – com idade entre 10 e 11 anos – participantes do programa Kidegune em Basurto, desenvolvido pela Prefeitura de Bilbau, teve hoje a oportunidade de conhecer o Global Smart Grids Innovation Hub da Iberdrola, localizado em Bilbau. Esta sessão de aprendizagem, oferecida pelo i-DE Redes Eléctricas Inteligentes (distribuidora do Grupo Iberdrola) e organizada pela Agência Basca de Inovação, a Innobasque, faz parte do programa de formação da FIRST LEGO League Euskadi, pioneira na Espanha, e permitiu que os participantes aprendessem em primeira mão sobre o ecossistema deste centro, que se dedica à coordenação de projetos para promover a inovação em redes inteligentes.
Durante a visita, guiada por Noemí Alonso, diretora do centro, os alunos foram acompanhados pela diretora geral da Agência Basca de Inovação, a Innobasque, Leire Bilbao; pelo conselheiro da Juventude e Esporte da Prefeitura de Bilbau, Itxaso Erroteta; e pelo diretor da Região Norte do i-DE, do Grupo Iberdrola, Javier Arriola.
Esta sessão faz parte de um amplo programa de formação organizado pela Innobasque como parte da FIRST LEGO League Euskadi, no qual participam mais de 2.100 estudantes – 60% mais do que no ano passado – e 15 empresas, universidades, centros tecnológicos e instituições, para ajudar as equipes participantes e os estudantes em geral a descobrir o que está sendo feito no País Basco no campo da energia, o desafio desta edição e, dessa forma, preparar seu desafio para a final.
O Hub está diretamente relacionado com o desafio que os participantes da FIRST LEGO League deste ano estão enfrentando: a energia. A visita de hoje é uma grande oportunidade para inspirar as crianças em idade escolar a criar os projetos inovadores que eles apresentarão na final da FIRST LEGO League Euskadi no dia 4 de março. Organizado pela Agência Basca de Inovação, a Innobasque, junto com a Universidade de Deusto, o Fomento de San Sebastián e a Mondragon Unibertsitatea, a FIRST LEGO League Euskadi é o programa educacional STEAM de referência no País Basco que incentiva o interesse dos jovens pela ciência e tecnologia.
Segundo Javier Arriola, diretor da Região Norte do i-DE, "o Hub nasceu com a filosofia de ser um centro de inovação para criar as redes elétricas do futuro com base na colaboração de empresas, instituições, universidades... e o futuro está precisamente nas mãos desses estudantes que irão liderar seu uso e implementação", e acrescentou, "para despertar esse interesse e gerar esse talento desde cedo, acreditamos que é muito importante aproximá-los empiricamente, para explicar a tecnologia utilizada e para que eles aprendam e experimentem como ela funciona em escala real, e o Iberdrola Hub é o lugar perfeito para isso".
A Iberdrola é uma das empresas promotoras deste conhecimento, juntamente com Arteche, BCAM - Basque Center for Applied Mathematics, Bilbao Kirolak - Prefeitura de Bilbao, Bilbao Portlab, CIC energiGUNE, Cluster de Energía, EPowerLabs, Ente Vasco de la Energía - EVE, Fomento de San Sebastián, Mondragon Unibertsitatea, Ormazabal, Tecnalia, Universidade de Deusto e UPV/EHU.
A experiência de visitar o Hub
O Hub de Inovação conta com diferentes laboratórios nos quais testar e acelerar os desenvolvimentos. Assim, os estudantes tiveram acesso a um laboratório de medidores digitais de energia que, ao contrário dos medidores analógicos, permitem a coleta remota de dados de consumo doméstico, facilitam a detecção de falhas e, em suma, possibilitam oferecer um melhor atendimento ao cliente e promover um consumo mais eficiente.
Outro dos laboratórios que os estudantes visitaram tinha como objetivo aplicar novas tecnologias no campo da prevenção. O laboratório possui uma estação de realidade virtual que permite aos operadores realizar treinamentos ou medições de subestações sem a necessidade de ir a um lugar potencialmente perigoso. No centro está o robô R0V3RT, equipado com vários sensores visuais, térmicos e auditivos, capaz de realizar inspeções diárias das subestações e relatar possíveis anomalias.
Os alunos também tiveram acesso ao Campus do Hub, composto de diferentes oficinas e aberto a estudantes e profissionais, que foi projetado para acelerar a colaboração e a inovação com o objetivo de atrair talentos.