Notícia

2024-03-18 11:29:00.0

BEI e Iberdrola fecham empréstimo verde de 700 milhões de euros para expansão de redes elétricas na Espanha

  • O financiamento assinado alcança o valor de 500 milhões de euros e é a primeira parcela de um empréstimo verde aprovado no valor total de 700 milhões de euros.
  • O empréstimo financiará o desenvolvimento de redes elétricas inteligentes e sua expansão, facilitando a integração de fontes de energia renováveis e a conexão de novos usos.
  • O projeto contribui para atingir o objetivo do plano REPowerEU de aumentar a segurança energética e reduzir a dependência da UE das importações de combustíveis fósseis

O Banco Europeu de Investimento (BEI) aprovou um empréstimo verde de 700 milhões de euros para expandir a rede elétrica de distribuição da Iberdrola na Espanha. A primeira parcela do empréstimo, no valor de 500 milhões de euros, foi assinada em Madri por Jean-Christophe Laloux, Diretor Geral de Operações da UE do BEI, e José Sainz Armada, Diretor de Finanças, Controle e Desenvolvimento Corporativo da Iberdrola.

O investimento total associado ao projeto será de 1,44 bilhão de euros, sendo que os outros 740 milhões de euros serão fornecidos pela Iberdrola. O projeto contribuirá para aumentar a eficiência e a resiliência da rede elétrica de distribuição, facilitará a conexão, novos usos de eletrificação, como bombas de calor e mobilidade elétrica, e permitirá que mais fontes de energia renovável sejam integradas à rede, o que acelerará a transição energética e avançará com o processo de descarbonização do setor elétrico espanhol.

O projeto também impulsionará a industrialização e o crescimento econômico e de empregos na Espanha, mantendo cerca de 10.000 postos de trabalho por ano em 12 comunidades autônomas durante o período de implementação.

O acordo de financiamento ressalta o compromisso do BEI com a coesão econômica, social e territorial, já que mais de 65% do investimento total associado será destinado a regiões cuja renda per capita é inferior à média da UE.

O empréstimo de 700 milhões de euros aprovado faz parte do programa de ações do BEI para apoiar o plano REPowerEU, e reforçará a segurança energética ao facilitar a integração das energias renováveis e reduzir a dependência da UE das importações de combustíveis fósseis.

"Apoiar a modernização das redes elétricas para facilitar a integração de novas fontes de energia renovável é uma das prioridades do BEI incluídas em seu plano de ação do Banco do Clima", comentou Jean-Christophe Laloux, Diretor Geral de Operações da UE do BEI. "Este novo acordo de financiamento com a Iberdrola irá acelerar a transição energética na Espanha, garantir o acesso à energia sustentável para todos os cidadãos e contribuir para a autonomia energética e estratégica da UE", acrescentou Laloux.

O Diretor de Finanças, Controle e Desenvolvimento Corporativo da Iberdrola, José Sainz Armada, disse: "Graças a este empréstimo, a empresa poderá acelerar a descarbonização da indústria, um processo fundamental para as empresas espanholas. Com este novo financiamento do BEI, estamos promovendo o desenvolvimento de redes inteligentes na Espanha, que são essenciais para facilitar a transição energética, aumentar a eficiência e melhorar a rede de distribuição e a qualidade do fornecimento. Também estamos ajudando a eletrificar a economia e a reduzir a dependência energética do país".

BEI e a segurança energética

Em 2023, o Grupo BEI destinou mais de 21 bilhões de euros a financiamentos para a segurança energética na Europa. Na Espanha, esse objetivo alcançou o valor de 4,513 bilhões no mesmo ano, financiando projetos de energia renovável, eficiência energética, redes elétricas e sistemas de armazenamento, entre outros. Os investimentos estão ajudando a Europa a acelerar a transição para o uso de energia sustentável e a reduzir sua dependência da importação de combustíveis fósseis.

Em julho de 2023, o Conselho de Administração do BEI decidiu aumentar para 45 bilhões de euros o financiamento dos projetos REPowerEU, o plano concebido para acabar com a dependência da Europa das importações de combustíveis fósseis. O BEI também decidiu ampliar a gama de setores disponíveis para impulsionar o financiamento da indústria manufatureira da UE em tecnologias estratégicas de ponta com emissão zero de carbono líquido, bem como a extração, o processamento e a reciclagem de matérias-primas essenciais. Este financiamento adicional será distribuído até 2027 e, no total, espera-se que mobilize mais de 150 bilhões de euros em investimentos nos setores visados. Clique aqui para encontrar mais informações sobre o apoio do BEI ao setor de energia.

Redes elétricas de distribuição, um pilar fundamental da transição energética

As redes de eletricidade são a plataforma necessária para avançar em direção a uma economia descarbonizada, permitindo a integração de mais energias renováveis, a atração da indústria, a mobilidade sustentável, as cidades inteligentes e o autoconsumo. As redes de distribuição são parte fundamental da viabilização de iniciativas e tendências que estão mudando a economia, como a mobilidade elétrica, as bombas de calor, o autoconsumo e as cidades inteligentes.

Recentemente, a União Europeia aumentou a meta de consumo total de energia renovável na Europa para 42,5% até 2030, ante 32% anteriormente. Para levar as energias renováveis aos clientes e às empresas, estima-se que, para cada euro investido em geração renovável, é necessário cerca de um euro de investimento em redes de distribuição.

A Iberdrola opera um dos sistemas de distribuição de eletricidade mais importantes do mundo, com mais de 1,3 milhão de quilômetros de linhas elétricas e mais de 4.500 subestações na Espanha, Estados Unidos, Reino Unido e Brasil, que distribuem eletricidade para mais de 35 milhões de pessoas em todo o mundo.

Compromisso da Iberdrola com o financiamento sustentável e a descarbonização do país

A Iberdrola continua avançando em seu compromisso com a sustentabilidade, baseado na eletrificação da economia, por meio de energia limpa, e orientado para a luta contra as mudanças climáticas e para a criação de riqueza e emprego nas comunidades em que atua.

De acordo com dados do final de 2023, o grupo registra mais de 54,449 bilhões de euros em financiamento verde ou vinculado a critérios de sustentabilidade, dos quais mais de 20,2 bilhões de euros em títulos verdes.